Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Dia do Técnico

Campus presta homenagem aos Profissionais Técnicos de Nível Médio

No dia 23 de setembro é comemorado o dia dos Técnicos de Nível Médio. Os profissionais que oferecem mão de obra qualificada, uma característica comprovada pelo mercado e indústrias.

Publicada em 23/09/2015 Atualizada há 1 ano

O IFRN – Campus Mossoró, por meio do Diretor-Geral, Jailton Barbosa dos Santos, do Diretor Acadêmico, Hélio Henrique Cunha Pinheiro, Docentes e Técnico-administrativos, tem a satisfação, neste dia 23 de setembro, de parabenizar os Profissionais Técnicos de Nível Médio. Pois, o referido dia foi escolhido para homenagear esses importantes profissionais que a cada ano conquistam mais e mais espaço no mercado de trabalho, demonstrando credibilidade através da realização das funções que lhes são atribuídas com ousadia, perseverança e determinação.

Os Profissionais Técnicos de Nível Médio oferecem mão de obra qualificada, uma característica comprovada pelo mercado de trabalho e as indústrias. Tais profissionais representam os termômetros das economias em crescimento, por isso eles têm se destacado e conquistado mais confiança em todo país.

Os resultados de todo esse avanço são os cursos profissionalizantes de nível médio preencherem as vagas que o mercado busca com profissionais que trazem em seus currículos conhecimento, compromisso, sabedoria e eficiência. Dessa forma, o dia do técnico deve ser lembrado com respeito e reverência, pois ele é símbolo do avanço profissional brasileiro.

“Neste dia 23, comemoramos o Dia do Técnico Industrial e Edificações de Nível Médio, destacamos a importância da existência desses profissionais para o mundo do trabalho e para a realidade prática da vida moderna em sociedade. É importante ressaltarmos que o crescimento da classe média no Brasil traz consigo um novo profissionalismo, nesse contexto o profissional técnico tem uma posição de destaque, justamente, nas profissões demandadas pelos nichos específicos do atual mercado de trabalho”, felicita o Diretor-Geral, Jaiton Barbosa.

O ensino técnico no Brasil tem mudado a realidade e o destino profissional de muitos jovens, tanto homens quanto mulheres, que encontram nessa categoria de aprendizado a oportunidade de se encaixarem no mercado de trabalho de forma digna e qualificada. “Eu prestei concurso para a Petrobras após terminar o curso técnico, visando a vaga de "técnico de operação". Este cargo abrange alguns cursos técnicos, inclusive Eletrotécnica. Ingressei nessa empresa em 2010 e trabalho nela até hoje”, frisa Jéssica Soares, ex-aluna do Curso Técnico em Eletrotécnica, no Campus Mossoró. “O aprendizado que obtive no CEFET/IFRN foi um divisor de águas em minha vida”, acrescenta Jéssica.

De acordo com o Diretor do Campus, Jailton Barbosa, duas funções podem ser atribuídas aos cursos técnicos de nível médio no Brasil, a primeira objetiva dar sentido ao Ensino Médio chamado propedêutico e a segunda tem como finalidade a iniciação de jovens em uma dada profissão, cuja continuidade é ampliada, se não for por todos, é pela maior parte deles, no Ensino Superior.

A oportunidade de fazer um curso técnico foi útil ao abrir portas para a carreira profissional do ex-estudante, do Curso Técnico em Mecânica, Clóvis Araújo. “Com certeza, na época em que ingressei no curso, eu não estava certo sobre que rumo profissional iria seguir, daí então, o curso técnico ampliou significativamente as oportunidades de trabalho, bem como estágios, empregos e concursos para mim”, enfoca Clóvis Araújo, ele é Técnico de Operação Pleno, na Petrobras.

“O número de Instituições de educação profissional com oferta de Cursos Técnicos tem crescido muito nos últimos 10 anos, no Brasil. A quantidade de profissionais diplomados também, nesta lógica essa expansão tem permitido uma grande variedade de cursos técnicos de nível médio, mas ainda estamos muito longe de alcançarmos os indicadores de oferta, conclusão e qualidade obtidos pelos países desenvolvidos”, reflete o Diretor-Geral. No entanto, a luta e a perseverança continuam na confiança de que a área técnica poderá mudar a realidade profissional desse país.

O Diretor Acadêmico e Professor do Curso Técnico em Eletrotécnica, Hélio Henrique, contribui para a formação dos técnicos do Campus Mossoró, há 12 anos. Consciente da importância deste dia, ele felicita os profissionais: “Os técnicos devem se orgulhar cada vez mais da profissão, porque essa é uma área que está cada vez mais em ascensão em nosso país. De uns anos para cá se tem investido muito nesses profissionais, valorizando-os, pois eles têm especificidades próprias, isto é, situações próprias de atuação em várias áreas. Os técnicos são profissionais essenciais ao mercado, devido eles serem um intermédio entre a mão de obra básica e a de ensino superior qualificada”, explica o Diretor.

