Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Reconhecimento

Kawe Merces, ex-launo, é destaque na renomada Coppin State University – EUA

"Foi no IFRN - Campus Mossoró onde me tornei um jovem independente, apto a lutar em busca dos meus objetivos. De fato, não há palavras para descrever o crescimento pessoal adquirido nesta escola", frisa Kawe.

Publicada em 22/09/2015 Atualizada há 1 ano

Primeiro dia de trabalho de Kawe como pesquisador

O ex-aluno do IFRN – Campus Mossoró, Kawe Vieira Das Merces, concluinte do Curso Técnico Integrado em Informática, no período de 2010 a 2014, é exemplo de estudante que acredita no seu potencial e faz do impossível possível para ter seus ideais realizados. Conquistando para si, por meio da autoconfiança e da força de vontade, oportunidades que são destinadas às pessoas de alto teor intelectual. Uma vaga de graduação na Coppin State University – EUA é só o início de suas muitas vitórias.

Convido o caro leitor a acompanhar a trajetória de sucesso do jovem obstinado que tem o dom e a ousadia de tornar realidade o que ele sonha. Com tais características, Kawe prova para si e para os demais que a distância entre um sonho e a realidade pode ser vencida quando existe determinação e, principalmente, a convicção interior de que as mais seletas chances pertencem aos que acreditam e se preparam a altura de assumi-las.

Foram dois anos de árduas provas, entrevistas e negociações para Kawe Merces conseguir estudar no exterior. “Tudo começou em meados de 2012, nas vésperas da minha primeira experiência de intercâmbio, nos Estados Unidos. Nesse ano, eu havia sido um dos oito brasileiros selecionados para participar do programa de bolsasGlobal Citizens of Tomorrowuma parceria entre a AFS Intercultural Programs e a multinacional, do ramo de energias British Petroleum, que financia os estudos internacionais de jovens, ao redor do mundo, cujos interesses acadêmicos estão voltados para os ramos da ciência e tecnologia”, frisa.

Durante esse percurso de tempo, Kawe Merces tomou conhecimentoda filiação da Seção de Educação e Cultura (Bureau of Educational and Cultural Affairs – ECA) do Departamento de Estado, dos Estados Unidos, chamada EducationUSA, que é a fonte oficial sobre estudos nos Estados Unidos. Daí então, ele descobriu que esta seria a porta de entrada para sua admissão nas melhores universidades do mundo.

Prontamente, “eu e minha mãe, que estava comigo e me ajudava a segurar um par de pesadíssimas malas, pegamos três ônibus com destino ao escritório mais próximo do EducationUSA, a fim de nos inteirarmos acerca das oportunidades nas quais se encaixavam no meu perfil acadêmico”, enfoca.

Na ocasião, Kawe Merces e sua mãe foram informados sobre um programa chamado Oportunidades Acadêmicas (Opportunity Grants), cujo objetivo era apoiar estudantes de excelência acadêmica, fornecendo auxílio financeiro para o processo de candidatura a programas de Graduação e Pós-Graduação, nos Estados Unidos.

Mediante a oportunidade, Kawe Mercesestava certo de que queria internacionalizar sua carreira acadêmica e profissional. “As histórias de sucesso dos alunos que passaram pelo EducationUSA eram (e ainda são) incrivelmente inspiradoras”, explica. Chegando aos Estados Unidos, ele decidiu submeter a sua candidatura ao referido programa e acabou sendo admitido, meses depois. Desde então, Kawe Merces passou a ser assistido por meio do processo de aplicação para diversas universidades americanas.

O ex-docente aponta que até chegar ao momento da tão almejada conquista de estudo no exterior, já havia se passado anos de infinita persistência. “O processo seletivo é longo por natureza e envolve uma variedade de provas, entrevistas e produções textuais que demandam cargas absurdas de autorreflexão e criatividade”, relembra.

Recordar é ter a oportunidade de reviver as mais remotas lembranças da inusitada trajetória denominada vida. Reformulando, mentalmente, os momentos mais destacáveis e os não tão formidáveis assim, como meio de analisar a própria história, assumindo a posição de um eterno aprendiz. Pois, a vida é, basicamente, trilhada em constantes aprendizados que contribuem para formar o caráter daqueles que nascem para vencer e, ao mesmo tempo, ensinar, seja diretamente ou indiretamente, aos demais, por meio de suas conquistas excepcionais.

É nesse clima de memórias e de confiança que Kawe Mercesrevive as etapas que proporcionaram seu crescimento pessoal e estudantil. Para conquistar uma vaga de estudo nos Estados Unidos ele pagou um alto preço: “Fiz questões aos milhares, para ser sincero, por mais de uma vez, me vi estudando por horas dentro de aviões e quartos de hotel. Em tais ocasiões, as bandejas de refeição transformavam-se em mesas para as centenas de folhas que carregava comigo onde quer que eu fosse”, palavras de um vencedor determinado.

Kawe estuda na Coppin State University, por meio de uma Bolsa Integral Institucional. Ele foi convidado a fazer parte de um seleto grupo de estudos avançados que se dá por vias de um departamento chamado Coppin State University’s Honors College. O departamento em questão funciona como um mecanismo de fomento à pesquisa e ao desenvolvimento, tanto na área Humanística quanto na área Tecnológica, recrutando (e financiando) estudantes ao redor do mundo para fazerem parte de seu corpo discente.

Consciente das metas conquistadas, Kawe pretende aproveitar tudo que tem direito para se tornar um renomado profissional no competitivo mercado de trabalho. Sendo assim, ao terminar seus anos de aprendizado na Coppin State University ele vai complementar os estudos de graduação e formação profissional através de programas de Mestrado e Doutorado em Aritmética Computacional, Tecnologias de Circuitos Integrados, Nanotecnologias, Tecnologias de Comunicação. Ou em outras desambiguações da Computação Aplicada e da Engenharia Eletrônica. 

Para Kawe Merces alcançar seus objetivos foram necessários, além de muitos anos de estudo e preparação, uma base sólida de conhecimento adquirido ao longo da sua carreira estudantil, no Brasil. “A minha formação e todo o conhecimento adquirido no Instituto Federal têm contribuído de forma direta para a obtenção de todas as minhas conquistas. Foi no IFRN - Campus Mossoró onde me tornei um jovem independente, apto a lutar em busca dos meus objetivos. De fato, não há palavras para descrever o crescimento pessoal adquirido nesta escola. Sou grato ao corpo administrativo e docente do instituto. Tenho a honra de voltar para oferecer a minha contribuição para escrever mais um capítulo de sucesso na história de excelência dessa magnífica escola, que foi minha porta de entrada para o disputado mundo dos estudos”, reconhece.

Em relação ao futuro,Kawe Merces planeja: “Ao longo dos anos, nos quais estudarei fora do Brasil, pretendo participar de programas de Estágio e Pesquisa em grandes empresas de tecnologia e instituições de ensino ao redor do mundo. Simultaneamente, investirei parte do meu tempo na criação de Startups nos diferentes ramos da Engenharia. Em seguida, pretendo aplicar meu conhecimento e ideias no Brasil, por meio de uma série de empreendimentos da área tecnológica”, esquematiza.

Se depender do potencial do jovem dedicado, focado e inteligente que ele é, a seu tempo tudo vai dar tudo certo. A formação acadêmica em uma instituição de ensino internacional permite ao estudante ter uma visão privilegiada do cenário global, ou seja, “o encontro com as mais diferentes culturas e idiomas é riquíssimo e nos ensina a abraçar a diversidade de forma única, esse privilégio associado ao conhecimento técnico tem enorme valor no mercado de trabalho”, acrescenta convicto, Kawe Merces.

Na vida, cada conquista é semelhante aos degraus de uma escada que tem como função, primordial, conduzir pessoas ao topo mais alto, visando que elas cheguem ao destino almejado e sigam seus destinos. Dessa forma, cada degrau torna-se importante nessa trajetória, por isso todos devem ser reconhecidos de igual forma. Semelhantemente, são as pessoas que ajudam umas as outras ao longo da conquista dos sonhos. Tais pessoas são dignas de reconhecimento e de agradecimento, pois seus conselhos servem de bálsamo em cada decisão a ser tomada. Consciente de tamanha importância, Kawe Merces deixa sua mensagem de agradecimento às pessoas que contribuíram, somando valores, com a sua trajetória de sucesso estudantil:                                                                   

 “Quero agradecer, de forma direta, aos meus professores Rodrigo Oliveira e Denilson Maia, docentes do Instituto Federal, por toda assistência e suporte oferecidos, ao me escreverem valiosíssimas cartas de recomendação. Bem como, ao Sr. Diretor-Geral, Jailton Barbosa dos Santos, pessoa por quem tenho enorme apreço e admiração, e a queridíssima Pedadoga, Marcleia Melo, de quem ouvi indispensáveis conselhos, ao longo dos quatro últimos anos”, felicita.

A história de sucesso do ex-aluno, Kawe Vieira Das Merces, um jovem que desde cedo aprendeu a escrever o futuro a altura os seus sonhos, aproveitando cada oportunidade que surge em seu caminho com excelência. Ele é um exemplo para os jovens estudantes que idealizam sonhos semelhantes ao seu.

Assim sendo, desejamos que a atitude e a coragem de Kawe inspirem muitos jovens a trilharem caminhos de sucesso, incentivando-os a darem o primeiro passo hoje, pois as grandes conquistas se iniciam quando um simples pensamento é colocado em prática. Vale a pena acreditar nos sonhos que se tem. Não há limites para quem confia em si próprio. “Nada é grande se a alma não for pequena”.

“Sim, vale a pena acreditar e lutar, principalmente, pelos sonhos que se tem; pois sonhar é importantíssimo (por essência). Por isso, deve estar, necessariamente, associado à iniciativa e à força de vontade para o sonho transformar-se no caminho para o sucesso. Precisamos acreditar em nossa capacidade de concretizar nossas metas e agirmos, imediatamente”, palavras de um vencedor, Kawe.

O IFRN – Campus Mossoró, por meio do Diretor-Geral, Jailton Barbosa dos Santos, do Diretor Acadêmico, Hélio Henrique Cunha Pinheiro, e de todos que compõem esta escola, parabeniza as conquistas estudantis adquiridas por Kawe Vieira Das Merces, desejando-lhe um futuro profissional brilhante, a altura da sua capacidade de tornar realidade o que almeja. Kawe, sucesso no sentido literal da palavra é o que você merece.

Ontem, 21 de setembro de 2015, foi o primeiro dia de trabalho de Kawe como Pesquisador e Analista de Modelagem e Simulação no Centro de Pesquisas, em Nanotecnologia da Coppin State University, que atualmente detém o recorde de modelo de célula fotovoltaica mais eficiente do mundo, competindo diretamente com o Spectrolab, na Alemanha. “Estou muito feliz em poder trabalhar e aprender com um grupo de pessoas tão inspiradoras!” Finaliza Kawe Merces.