Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Voluntariado

"IFRN Solidário" aconteceu no sábado, 01/12, no Campus Natal-Central

Evento reuniu serviços diversos voltados para as comunidades interna e externa

Publicada em 03/12/2018 Atualizada há 1 ano

Foto: Hudson Oliveira

No último sábado, 01/12, o Campus Natal-Central sediou o projeto “IFRN Solidário”. O projeto de extensão, que ocorreu em sua segunda edição, atendeu pessoas da comunidade com os seguintes serviços: aula de Zumba, oficina de papel marchê, recreação infantil, feira de saúde, aplicação de flúor, atendimentos de diversos médicos especialistas, corte de cabelo e maquiagem, dentre outros.

De acordo com o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, a aproximação com a comunidade é um dos principais benefícios: “Esse é uma ação de uma dimensão que faz todo o sentido para o fazer institucional. O papel do IF e de sua expansão é se aproximar ainda mais da comunidade. Para além do ensino, a ação de extensão mostra que uma Instituição de Educação pode fazer mais pela comunidade, fazendo, portanto, que a comunidade se sinta pertencente à Instituição, valorizando os servidores e a comunidade”.

 Na visão do diretor geral do Campus Natal-Central, é preciso compartilhar ideias de voluntariado entre as pessoas: “Primeiramente, gostaria de falar sobre a importância da valorização de um sentimento que existe em nós mas pode estar adormecido. Numa época de uma sociedade tão individualista, excludente e intolerante, tirar um tempo para atender a quem precisa, é essencial. É preciso disseminar isso na Instituição. Se 10, 20 pessoas começam a fazer parte dessa ideia, é importante. É preciso plantar essa semente”.

Semente plantada no coração de pessoas como a estudante Eleide Sara Medeiros Silva, aluna que se inscreveu para participar como voluntária no projeto: “Sou aluna de Redes de Computadores. Sempre participo dos eventos, é bem interessante. Foi um dia diferente na vida de todos nós, especialmente na vida daqueles que não têm condição”, enfatizou a jovem. Dentre os Jovens voluntários, estudantes como Wyry Paiva, aluno de Odontologia da UNP, que ressaltou a relevância do trabalho humanizado: “É preciso olhar para um público mais amplo, com atendimento humanizado, tendo esse contato direto com idosos, adultos e crianças”. O trabalho com crianças foi o que estimulou a professora Suely Pereira  a literalmente colocar a mão na massa: "Eu adoro! As instituição públicas têm que sua contribuição para a comunidade externa. É maravilhoso".

A ação de voluntariado, que surgiu no ano de 2017 com o objetivo de despertar na comunidade interna a dedicação para com o próximo, é resultado também da parceria com a Instituição ADRA. De acordo com a Diretoria de Núcleo da ADRA, Silvia Maria da Silva, a parceria com o Instituto Federal é uma ponte para colocar em prática o voluntariado de seus colaboradores “É uma oportunidade também para a ADRA trazer seus voluntários para ajudar as pessoas. E para nós, é um privilégio essa parceria com o IFRN, que é uma instituição centenária e que trabalha com educação”.