RECONHECIMENTO

Aluna do Campus Natal-Central é premiada na Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia

Evento aconteceu entre os dias 18 e 22 de setembro, em Recife

Publicada em 25/09/2018 Atualizada há 1 ano

A estudante Hárvila Hadady Gomes de Carvalho, do 4º ano do Curso Técnico Integrado em Mecânica, do Campus Natal-Central (Cnat), representou o IFRN na edição 2018 da Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit), que aconteceu na cidade de Recife (PE), entre os dias 18 e 22 de setembro.

Com o projeto de pesquisa "Reutilização de Resíduos de Plástico Reforçados para a Fabricação de Compósitos", Hárvila conquistou o único credenciamento do Rio Grande do Norte para a edição 2018 da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina, que acontecerá em outubro na cidade de Novo Hamburgo (RS).

O projeto foi desenvolvido no Cnat e contou com a coordenação da professora Dra. Renata Felipe (DIACIN). Segundo Hárvila, a ideia surgiu dentro da rotina de atividades da disciplina de Ciências dos Materiais e foi ganhando forma além da sala de aula: "o objetivo do projeto é reduzir os impactos ambientais causados pelo desperdício de refugos de plástico, provenientes das indústrias de piscinas, por meio de sua reciclagem, utilizando-os na fabricação de novos tipos de materiais", ressalta.

Sobre a Fenecit

A Fenecit teve sua primeira edição no ano de 2005 no município de Camaragibe (PE). Foi inspirada no movimento de feiras de iniciação científica para o Ensino Básico no Brasil. A partir de sua quinta edição, a Feira passou a ampliar sua aceitação para projetos de todas as regiões do país, com o objetivo de despertar nos alunos o interesse pela produção e saber científico, através da construção de projetos de pesquisas no cotidiano escolar.​

extensao
pesquisa