Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Cidadania

“IFRN Solidário” é aprovado em edital de eventos da Pró-Reitoria de Extensão

As ações voluntárias farão parte das comemorações dos 109 anos do Instituto

Publicada em 18/05/2018 Atualizada há 1 ano

Oficina de cerâmica. Foto: Ranmaildo Revorêdo e Brígida Fonseca

Implantado como experiência-piloto em junho de 2017, envolvendo mais de 100 voluntários, o projeto “IFRN Solidário” foi selecionado, com nota máxima, entre as 10 propostas aprovadas no edital de apoio à realização de eventos, publicado pela Pró-Reitoria de Extensão (Edital 08/2018-PROEX).

A iniciativa visa envolver a comunidade escolar em ações voluntárias de saúde preventiva, serviços técnicos e estéticos, oficinas, atividades de lazer e entretenimento, entre outras. A edição 2018 do “IFRN Solidário” está marcada para 22 de setembro, por ocasião dos 109 anos da Instituição. 

O objetivo geral é viabilizar experiências de voluntariado em ações sociais gratuitas voltadas para a população em geral, na perspectiva da solidariedade, do exercício da cidadania e no desenvolvimento da consciência crítica sobre a realidade social local e do país. Nesse sentido, os interessados em atuar como voluntários já podem procurar a Coordenação de Comunicação Social e Eventos para se integrar às ações propostas ou propor novas atividades.

A primeira edição do projeto teve, entre os principais parceiros, a Agência ADRA Brasil (Núcleo de Recursos Assistenciais), que proporcionou aos visitantes uma feira de saúde, com atendimentos em forma de circuito, incluindo orientação nutricional, testes de glicemia e aplicação de flúor com orientações sobre saúde bucal. A ADRA, junto com o Instituto Embeleze e a Mary Key, também prestou serviços estéticos, como cortes de cabelo e sobrancelha.

O projeto contou, ainda, com o envolvimento de órgãos como a Funcern, o Museu de Minérios, o Hemonorte, a UnP e a Secretaria Estadual de Trabalho e Ação Social (SETHAS), atingindo um público estimado em 400 pessoas. Para a edição 2018, espera-se beneficiar em torno de mil pessoas, que deverá incluir, além da comunidade escolar e seus familiares, funcionários terceirizados, moradores do entorno do campus e demais interessados. 

No tocante aos serviços técnicos, a parceria com o Núcleo de Extensão e Prática Profissional em Construção Civil (NEPPCON) realizou o cadastro de famílias de baixa renda para posterior apoio técnico em construção e reforma de residência.  

Houve, ainda, um Espaço Kids, a emissão de documentos pessoais e atendimento jurídico sobre conflitos familiares, como pensão alimentícia, revisão e exoneração de pensão alimentícia, regulamento de guarda, dissolução de união estável, entre outros. 

Acesse o resultado do Edital 08/2018-PROEX-IFRN.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas