Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

FEBRACE

Projeto desenvolvido por aluno do Campus Mossoró é finalista na 17ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE)

O evento ocorrerá de 18 a 22 de março, na Universidade de São Paulo (USP).

Publicada em 20/02/2019 Atualizada há 1 ano

O projeto intitulado Anti-Drunk, desenvolvido pelo aluno do 4º ano do curso de Mecânica do Campus Mossoró, Jaidson Rodrigues, e orientado pelos professores Juliano Costa e Jonas Rodrigo, foi selecionado como finalista da 17ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). O evento, que ocorrerá de 18 a 22 de março, na Universidade de São Paulo (USP), é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que é realizada anualmente com uma grande exposição de projetos.

O Anti-Drunk é um dispositivo que tem por finalidade a redução de acidentes de trânsito com motoristas embriagados ao volante, por meio de sensores de álcool que são instalados em um volante e informam a presença ou a ausência da bebida alcóolica na respiração do condutor, impedindo o acionamento do veículo.

A medição ocorre continuamente, de modo que previne o condutor de ingerir bebidas durante o trajeto. Como se trata de um bafômetro involuntário e por estar ativo a todo momento, o dispositivo pode ser usado em empresas de transportes de cargas. Uma vez instalados em uma frota de veículos, haveria uma maior eficácia na fiscalização com relação ao uso de bebidas alcóolicas por motoristas que estão ao volante.

Além da FEBRACE, o projeto também foi selecionado em outras feiras científicas, como Mostratec, Milset, Secitex e Mociteczn.