Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Mulheres Mil

Campus Mossoró promove Aula Inaugural do Programa Mulheres Mil

Programa inicia com os cursos de Camareira e Auxiliar Administrativo.

Publicada em 07/06/2014 Atualizada há 1 ano

As aulas do Programa Mulheres Mil/PRONATEC-Bolsa Formação foram iniciadas na quinta-feira (5), às 14h, no auditório do Campus Mossoró com uma Aula Inaugural ministrada pela Cientista Social, Isolda Dantas Pambplona. O tema da aula foi “As Mulheres e a construção da igualdade no mercado de trabalho”. De acordo com Coordenadora do PRONATEC, Lúcia Lima, esta é a primeira vez que o campus realiza este Projeto. 

O Programa Mulheres Mil tem por objetivo promover a formação profissional e tecnológica de mulheres desfavorecidas das regiões Nordeste e Norte. A meta é garantir o acesso à educação profissional e a elevação da escolaridade, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.

Segundo a cientista social, Isolda Dantas, tem havido um avanço de conquista das mulheres em relação às oportunidades de estudo e ao ingresso delas no mercado de trabalho. “Mas, esse avanço precisa andar mais rápido, porque ainda temos mulheres que morrem vítimas de violência doméstica, mulheres que perdem a oportunidade de trabalhar ou estudar, porque são impedidas por seus companheiros ou simplesmente, porque são mães e não têm apoio.”

O Vice-Prefeito, Prof. Luiz Carlos, que participou do evento representando a Prefeitura Municipal de Mossoró, parceira do programa, explicou que este Projeto é desenvolvido em parceria com o Governo Federal, a Prefeitura Municipal de Mossoró e o IFRN – Campus Mossoró. “Nós parabenizamos a atitude do Campus, a Prefeitura como parceira tem imenso prazer em apoiá-lo. Trazer novos programas, participar de projetos do Governo Federal que possam fazer avançar o direito à cidadania de homens e mulheres é nosso objetivo”. Prof. Luiz Carlos, explicou ainda que “o Projeto Mulheres Mil é um passo que o Estado Brasileiro dá em relação às mulheres, para resgatar a dívida social com as mulheres”. E, conclui, “estamos fazendo justiça a elas, dessa forma, fica aqui os nossos parabéns em nome do Prefeito, Francisco José Júnior e de toda a equipe da Prefeitura Municipal de Mossoró paraas 100 mulheres inscritas neste Projeto”.   

De acordo com Isolda Dantas, “quando o Estado promove cursos da natureza do Programa Mulheres Mil, Ele está contribuindo para erradicar a desigualdade social entre homens e mulheres, porque são através dessas ações que se confirmam a existência da desigualdade social entre os gêneros”. E, acrescentou, “essas ações são para reduzir ou atuar nessa desigualdade"." Eu, a partir do Feminismo digo que, o mundo tem se transformado e o Estado tem contribuído para isso, mas precisamos avançar”, concluiu a palestrante.

Para a Coordenadora do PRONATEC, Lúcia Lima, o Programa Mulheres Mil acontece sob a perspectiva de “resgatar a dignidade das Mulheres, para elas poderem exercer a plenitude da cidadania e se inserirem ou reinserirem no mercado de trabalho de forma mais capacitada, esta oportunidade é uma porta para elas”. E, concluiu: “tenho esperança de podermos viver num país melhor, numa sociedade mais justa e mais humana para todos, que possamos sonhar e realizar”.

O Programa Mulheres Mil é uma das ações financiadas pelo PRONATEC – BOLSA FORMAÇÃO. Ele é estruturado em três eixos – educação, cidadania e desenvolvimento sustentável. Com o intuito de possibilitar a inclusão social das mulheres e de melhorar a qualidade de vida delas.

Mais informações acesse: http://mulheresmil.mec.gov.br/

Participaram do Evento o Diretor-Geral do Campus Mossoró, Prof. Jailton Barbosa dos Santos, a Pró-Reitora de Extensão do IFRN, Profa. Régia Lúcia Lopes (representando o Magnífico Reitor, Prof. Belchior de Oliveira Rocha), as Coordenadoras do Programa Mulheres Mil, Profa. Francisca Torres (Francineide) e Profa. Socorro Paulino, a Coordenadora do PRONATEC no Campus Mossoró, Profa. Lúcia Lima, o Vice-Prefeito de Mossoró, Prof. Luiz Carlos, a Diretora Executiva da Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude, Senhora Lenilce Machado, a representante o Poeta Antônio Francisco, a Palestrante Isolda Dantas, o Músico, Profº Ronildo Freire, a Cantora e aluna do Campus, Laiane Gomes e a comunidade acadêmica,