ITMO

ITMO realiza cerimônia de encerramento da primeira turma do Hotel de Projetos

Encerramento aconteceu ontem (30)

Publicada em 31/10/2019 Atualizada há 1 ano

O Hotel de Projetos tem como objetivo oferecer aos participantes a experiência de vivenciar a cultura empreendedora inovadora. / Foto: Lílian Dantas.

Nesta quarta-feira (30), a Incubadora Tecnológica do Campus Mossoró (ITMO), realizou a cerimônia de encerramento da primeira turma do Hotel de Projetos. O programa Hotel de Projetos funciona como uma pré-incubação da ITMO e tem como objetivo oferecer aos participantes a experiência de vivenciar a cultura empreendedora inovadora.

O evento contou com a presença dos coordenadores da ITMO, Diego Ângelo (Gerente Executivo), Lycia Rabelo (Gerente Administrativa), Levi Cunha (Auxiliar Administrativo) e a turma composta pelas seis equipes que fizeram parte da pré-incubação. Na ocasião, os grupos apresentaram seus projetos e resultados, e receberam ainda certificados de participação.

Durante o segundo semestre do ano de 2019, as equipes foram capacitadas para amadurecerem as ideias empreendedoras, sendo a empresa júnior Quatro Elementos dos alunos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido uma grande aliada no processo. Foram ministradas oficinas sobre Proposta de valor, Segmento de Mercado, Prototipagem, Fontes de Receita, Análise de custo, Canvas e Pitch.

A pré-incubação

O principal objetivo da fase de pré-incubação é oferecer apoio para que os empreendedores transformem suas ideias em uma empresa formalizada e com um produto pronto para ser comercializado.

Ao entrarem nesta fase, os empreendedores não possuem uma empresa formalizada, um plano de negócios formalizado e consistente, nem um produto pronto para ser comercializado ou serviço a ser oferecido.

A pré-incubação deve prover ferramentas, serviços e apoio às ideias promissoras e com viabilidade técnica e mercadológica que possam evoluir para futuros negócios e empreendimentos abrigados, preferencialmente, em incubadoras de empresas. A grande contribuição do processo de pré-incubação é garantir que as empresas que entram para o processo de incubação estejam "prontas para se desenvolver".