Sarau QUinta das Artes

Campus Mossoró recebe a última parada do evento Sarau Quinta das Artes 2019

Evento multicultural é gratuito e acontece durante os períodos matutino e vespertino

Publicada em 09/09/2019 Atualizada há 1 ano

O Sarau Quinta das Artes tem o objetivo de promover as artes integradas (plásticas, audiovisual, teatro, literatura, dança e música) no ambiente das instituições públicas de ensino.

O Sarau Quinta das Artes terá sua última edição de 2019 sediada no Campus Mossoró. O evento é gratuito e busca despertar o interesse da comunidade em geral pela cultura, literatura e artes, fortalecendo a identidade local e desenvolvendo a consciência crítica. Ocorrerá dia 12 de setembro, na sala de projeções III, durante os períodos matutino de 10h30 às 12h e vespertino, a partir das 14h.

Programação

Pela manhã, acontecerá um bate-papo entre cinco escritores potiguares: Ana Cláudia Trigueiro, João Andrade, José de Castro, Junior Dalberto e Leocy Saraiva. Antes do bate-papo, haverá uma homenagem aos professores de língua portuguesa da instituição e aos alunos participantes da Olímpiada de Língua Portuguesa 2019.

No período da tarde, às 14 horas, horário oficial de início do Sarau, junta-se ao time de escritores, e demais artistas, o poeta cordelista mossoroense Antônio Francisco, que será homenageado pelos 70 anos de vida, pela militância na literatura de cordel e ainda brindará o público com um recital.

Após a homenagem, a programação segue com a exposição “Cidades” do artista plástico Anchieta Rolim, montada no hall de entrada do auditório do IFRN; a projeção do curta-metragem “Sêo Inácio (ou O Cinema do Imaginário) ”, de Hélio Ronyvon; o monólogo “Ventre de Ostra”, pela atriz Luana Vencerlau; o solo “Fragmentação”, da bailarina Rozeane Oliveira, além do pocket show “Zarabatana”, pelo músico Zé Martins e Banda Fibra de Coco.

O Sarau contará com a presença de escolas municipais e estaduais de Mossoró, além de alunos do IFRN. O evento circulou até o momento nas unidades do IFRN em Natal, Canguaretama, São Gonçalo do Amarante, Santa Cruz e Currais Novos, encerrando em Mossoró. Nesta etapa, fará uma importante doação de livros de escritores potiguares para a biblioteca do IFRN. O acesso é gratuito.

Conheça o evento multicultural

A filosofia do Sarau aponta para a promoção das artes integradas (plásticas, audiovisual, teatro, literatura, dança e música) no ambiente das instituições públicas de ensino, notadamente nos IFRNs das cidades selecionadas, além de encontros de pessoas (professores, estudantes e comunidade em geral), que desejam dialogar, conhecer e compartilhar as diversas manifestações artísticas apresentadas.

Na percepção da idealizadora do Sarau, Carla Alves, o evento desperta o interesse do alunado pela cultura, literatura e artes, fortalecendo a identidade local e desenvolvendo a consciência crítica. “É impressionante o nível de interesse dos estudantes. Para nós tem sido gratificante levar o melhor da produção cultural ao conhecimento dos jovens que não residem na capital. E o resultado tem sido bastante satisfatório. Estamos atingindo o objetivo de difundir a boa cultura no nosso Estado”, afirma Carla Alves.

Habilitado pela Lei Câmara Cascudo, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Fundação José Augusto (FJA), o projeto Sarau Quinta das Artes tem o patrocínio da Cosern e Instituto Neoenergia. Conta, ainda, com a parceria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Associação das Escolas Federais Industriais e Técnicas do Rio Grande do Norte (Assefit/RN), e o apoio da Servgráfica.

Confira a programação: