Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CIA PASSOCOMPASSO

Companhia artística PassocomPasso do Campus irá se apresentar no Mossoró Cidade Junina

Participarão também alunos do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP)

Publicada em 07/06/2019 Atualizada há 1 ano

Os ensaios já estão a todo vapor para a apresentação que acontecerá dia 21 de junho / Foto: Lilian Dantas.

“São João dos Meu Sonhos” é o nome da performance artística que irá abrilhantar o evento Mossoró Cidade Junina, no dia 21 de junho, no pátio da Igreja São Vicente. A apresentação é da Companhia PassocomPasso – projeto de extensão Dança Educação do Campus Mossoró – e inclui ainda a atuação dos alunos do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), em parceria da Companhia Palkko de Teatro e da Academia Mossoroense de Literatura de Cordel (AMLC​).

Através da linguagem do teatro contemporâneo, o espetáculo mostra a chegada do Circo Boi Bumbá numa cidadela do interior do Nordeste, no período dos festejos juninos, trazendo novidades e muita animação à população local. O dono do picadeiro e a trupe circense berram aos quatro cantos da cidade a chegada do circo e a alegria de trazer arte em meio à maior festa nordestina, o São João, resgatado em toda sua tradição e festividade.

A performance representa um passo valioso para o resgate da literatura de cordel, além da oportunidade de a comunidade apreciar a riqueza e a expressividade da cultura nordestina. Significa contato com o passado, com a memória do saber tradicional, do conto poético e da linguagem de fácil compreensão, observada na construção das rimas e versos. A produção de todo esse trabalho é do diretor Antônio Roberto de Oliveira Vitor e da equipe organizadora formada por Edilson Nery (Produtor), Gualter Alencar (Produtor), Karisa Pinheiro (Professora orientadora), Bruno Ferreira (Bolsista) e Thiago Ferreira (Bolsista).

O Mossoró Cidade Junina é um evento que acontece anualmente no Corredor Cultural, durante todo o mês de junho. Reúne mais de um milhão de pessoas durante os dias de festa, sendo, por isso, considerado a terceira maior festa de São João do país. Entre as atrações do evento, estão shows com grandes artistas nacionais, festivais de humor, quadrilha e comidas típicas. 

 

Por Greyce Kelly