Há 20 anos o Campus Mossoró forma profissionais-técnicos-cidadãos capazes de atuarem no mercado de forma qualificada e eficiente. Um trabalho prestado à sociedade local que tem sido reconhecido através da vasta ocupação de seus ex-alunos no mercado de trabalho. “Esse resultado nós podemos perceber no dia a dia através da empregabilidade dos nossos alunos, eles têm conquistado oportunidades de empregos qualificados que só os cursos técnicos podem proporcioná-los. Na verdade, essa é uma questão de formação que eles têm para o mundo, isso mesmo, para o mundo, pois sua formação não é só para o mercado de trabalho básico. Percebemos, claramente, essa afirmação quando encontramos nossos ex-alunos, eles sempre têm histórias positivas para contar-nos, explicita Hélio Henrique. O Diretor finaliza acrescentando: “Me sinto orgulhoso pela oportunidade que tenho em poder contribuir, de alguma forma, para o sucesso desse quadro de profissionais que são destaques no mercado de trabalho”.

Pesquisas indicam que o Profissional Técnico está cada vez mais necessário no mercado de trabalho, nos próximos dois anos a indústria irá precisar de aproximadamente 7,2 milhões de trabalhadores de nível técnico. Toda essa valorização comprova a importância que o mercado está dando aos profissionais com esse perfil de qualificação. Esses avanços são reflexos dos investimentos que as escolas técnicas têm proporcionado aos técnicos, proporcionando-lhes, diariamente, conhecimentos técnicos e formação focada em áreas específicas, além de contar com uma grade curricular focada na prática e na qualificação.

“No Brasil, em que a educação tem se pautado cada vez mais na lógica de aproximação com o mundo do trabalho, os profissionais técnicos têm se beneficiado cada vez mais. Parabenizo todos(as) os PROFISSIONAIS TÉCNICOS e TÉCNICAS de Nível Médio, em especial, aqueles(as) formados(as) pelo IFRN - Campus Mossoró”, finaliza o Diretor-Geral, Jailton Barbosa. “Sou muito, muito, grato a esta Instituição pelos ensinamentos que ela me proporcionou, tanto na área pessoal quanto na profissional”, reconhece Clóvis Araújo.

Os alunos e ex-alunos dos Institutos Federais são destaques profissionais em todo país e fora dele também. São profissionais que juntaram a oportunidade de estudar com a vontade de crescer profissionalmente. Encerramos esta matéria, que visa prestar homenagem aos Profissionais Técnicos de Nível Médio, neste dia 23 de setembro, no clima de felicitações. Nossos entrevistados, também Profissionais Técnicos, deixam suas mensagens: “O curso técnico é a melhor forma de se inserir no mercado de trabalho. Por isso, os técnicos devem se empenhar cada vez mais, pois as recompensas virão com o tempo. Quando você se identifica com a área em que atua ou irá atuar tudo se torna mais prazeroso,” diz Clóvis Araújo. “Os técnicos devem sempre se capacitar, o mercado é muito dinâmico e exige que o profissional esteja sempre se atualizando”, frisa Jéssica Soares.

Desejamos a todos da área um Feliz Dia do Técnico, que vocês sejam o reflexo da excelência profissional qualificada que o mercado idealiza. A força de trabalho que este país precisa para avançar e se tornar mais justo para todos. Todos juntos por um país melhor.

De acordo com a Lei Nº 5.296, de 13 de fevereiro de 2014, o dia 23 de setembro fica destinado como o dia comemorativo ao Técnico de Nível Médio, esta data está instituída no calendário oficial do Distrito Federal. (Autoria do Projeto: Deputado Rôney Nemer).

Em síntese, os Institutos Federais têm por finalidades e características ofertar educação profissional e tecnológica em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional. Bem como desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais. Também objetivam promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infraestrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão.

Os Institutos Federais visam orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito de atuação do Instituto Federal, para constituir-se em centro de excelência na oferta do ensino de ciências, em geral, e de ciências aplicadas, em particular, estimulando o desenvolvimento de espírito crítico, voltado à investigação empírica.

Objetivando qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino, para desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica e realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico, para, enfim, promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente as voltadas à preservação do meio ambiente.

 Fontes: Jailton Barbosa, Hélio Henrique, Clóvis Araújo, Jéssica Soares, Lei 11.892 – dos Institutos Federais