CONGRESSOL

I Congresso de Economia Solidária do IFRN ocorrerá de 5 a 7 de dezembro de 2018

O evento é promovido pelo Projeto GerAção Solidária - Mulheres e Jovens na Economia.

Publicada em 04/12/2018 Atualizada há 1 ano

Será realizado, de 5 e 7 de dezembro, no Campus Natal-Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), a primeira edição do Congresso de Economia Solidária (Congressol), promovido pelo Projeto GerAção Solidária - Mulheres e Jovens na Economia. O evento é voltado para os beneficiários diretos do projeto, professores, alunos e servidores do IFRN, embora contemple também o público externo. O congresso é gratuito e os interessados podem se inscrever preenchendo o formulário disponível AQUI.

Durante o Congressol, ocorrerão as apresentações de comunicações orais e pôsteres, realização de minicursos, mostra de vídeos curta metragens e uma feira de troca e comercialização solidária. Irão participar do evento os representantes dos 80 grupos assistidos pelo GerAção Solidária no Rio Grande do Norte, membros das equipes dos três núcleos do projeto e parceiros das entidades e organizações que trabalham com a Economia Solidária no estado

O projeto é uma iniciativa que promove ações de fomento, capacitação e fortalecimento de 60 empreendimentos de economia solidária constituído por mulheres e juventudes do RN, beneficiando diretamente 300 pessoas em 28 municípios do RN. A ação é uma parceria do Ministério do Trabalho, IFRN e da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), com o apoio de entidades e organizações da sociedade civil. Atualmente, o GerAção Solidária está dividido em três núcleos, os dois primeiros em atividade desde 2016, nos Campi Natal - Central e Mossoró e, o último, desde 2017, no Campus Natal - Zona Norte.

Mauro Vieira, coordenador do núcleo IFRN/Mossoró do Projeto GerAção Solidária, relata sobre a importância da realização do evento: “O projeto tem cumprido um papel fundamental para a consolidação das atividades de extensão no Campus. Temos assessorado 31 grupos produtivos de economia solidária. Nossas atividades serão sistematizadas através da publicação de um livro no dia 06 de dezembro, durante o CONGRESSOL. Trata-se do aprofundamento das ações de extensão, tendo em vista que além dos grupos assessorados, temos parcerias com organizações da sociedade civil (CF8, Rede XIQUE XIQUE), UFERSA e UERN. São ações dessa natureza que engrandecem a importância dessa instituição para a sociedade”, explica Mauro.

O objetivo do Congressol é fortalecer uma rede de estudos e debates sobre a Economia Solidária e outros temas associados como feminismo, juventudes e agroecologia, promovendo a troca de conhecimentos e o fortalecimento dos núcleos de pesquisa dentro e fora do IFRN. Outros temas também serão destaques, como transformação social, resistência política, mulheres, autonomia e feminismo, juventudes, agroecologia, articulação em rede dos empreendimentos e grupos de Ecosol, além de uma homenagem a Paul Singer e suas contribuições para a Economia Solidária no Brasil e no mundo.

Confira programação completa AQUI.

Fonte: Reitoria