aquisições

Campus Mossoró adquire novas máquinas de solda

A aquisição irá beneficiar a prática dos alunos no laboratório de soldagem.

Publicada em 17/01/2014 Atualizada há 1 ano

O Campus Mossoró adquiriu recentemente, com recursos institucionais, duas máquinas de solda, que utilizam o processo de soldagem MIG/MAG e TIG. As aquisições fazem parte da moderzinação das instalações do  laboratório de soldagem, elevando assim o nível de qualidade da prática dos alunos.

Trata-se de um processo muito flexível que proporciona soldagens de qualidade com grande produtividade, principalmente quando comparado com processos manuais como eletrodos revestidos. O processo ficou caracterizado no mercado como MIG/MAG, ou seja, MIG (metal inert gas), quando o gás de proteção utilizado para proteção da poça de fusão é inerte, ou MAG (metal active gas), quando o gás de proteção da poça de fusão é ativo.

A soldagem TIG produz uma solda limpa e de alta qualidade. Como não é gerada escória, a chance de inclusão da mesma no metal de solda é eliminada, e a solda não necessita de limpeza no final do processo.

Pode ser usada para quase todos os metais e o processo pode ser manual ou automático. A soldagem TIG é largamente utilizada para solda com alumínio e com ligas de aço inoxidável onde a integridade da solda é de extrema importância. É também utilizada para juntas de alta qualidade em indústrias nucleares, químicas, aeronáuticas e de alimentos.