OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO

Medalhistas de Física e Matemática do IFRN/CNAT ganharam viagem à Índia

Alunos participaram de competição internacional sobre comércio e economia

Publicada em 15/12/2017 Atualizada há 1 ano

A convenção foi sediada pela City Montessori School. Foto cedida.

Como prêmio pela destacada atuação em olimpíadas de Física e Matemática, os alunos Gustavo Fontoura, Nalbert Pietro, Arthur Craveiro e Nicolas Kevin ganharam uma viagem a Lucknow, na Índia, onde participaram, no final de outubro, das competições integrantes da 4ª Convenção Internacional da Juventude sobre Comércio e Economia.

O grupo fez parte de uma delegação brasileira composta por nove times, selecionados pela Rede do Programa Olimpíadas do Conhecimento (POC), que incluiu, entre outras equipes, alunos do Instituto Federal do Sul de Minas (MG), do Colégio Pedro II (RJ) e de outros colégios de ensino técnico dos Estados de São Paulo, Amazonas e Minas Gerais. Os estudantes do IFRN/Natal-Central foram os únicos representantes do Nordeste.

Segundo Nalbert e Nicolas, um dos méritos dos alunos que representaram o IFRN/CNAT foi o fato de essa equipe ter sido uma das poucas a participar de todas as competições e eventos do Nível Sênior da Convenção voltados para alunos do ensino médio. No total, foram sete competições que iam desde debates e quizzes até provas de contabilidade e economia. “Apesar de não conseguirmos ser premiados em nenhuma dessas etapas, nos destacamos por participar de todas elas, de forma efetiva, com ótimos resultados”, comemoraram os alunos.

Segundo eles, a participação no evento proporcionou a troca de conhecimento com palestrantes de nível internacional, conhecidos nas áreas de comércio e economia, tais como a professora Geeta Kingdon, presidente de Educação Econômica e Desenvolvimento Internacional da Universidade de Londres. A delegação do CNAT viajou acompanhada do Prof. Dr. Marcelo Henrique Carneiro Camilo, assessor de Relações Internacionais do IFRN.

A Convenção da Juventude sobre Comércio e Economia é considerada a mais importante competição internacional para estudantes da educação básica voltada para a Economia, o Empreendedorismo, a Gestão de Negócios e o Marketing. A competição foi idealizada pela City Montessori School, sediada na Índia, e inspira-se no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI (Relatório Delors), que propõe que a educação deve se basear em 4 pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

extensao