PREMIAÇÃO FEBRACE

Estudante do Campus Mossoró recebe prêmio na 17ª FEBRACE

Evento ocorreu na Universidade de São Paulo

Publicada em 27/03/2019 Atualizada há 1 ano

Aluno Jaidson Rodrigues recebendo a premiação juntamente com o professor orientador Jonas Rodrigo

O aluno Jaidson Rodrigues foi finalista na 17ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), com o projeto “Anti-Drunk”. Além disso, nesta última sexta-feira, 22 de março, recebeu, juntamente com o professor orientador Jonas Rodrigo da Silva Sousa, o “Prêmio Samsung Internet das Coisas”. A premiação é um reconhecimento da empresa Samsung, patrocinadora do evento, pela realização do projeto e tem como objetivo incentivar a continuação da pesquisa.

A feira aconteceu entre os dias 18 e 22 de março e foi promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), contando com oficinas e mostra de trabalhos sobre ciência e engenharia, áreas cada vez mais valorizadas no mercado. Dentre os projetos apresentados, estava o “Anti-Drunk”, do discente do Campus Mossoró, Jaidson Rodrigues. O “Anti-Drunk” é um dispositivo que tem por finalidade a redução de acidentes de trânsito com motoristas embriagados ao volante, por meio de sensores de álcool que são instalados em um volante e informam a presença ou a ausência da bebida alcóolica na respiração do condutor, impedindo o acionamento do veículo. Por se tratar de um bafômetro involuntário e por estar ativo a todo momento, o dispositivo pode ser usado em empresas de transportes de cargas.

Para Jaidson, receber esse reconhecimento foi “um enorme incentivo para continuar a pesquisa e incentivar novas pessoas”. Ele revela que foram quatro anos de estudo, muitas vezes pensando em desistir, mas que a vontade de contribuir para a sociedade o fez continuar. Fez ainda um agradecimento especial a um amigo, o Sr. Flávio, que, sem graduação alguma, também ajudou na produção do projeto. Por fim, reforçou que todos podem conseguir desenvolver esses trabalhos e participarem de feiras como a FEBRACE. “É só sair um pouco da sua área de conforto e pensar em ajudar ao próximo. Crie, pense, produza, faça acontecer”, ressalta ele.

Em setembro, a avaliação da comissão julgadora definirá três vencedores nacionais, que serão anunciados no dia 30 do mesmo mês. A equipe que ficar no primeiro lugar será convidada a apresentar seu projeto com os demais vencedores de países da América Latina.

Por Greyce Veneranda