Projeto Voto Consciente é apresentado aos alunos do Campus nos três turnos

“Vejo a palestra sobre o voto consciente de forma bastante válida, ela é muito importante pela questão da cidadania, porque esse tipo de informação que está sendo repassada aqui não é encontrada facilmente na grande mídia, por isso, é preciso haver esse tipo de conscientização", esclarece o Diretor Acadêmico, Hélio Henrique.

Publicada em 16/09/2014 Atualizada há 1 ano

Aconteceu no auditório do Campus, às 14h30, a Palestra Voto Consciente, ministrada pela Comissão do Advogado Iniciante da Subseção Mossoró-RN. O projeto é desenvolvido nas escolas públicas e privadas da cidade, tendo por finalidade conscientizar os jovens estudantes que irão votar pela primeira vez, mostrando-lhes a importância de cada voto.

Conforme o Presidente da Comissão do Evento, Pedro Fernandes, este é o primeiro ano que está sendo colocado em prática o projeto voto consciente, os advogados palestrantes fazem parte da OAB - Mossoró. “Como estamos em ano de eleição entendemos que havia a necessidade de desenvolvermos esse trabalho de conscientização política nas escolas, voltado aos alunos do ensino médio, os jovens de 16 a 18 anos, que em sua maioria estão tendo o direito de votar pela primeira vez”, enfoca.

Além da comissão de advogados esteve presente o Diretor Acadêmico do Campus, Hélio Henrique Cunha Pinheiro, prestigiando o Evento. “Eu vejo a palestra sobre o voto consciente de forma bastante válida, ela é muito importante pela questão da cidadania, porque esse tipo de informação que está sendo repassada aqui não é encontrada facilmente na grande mídia, por isso, é preciso haver esse tipo de conscientização, principalmente com os jovens, pois em pouco tempo eles vão se tornar adultos, pais de famílias e trabalhadores, a partir daí, eles vão sentir mais do que nunca as consequências de um mal voto. Por isso, volto a dizer: essa palestra é de suma importância”, esclarece o Diretor Acadêmico. Hélio Henrique fez o encerramento do Evento mencionando a importância da palestra para todos os presentes.

A Comissão organizadora não defende explicitamente nenhum tipo de ideologia partidária política, os advogados apenas tem o intuito de apresentar a ideia do que literalmente é o voto consciente, por isso “orientamos os jovens a votarem de forma correta através dos conhecimentos que lhes são repassados ao longo da palestra, diz Pedro Fernandes. De acordo com o Presidente da Comissão, os alunos têm dúvidas que precisam ser sanadas corretamente antes da eleição, pois existem velhos paradigmas eleitorais que necessitam ser desfeitos, elucidando o que é realmente certo.

Durante a Palestra foi apresentado um vídeo explicando os cargos que serão preenchidos nesta eleição, isto é, Presidente, Senador, Governador, Deputado Federal e Estadual. Também foi apresentado aos alunos o que realmente pode ser considerado voto consciente, ou seja, “Os nossos direitos políticos estão previstos na constituição, assim sendo, iniciamos a palestra orientando aos alunos que o voto é um direito do cidadão brasileiro, ele não pode ser visto como uma imposição. Por isso, temos o dever de apresentar aos jovens que estão nos assistindo a seguinte mensagem: Desejo que vocês saiam daqui hoje com uma ideia diferente, entendo o voto como um direito, e, através desse direito vocês façam valer cada um à sua cidadania e a real democracia. Porque, somente dessa forma nós poderemos viver num país melhor, mais justo e igualitário para todos, finaliza Pedro Fernandes.

Os alunos presentes assistiram atentamente a palestra, fizeram perguntas e saíram satisfeitos com os esclarecimentos que lhes foram explanados. Dentre tantos, Mateus Sávio, fala sobre a importância de se realizar um evento como esse no Campus: “Vivemos e respiramos política, e por estudarmos numa Instituição Federal, precisamos urgentemente entendermos mais sobre o assunto que definirá o futuro do nosso país pelos próximos 4 anos, frisa o aluno.

Mateus Sávio explica que um voto errado pode influenciar de forma negativa a vida de cada cidadão, independente da classe social que ele faça parte. “No entanto, estamos vivendo uma era diferente, de mudança e esclarecimento múltiplo por parte dos jovens, pois hoje somos mais instruídos do que nossos pais, dessa forma, temos mais chances de escolher os candidatos certos para nos representar”, e conclui entusiasmado: “futuramente meus filhos desfrutarão de tempos melhores do que esse nosso de hoje, pois acredito que os jovens são a força transformadora desse país", complementa.

Realmente, a educação muda as pessoas e modifica a realidade de qualquer país, principalmente, quando se leva em consideração que 'o poder emana do povo'. Felizmente, somos uma democracia.

Todos os alunos do Campus foram convidados a participar do Evento. A palestra foi ministrada nos três turnos objetivando fazer os jovens entenderem temáticas políticas, como a Lei da Ficha Limpa, Diferença entre Voto Nulo e Em Branco e a Compra de Voto. Enfim, na ocasião, foi explicitado a importância do dia 05 de Outubro, dia da eleição, pois o voto de cada cidadão determina o futuro do país.

O Projeto Voto Consciente conta com a parceria do Ministério Público e o Tribunal Regional Eleitoral. A Comissão do Advogado Iniciante da Subseção Mossoró-RN é composta por: Andrea Farias, Marina Gurgel, Abraão Bezerra, Jader de Castro, Ohana Sales, Rannel Praxedes, Renato Caroline, Talles Linhares e Pedro Fernandes, Presidente da Comissão. Os respectivos ministrantes da Palestra de hoje (16).

Confira algumas fotos do Evento AQUI