SEMANA DE AMBIENTE - 2014

Campus Promove 14º Edição da Semana de Meio Ambiente

Publicada em 02/09/2014 Atualizada há 1 ano

A Semana de Meio Ambiente – 2014 teve início no dia 26 e foi até o dia 29. O evento contou com a participação de vários palestrantes, todos eles organizaram suas palestras levando em consideração o foco principal do Evento, os resíduos sólidos. “Eu agradeço muito por ter tido a oportunidade de organizar este evento, espero que todos tenham gostado, para mim a Semana de Meio Ambiente deste ano foi além das expectativas”, explica a Coordenadora do Curso de Gestão Ambiental, Michele Asley.

A Semana de Meio Ambiente – 2014 foi desenvolvida em conjunto, isto é, pensada em comum acordo entre a coordenação e os alunos do Curso de Gestão Ambiental. Constantemente eles se reuniam e planejavam cada detalhe do Evento nos mínimos detalhes, até o tema ‘Na trilha de uma gestão sustentável para os resíduos sólidos’ foi escolhido em equipe. “Eu pedi para todos os alunos sugestões de temas e eles trouxeram, nós debatemos e acabamos escolhendo o tema acima, ele é sugestão da professora Socorro. Ela esclarece que nós vivemos em busca da gestão sustentável, é uma trilha que nunca acaba”, enfoca Michele Asley.

Dentre os palestrantes do Evento, destacamos o Profº Ms Jonas de Oliveira e Edilson dos Santos. Este palestrou sobre o ‘Projeto Campus Verde e a Realidade Ambiental,’ e o primeiro, sobre a ‘Destinação Final das Embalagens Vazias de Agrotóxico’. “No Rio Grande do Norte só temos um posto de coleta para essas embalagens, fica em Mossoró. Mas, nem todas as empresas que usam esse produto estão afiliadas a essa associação, esclarece o Professor. Jonas de Oliveira, explica ainda que quando um consumidor de agrotóxico devolve suas embalagens, o comerciante tem o dever de lhe entregar um certificado constando a quantidade que foi devolvida. Cuidar do meio ambiente é dever de todos, em 100 anos o homem tem provocado uma vasta destruição no planeta.

A Semana de Meio Ambiente veio com o propósito de conscientizar cada cidadão que foi atingido pelos ensinamentos transmitidos ao longo da semana. “Um evento como esse é de suma importância, porque vivemos a semana de meio ambiente todos os dias, isto é, suas práticas e preceitos. Isso faz parte de um processo que temos de cultivar, por isso a importância de conscientizar as pessoas deve ser colocada em prática todos os dias, orienta Edilson dos Santos. O palestrante faz respaldo que os ensinamentos transmitidos no evento devem ser colocados em prática dentro da Instituição de ensino e lá fora também.

Maria da Conceição Souza explica que a realização do Evento foi muito produtiva e proveitosa, ela faz pós-graduação na área de Meio Ambiente e tinha dois trabalhos acadêmicos para fazer, com a explanação das palestras ela obteve conhecimentos capazes de auxiliá-la na conclusão deles. “Eu praticamente fiz meus trabalhos aqui, nas palestras. Quando chegava em casa, eu apenas desenvolvia algumas ideias em cima daquilo que era explicado pelos excelentes profissionais nas apresentações”.

Os alunos do Curso de Meio Ambiente que estavam a frente das organizações da 14º Edição da Semana de Meio Ambiente compõem as turmas do 4º período, noturno, e as do 2º, matutino. O evento contou com o apoio das turmas de Saneamento, através da “Feira Troca Troca e do Projeto Reviver”. Os alunos de Biologia do Campus também cooperaram fazendo exposições usando maquetes feitas de materiais recicláveis, dentre outras.

De acordo com a aluna Antônia Priscila da Silva, a Semana de Meio Ambiente – 2014 atingiu todas as expectativas, várias pessoas de outras cidades e instituições estiveram presentes no decorrer da programação. “O evento em si foi um sucesso, foi muito proveitoso porque o conhecimento transmitido ao longo de apenas uma semana nós levaríamos muito tempo para vermos em sala de aula”, enfoca a aluna.

As oficinas realizadas ao longo da programação da Semana de Meio Ambiente – 2014 merecem ser destacadas, pois elas foram um sucesso de criatividade e talento. Não era difícil encontrar um participante empolgado, todos participavam atenciosamente das explicações e desenvolviam com êxito suas artes. Todos os materiais usados nos trabalhos artísticos das oficinas foram cedidos pelo Campus.  O aluno Arthur Campelo explica que esse trabalho foi muito produtivo, porque “as oficinas deram um impacto muito forte na programação do Evento, todos estão adorando. Possivelmente, nós, os alunos de Gestão Ambiental, vamos ministrar essas mesmas oficinas em outros Campis do IFRN, em breve”, diz empolgado.

De acordo com a aluna de Gestão Ambiental, Patrícia Silva, as oficinas proporcionaram uma interação positiva entre os participantes, assim como as palestras. “Nos corredores da escola, nas palestras e nas próprias oficinas nós ouvimos falar o quanto os participantes do evento estavam realizados, acredito que esta Semana de Meio Ambiente - 2014 foi além das nossas expectativas”, fala entusiasmada. “Desejo que as próximas sejam tão produtivas como a deste ano, complementa Arthur Campelo.

A Coordenadora encerra fazendo múltiplos agradecimentos. “Aproveito para agradecer a todos os que nos apoiaram fortemente ao longo da Semana de Meio Ambiente – 2014. O que não faltam são agradecimentos, por isso vou citar alguns: as funcionárias que servem água, o pessoal da portaria interna, a equipe da manutenção, os alunos dos cursos de Saneamento, Informática, Edificações e Biologia, a equipe de Comunicação Social e Eventos, pelo apoio. E, especialmente, os meus amados alunos de Gestão Ambiental, informo que eles estavam a frente de tudo, se doaram de corpo e alma, deram o melhor de si, parabéns! Do porteiro a direção-geral do Campus tivemos apoio, recebam o meu obrigada, finaliza Michele Asley.

Confira as fotos da visita ao Lar da Criança