Você está aqui: Página Inicial / Campi / Natal - Central / Notícias / Doutorado em Educação Profissional do IFRN é autorizado pela CAPES

Doutorado em Educação Profissional do IFRN é autorizado pela CAPES

07/12/2018 - IFRN será o primeiro Instituto Federal do Brasil a ter doutorado acadêmico

Doutorado em Educação Profissional do IFRN é autorizado pela CAPES

No último dia 06/12, a CAPES divulgou a autorização de funcionamento do curso de Doutorado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). “É uma conquista, e a gente fica muito feliz porque começa pelo IFRN que, para o Brasil, sempre esteve na vanguarda de muita coisa. Nosso Programa Político Pedagógico, por exemplo, que discute a formação humana em sua dimensão integral, por sua coerência teórica e curricular, termina sendo referência para os demais IFs. Nos anos 90, também fomos vanguarda com os cursos de Licenciaturas, ainda na época do CEFET. É um privilégio estar fazendo parte dessa história de pioneirismo”, disse o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN, professor Dr. José Mateus do Nascimento.

A conquista, que marca uma nova etapa no que se refere à pós-graduação da Instituição, começou a ser construída ainda na fase de implementação do mestrado. “Inicialmente, nosso mestrado foi avaliado com nota 3, então tivemos que melhorar e subir para 4, inclusive porque para ser autorizado o doutorado, o mestrado tem que obrigatoriamente ser avaliado pelo menos com nota 4, na escala de 3 a 7, e essa avaliação é quadrienal.  No final de 2017, passamos pela avaliação novamente, em meados de setembro ou outubro. Então, agora com conceito 4 na nova avaliação da CAPES, todo o corpo de professores se mobilizou para a construção do projeto do programa de Doutorado. Os professores Moisés e Dante, que atuam no mestrado, estiveram à frente da comissão. E eu permaneci à frente da Coordenação do Programa”.

Com um trabalho árduo e coletivo, o corpo docente da Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN construiu o projeto de implementação do Programa de Doutorado: “A comissão trabalhou de fevereiro a junho de 2018. Em junho, o projeto foi submetido à avaliação. De forma inédita, o resultado não saiu, e então veio um pedido de diligência. Solicitaram uma visita in loco. Essa visita foi no sentido de sentir a Instituição, professores, alunos para avaliar se o IFRN tem condições de receber o doutorado”, contou o coordenador do PPGEP.

Após a solicitação, mais precisamente nos dias 03 e 04 de setembro de 2018, os avaliadores da CAPES (MEC) vieram ao IFRN e conheceram de perto a Instituição, tanto no que se refere à infraestrutura, como também aos corpos docente e discente: “Os avaliadores do MEC/CAPES vieram analisar todos os elementos: infraestrutura, corpo docente, corpo discente e dialogar com a gestão. Houve, então, reuniões na Reitoria, com o reitor e pró-reitores, para perceber inclusive o nível de apoio que a Instituição dá ao programa. Eles visitaram bibliotecas, a própria DIAC, laboratórios de informática e saíram com boas impressões”.

Após a visita técnica, o percurso ainda não estava concluído. O projeto foi encaminhado então para a outra instância de avaliadores: o Conselho Técnico e Científico da CAPES (CTC): “ O projeto foi bem avaliado e seguiu-se para outra Instância CTC (Conselho Técnico e Científico da CAPES). Esse projeto, sendo aprovado na área de Educação, ficou lá nos meses de setembro e novembro, para 181 reunião do CTC”, contou o professor José Mateus do Nascimento. A expectativa só aumentou e a notícia tão esperada, a autorização do Doutorado, finalmente chegou, trazendo alegria tanto para os professores quanto também para os alunos do mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional: “O resultado estava sendo muito esperado por todos nós, pelos egressos do programa, inclusive. É o primeiro doutorado acadêmico na rede federal, de Educação Federal e Tecnológica. Os olhos do Brasil vão estar virados para cá. O doutorado é comum no ramo da Universidade, mas no tocante aos Institutos Federais é algo inédito e marca o fortalecimento da Pós-Graduação também nos Institutos Federais. Tende a coroar o projeto que foi inaugurado em 2008, com a mudança para os IFs, e agora se consolida ainda mais”.

Consolidação essa que torna o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia a 'menina dos olhos' da Instituição. Com 12 professores de diversos campi como Natal-Central (CNAT), EAD Santa Cruz, Canguaretama, Macau e João Câmara, o programa, que é locado no CNAT, passará a ter 3 linhas de pesquisa. As vertentes serão: “Práxis e Política da Educação Profissional”,“Formação docente e práticas pedagógicas na Educação Profissional” e “História da Educação Profissional”. Além dos docentes permanentes, a pós-graduação conta também com três professores colaboradores e oferece 20 vagas de mestrado, com previsão inicial de ofertar 20 para o doutorado.

De acordo com o coordenador, José Mateus do Nascimento, a previsão é de abertura da seleção o quanto antes: “Vai haver uma reunião do colegiado, a perspectiva é que se abra um edital de seleção em dezembro ou janeiro, com processo seletivo até abril. Há uma expectativa de ingresso para primeira turma em 2019.1 “.