ENADE

ENADE: prova acontece neste domingo e é uma exigência para a obtenção do diploma

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental será avaliado no ENADE 2019

Publicada em 22/11/2019 Atualizada há 1 ano

No dia da avaliação (22), o estudante deverá comparecer ao local definido às 12h, portando documento oficial de identificação (com foto).

Neste domingo (24), será realizado o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Os estudantes inscritos devem ficar atentos às exigências do exame e acessarem o Cartão de Confirmação da Inscrição, o qual indica o local de prova. Alunos(as) que não realizarem a prova, ficarão em situação irregular e não poderão receber o diploma de conclusão de curso.

No dia da avaliação, o estudante deverá comparecer ao local definido às 12h, portando documento oficial de identificação com foto e caneta de tinta preta, fabricada com material transparente. Não será permitida a identificação do estudante por meio de cópia de documento.

Este ano, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental será avaliado no ENADE, sendo este exame um componente obrigatório para estudantes de cursos superiores de tecnologia em Gestão ambiental com expectativa de conclusão até dezembro de 2019 ou que tenham cumprido mais de 75% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de retificações (31/08/2019). As provas serão aplicadas em 24 de novembro de 2019.

As orientações detalhadas estão no Edital Inep/Enade nº 43/2019, disponível neste link: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/edital/2019/edital_n43_04062019-enade2019.pdf

O que é o Enade?

O Enade é um exame que avalia a qualidade dos cursos de graduação do país através do desempenho dos estudantes concluintes. A prova aborda os conhecimentos adquiridos ao longo do curso em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes da graduação.

Este ano de 2019, serão avaliados os formandos nos cursos das áreas de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins; Engenharias e Arquitetura e Urbanismo; e os cursos de tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e de Segurança.

A prova conta com 10 questões de formação geral e 30 questões relacionadas à área de formação, sendo divididas em itens discursivos e de múltipla escolha. A participação no exame fica registrada no histórico escolar e é pré-requisito para a colação de grau.

O resultado do Enade 2019 será utilizado como parte do cálculo para definir o Conceito Preliminar de Cursos (CPC), indicador de qualidade que compõe a avaliação do MEC.