Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Novo curso

CNAT ofertará curso de Engenharia Sanitária e Ambiental

Novo curso será 40 vagas anuais, com carga horária de 4.300 horas

Publicada em 30/12/2019 Atualizada há 1 ano

Além de Engenharia de Engenharia Civil, o Campus Natal Central ofertará Engenharia Sanitária e Ambiental. O curso, que será na modalidade presencial, com carga horária total de 4.300 horas divididas em 10 semestres, será ofertado pela Diretoria de Recursos Naturais. Com início em janeiro de 2020, Engenharia Sanitária e Ambiental terá seleção através do Sistema de Seleção Unificada, SISU.


Perfil profissional:

O engenheiro sanitarista e ambiental será formado para o enfrentamento dos desafios necessários à melhoria contínua e sustentável de qualidade de vida da população e proteção do ambiente. A atuação do graduado no curso consiste em ações de engenharia com eficiência econômica e atenção à qualidade social, além da conservação dos recursos naturais. O profissional integrará o conhecimento técnico, científico, social e econômico, na busca de propostas inovadoras para solucionar problemas ambientais que afetam à população e o ambiente. Estão entre os principais focos de atuação: o controle e preservação ambiental e o combate à poluição do ar, da água, do solo assim como o desenvolvimento de tecnologias inovadoras mais limpas de reutilização e adequação de produtos para o setor produtivo. Outra importante atividade é a elaboração de alternativas mais eficientes para a mitigação e controle dos impactos causados pelas atividades produtivas.



Mercado de trabalho:

O mercado de trabalho para o profissional de Engenharia Sanitária e Ambiental refere-se a organismos públicos, empresas privadas, autarquias, agências reguladoras, prefeituras, organizações não governamentais e instituições de ensino e pesquisa. Destacam-se órgãos ambientais e empresas concessionárias de serviços de saneamento como abastecimento público de água, coleta, tratamento e disposição final de esgotos, resíduos sólidos e outros.

A moderna grade do curso permite também que o profissional domine ferramentas tecnológicas que facilitarão seu ingresso no mercado de trabalho, seja nas áreas de consultoria e assessoria nos estudos ambientais e principalmente no monitoramento e controle sanitário e ambiental de empresas, serviços e indústrias.

Turno:

Integral

Estágio e TCC:

A prática profissional compreende:
Participação nos grupos de pesquisa, extensão, atuação no NEPP, empresas juniores, e outras formas de Atividades Complementares;

Desenvolvimento de projetos em engenharia, de pesquisa e/ou extensão;

Estágio curricular supervisionado obrigatório.

As atividades da prática profissional somarão uma carga horária mínima de 320 horas e serão realizadas por meio do estágio curricular supervisionado obrigatório (160 horas), projeto final de curso (120 horas), atividades complementares (40 horas) e atividades de extensão (430 horas). O objetivo é a integração entre teoria e prática, com base na interdisciplinaridade, resultando em documentos específicos de registro de cada atividade pelo estudante, sob o acompanhamento e supervisão de um orientador.

 Dessa maneira, a prática profissional constitui-se em atividades articuladoras entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, balizadores de uma formação articulada, universal e integral de sujeitos para atuar no mundo em constantes mudanças e desafios. Constitui-se, portanto, condição obrigatória para o graduando obter o diploma de Engenheiro.



Formas de ingresso:

O ingresso para o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental se dará por meio de processo seletivo nacional unificado, via SiSU, através da nota obtida pelo candidato na prova do ENEM.



1ª Entrada: 2020.1

Vagas: 40 anuais

Duração:

A carga horária total do curso é de 4.300 horas.


Acesso ao Projeto Pedagógico (PPC) do Curso:
Link do curso: http://portal.ifrn.edu.br/campus/natalcentral/cursos/cursos-de-graduacao/engenharia-sanitaria-e-ambiental

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas