Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Incubadora

Incubadora do Campus Mossoró promove oficina sobre Modelo de Negócios em parceria com o SEBRAE

O evento foi destinado às empresas selecionadas na primeira fase do edital de seleção de ideias empreendedoras e micro e pequenas empresas (MPES) inovadoras.

Publicada em 07/04/2015 Atualizada há 1 ano

A Incubadora Tecnológica do IFRN/Mossoró, em parceria com o Sebrae, realizaram oficina para as empresas selecionadas na primeira fase do edital de seleção 06/2015 - seleção de ideias empreendedoras e micro e pequenas empresas (MPES) inovadoras: LSM, 2nos, Pandege, Krap e Beta.

Na oficina, os empreendedores conheceram e se apropriaram do Modelo de Negócios intitulado CANVAS, desenvolvido pelo suíço Alexander Osterwalder. Atualmente, esse modelo vem sendo utilizado e difundido no mundo inteiro.

O CANVAS integra os elementos essenciais que devem ser considerados na criação de uma nova empresa ou no ajuste de estratégia de mercado para uma empresa já em atividade.

Os empreendedores estão tendo a oportunidade de conhecer os nove blocos que compõem o Modelo de Negócios, e como utilizar a respectiva metodologia, visando aprofundar seu próprio negócio, tais como: o que passa pela segmentação de clientes que pretendem atender, a proposta de valores que serão ofertadas, os canais de comunicação e os de venda, os tipos de receita e os custos, os recursos necessários à operacionalização do negócio, dentre outros.

Como resultado da oficina, cada empresa aprofundará seu modelo de negócios e o apresentará a uma banca ainda na primeira quinzena de abril. Essa etapa se constitui como fase eliminatória.

Concluída essa etapa, as empresas selecionadas assinarão termo de convênio com o IFRN, que caracterizará, de fato, o início do processo de incubação, previsto para acontecer em 30 meses.