Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Precisamos conversar

Grêmio desenvolve Projeto "Rodas de Conversa - Precisamos Conversar"

O objetivo é proporcionar momentos de interação entre alunos e gestores da instituição, visando possibilitar diálogos possíveis, com respostas imediatas.

Publicada em 02/03/2015 Atualizada há 1 ano

Grêmio Estudantil Valdemar dos Pássaros promove a 1ª edição da “Rodas de Conversa – Precisamos Conversar”, uma iniciativa dos organizadores do GEVP visando proporcionar momentos de interação direta entre alunos e gestores da escola.

O evento foi realizado na última semana, na Sala do GEVP, contando com a participação do Presidente do Grêmio, Matheus Sávyo, do Coordenador de Estágio, Geraldo Máximo, do Servidor do Setor de Estágio, Edilson Araújo e de vários alunos, de diversos cursos.

As discussões giraram em torno do tema “estágio”, porque esse assunto é muito importante para todos os estudantes do Campus, uma vez que a partir do 3º ano os alunos precisam começar a por em prática o que é conhecido como prática profissional.

“O grêmio funciona como uma ponte entre os alunos e os gestores da instituição. Acontece que durante esse percurso perde-se muito tempo para que as questões indagadas pelos alunos sejam respondidas ou resolvidas. Por isso, o objetivo desse programa, Rodas de Conversa, é poder reunir os alunos e a equipe gestora do Campus para conversas frente a frente, possibilitando assim um dialogo possível, com respostas imediatas”, esclarece o Presidente do Grêmio, Matheus Sávyo.

Assim sendo, com as realizações das Rodas de Conversa os alunos não precisam mais esperar muito tempo para sanarem suas dúvidas. A ideia do Grêmio é conseguir resolver os problemas e dúvidas estudantis diretamente na fonte. “Torço para que possamos reunir em nossas rodas de conversa quem está passando por problemas e quem pode solucioná-los”, frisa o Presidente do Grêmio.

A primeira edição da Rodas de Conversa foi realizada em fase experimental, as próximas edições já estão sendo esperadas com grandes expectativas por parte dos que acreditam no sucesso desse trabalho (projeto). Seus organizadores prometem trazer temáticas que interessam a todos os alunos. “Por isso, a participação dos estudantes é de suma importância. Porém, mesmo que o número de presentes nas reuniões seja pequeno a nossa ideia vai se propagar de qualquer forma, porque entendo que cada participante é um disseminador de informações, e aos poucos conseguiremos atingir cada um dos nossos ideais”, enfoca com convicção, Matheus Sávyo. A próxima edição abordará o tema: "Políticas LGBTT", no dia 3 de março, às 8h30 e no próximo dia 5, a partir das 14h30, ambas  na sala do grêmio.

Os estudantes do Campus precisam de 400 horas para se formar. Assim sendo, a prática profissional é dividida em cinco partes, isto é, em cinco pontos denominados de: estágio, projetos integradores, pesquisa, extensão e o TCC. Informamos que as monitorias entram na parte de projetos integradores e que o estágio é o meio mais procurado pelos estudantes.

Em relação à produção dos TCCs, os estudantes devem desenvolver projetos dentro ou fora da instituição, desde que sejam acompanhados por orientadores. “Ressaltamos que esses projetos têm que se encaixar no âmbito tecnológico de cada Curso”, orienta Matheus.

Quando os projetos estiverem prontos eles devem ser submetidos às bancas examinadoras para a obtenção oficial da conclusão do Curso e seus respectivos diplomas. “Os temas dos TCCs não necessariamente precisam ser inovadores, mas é sempre bom examinar uma pesquisa inovadora para aumentar o leque de opções no mercado profissional”, finaliza o Presidente.   

 Assim sendo, desejamos que as “Rodas de Conversa – Precisamos Conversar” sejam bastante proveitosas, atingindo as expectativas tanto dos seus organizadores quanto dos estudantes participantes. Uma comunidade bem informada tem a base primordial para alcançar seus ideais.