Equipe do Campus Natal-Central é premiada na IX Olimpíada Nacional de História

Integrantes receberam medalhas de ouro, prata e bronze

Publicada em 23/08/2017 Atualizada há 1 ano

A equipe representante do Campus Natal-Central do IFRN, na IX Edição da Olimpíada Nacional de História, foi premiada com quatro medalhas: 1 de bronze, 1 de prata e 2 de ouro, dentre as mais de 12.000 equipes concorrentes. Na equipe, os alunos receberam orientação dos professores Francisco Carlos de Oliveira Souza, Reginaldo Carlos de Melo Souza e da ex-aluna do Campus Natal-Central (CNAT), Viviane Cristhine Pereira Nunes, graduanda do curso de História da UFRN.

O Diretor Geral do CNAT, professor Arnóbio de Araújo Filho, parabenizou a participação da equipe vencedora, destacando que o prêmio mais valioso é o aprendizado: "Parabenizamos todos que se envolveram nessa Olimpíada de 2017. A medalha é importante, mas a maior riqueza é a aprendizagem. A medalha, com o tempo, enferruja, mas as memórias ficam para sempre. O essencial é o ser e não o ter e nesse sentido a medalha é um símbolo da luta, mas não o mais importante".

Um dos orientadores, o professor de História, Francisco Carlos, falou da satisfação em orientar os alunos: "É uma sensação especial possibilitar o envolvimento desses jovens alunos com a história do  nosso país. Fundamental inclusive para a compreensão da sociedade na qual estamos inseridos. É preciso dizer que nós conseguimos 4 medalhas: 2 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze. Outra questão importante para se ressaltar é que a IX Edição da Olimpíada Nacional de História recebe a chancela da UNICAMP, a maior universidade brasileira atualmente".  Segundo o professor Reginaldo Carlos, participar da equipe como orientador foi gratificante e o aprendizado com os alunos e com o professor Carlos foi uma constante.

Aprendizado que marcou também a vivência da aluna Maria Beatriz, em seu último ano como estudante do IFRN: "Para mim foi um momento de aprendizado e vivências com os professores e também com Viviane. Foi surreal. Fomos a primeira equipe a ganhar medalhas na competição. Foi tudo muito marcante. Na realidade, a experiência que vivemos foi para fechar o IFRN com chave de ouro". Para o estudante Daniel Souza, também em seu último ano como aluno do Instituto, a participação na Olimpíada foi inesquecível: "Foi minha primeira e última vez, porque estou concluindo meu curso. Foi uma das melhores experiências da minha vida, tanto pelo formato da prova quanto pela premiação que recebemos". A satisfação também é partilhada pela aluna Cecília Souza que definiu a participação como uma "jornada incrível para o conhecimento".

Conhecimento e premiação que Viviane Pereira, ex-aluna que participou de várias edições anteriores, já vivenciou de perto e sabe bem como é. Agora, graduanda no curso de História da UFRN, ela integrou a equipe para colaborar como tutora: "Participei como aluna daqui em vários outros anos e, para mim, ajudar os meninos foi muito importante, especialmente porque foi nas Olimpíadas que eu descobri a minha vocação".

Confira a relação de alunos integrantes da equipe:

Maria Cecília de Souza, Daniel Souza, João Vitor Pinheiro, Nathalia Maia, Willany Lauyne, Maria Beatriz Varella, Beatriz de Siqueira, João  Mendes Neto, Marcos Adriano, Nestor Caetano, Carlos Romero, Luiz Felipe, Isabelly Araújo, Larissa Thomaz, Matheus Felipe, Heitor Freitas, Gustavo Fontoura, João Lucas, Bruna Carvalho, Arthur Rodrigues e Yasmin Muniz.