Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Oficina

Núcleo de Arte está com inscrições abertas para Oficina de Fanzine

Interessados podem se inscrever até hoje, 3 de maio

Publicada em 25/04/2017 Atualizada há 1 ano

O Núcleo de Arte do Campus Natal Central (NUARTE) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte abre inscrições para a Oficina de Fanzine, ministrada pela professora Ana Claudia Mafra. Os interessados, sejam da comunidade interna ou externa, podem se inscrever a partir de 25 de abril, das 8h30 às 18h30, até o dia 03 de maio, no NUARTE. São 30 vagas, distribuídas em duas turmas, 15 no turno matutino, das 9h às 12h, e 15 no turno vespertino, das 14h às 17h.

 As aulas vão acontecer no Atelier de Artes Visuais nos dias 04, 11, 18 e 25 de maio. Para participar, é necessário o seguinte material: folhas de papel A4, na cor branca (30), cola em bastão, tesoura, caneta preta ou hidrocor preto, lápis grafite, borracha, régua, revistas antigas.

Fanzine ou zine (para os íntimos) é uma produção independente que nasceu no Brasil a partir dos anos 60 e que consiste em livretinhos com o tema que o autor bem desejar. Os zines são publicações artesanais produzidas a partir de técnicas diversas, como colagem, pintura, desenho, que brincam com a criatividade das formas e das palavras, no melhor estilo "do it yourself".

A oficina de zines oferecerá aos participantes a possibilidade de estimular seu potencial como ilustradores e criadores de zines, através do ensino de técnicas de produção desse tipo de material, além de propostas de exercícios e desafios, que deverão culminar na confecção de um zine coletivo e de produções individuais.
As atividades serão desenvolvidas em quatro encontros de três horas cada (totalizando 12 horas), envolvendo explicações teóricas, seguidas de exercícios práticos, além de tarefas que deverão ser desenvolvidas pelos participantes ao longo das semanas. A oficina está focada no processo de criação e no uso da ilustração como ferramenta de autoconhecimento e de desenvolvimento de uma linguagem autoral. Para tanto, haverá um trabalho de curadoria individualizado, com o objetivo de despertar, em cada participante, seu potencial criativo particular. 

Para mais informações, entre em contato com o NUARTE.​