IFRN e UERN realizam Projeto Integrador "#Matemagogia"

Oficinas do projeto ocorrerão até amanhã, 14 de novembro.

Publicada em 13/11/2018 Atualizada há 1 ano

O curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e o curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) estão realizando o Projeto Integrador "#Matemagogia", que iniciou no dia 08 de novembro e se estenderá até o dia 14 do mesmo mês. O evento foi planejado com o objetivo de auxiliar os alunos do curso de Pedagogia nas suas dificuldades acerca de assuntos relacionados à matemática. Com isso, foram desenvolvidas oficinas com temas que pudessem colaborar com o ensino e a aprendizagem entre as duas graduações.

Alguns dos temas abordados foram: aprendendo fração através da pintura; estratégias e brincadeiras para a utilização da tabuada; aplicando a porcentagem no cotidiano a partir da nossa moeda, dentre outros. O propósito do projeto é fazer com haja uma troca de conhecimentos entre os estudantes de ambas as licenciaturas, especialmente para que sejam desenvolvidas formas simples e criativas do ensino da matemática para a aplicação em sala de aula, que estimulem alunos a gostarem da disciplina.

O #Matemagogia está sendo coordenado pela Profª. Dra. Verônica Maria de Araújo Pontes, pelo Prof. Me. José Rildo Oliveira Dantas, ambos do IFRN, e pela Profª. Me. Maria Carmem Silva Batista, da UERN. Neste dia 13 de novembro, a programação contará com duas oficinas que serão realizadas às 19h, na sala de Projeções II do Campus Mossoró do IFRN. Já o encerramento, no dia 14 de novembro, será realizado na Faculdade de Educação da UERN, às 7h, com as oficinas: como ensinar multiplicação de forma lúdica?; e como trabalhar a compreensão dos problemas de matemática aplicando conceitos, procedimentos e resultados para obter soluções e interpretá-las segundo o contexto das situações?