Destaque nacional

Projeto premiado de aluno do Campus Mossoró é destaque em rede nacional

Reportagem foi exibida neste último sábado, 04 de maio

Publicada em 07/05/2019 Atualizada há 1 ano

O projeto “Anti-Drunk” exibido no programa, também foi premiado na 17ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE)

Foi apresentado a todo o Brasil, na edição nacional do programa “Como será?”, o projeto “Anti-Drunk”, criado e desenvolvido por Jaidson Pimenta, aluno do curso de Mecânica do Campus Mossoró. O “Anti-Drunk”, trabalho que também foi premiado na 17ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), é um dispositivo que reconhece se o motorista ingeriu bebida alcoólica e, em caso positivo, impede que o carro seja acionado. A exibição ocorreu neste último sábado (04).

O “Como Será” mostrou, no quadro “Pequenas Ideias, Grandes Invenções”, imagens e explicações sobre o funcionamento do dispositivo, bem como entrevistas com o aluno Jaidson Pimenta e com o professor orientador do trabalho, Jonas Rodrigo.

Na matéria, o estudante explica que a ideia de produzir esse tipo de trabalho surgiu a partir da “inquietação com os altos índices de acidentes causados por embriaguez ao volante”.

O “Anti-Drunk” é um dispositivo que tem por finalidade a redução de acidentes de trânsito com motoristas embriagados ao volante, por meio de sensores de álcool que são instalados em um volante e informam a presença ou a ausência da bebida alcóolica na respiração do condutor, impedindo o acionamento do veículo.

Em entrevista dada ao programa, o professor Jonas Rodrigo destaca que é relevante e inovador ter alunos de ensino médio que já estão lidando com a ciência desde muito cedo. Finalizando a matéria, o estudante Jaidson reforça a importância do trabalho criado, afirmando que este pode salvar a vida de muitas pessoas. “Não só a de quem está dirigindo o carro, mas também a de quem é passageiro e a de quem está fora do automóvel”.

A veiculação mostrou ao Brasil um exemplo dos frutos que esta instituição colhe, graças à qualidade que proporciona, visando ao avanço nas pesquisas, mostrando que a educação traz esperança e é capaz de transformar vidas e possibilitar um futuro melhor.

A reportagem foi ao ar na manhã deste sábado (04 de maio), na edição nacional do Como Será, veiculada pela Rede Globo de televisão. O conteúdo on-line já está disponível e pode ser assistido através do link abaixo:

Por Greyce Kelly