Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

DESENVOLVIMENTO

CAMPUS MACAU E LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS DEFINEM AÇÕES PARA GERAÇÃO DE RENDA LOCAL

A reunião realizou-se na sede do projeto Nosso Barco, localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual (RDS) Ponta do Tubarão.

Publicada em 03/02/2016 Atualizada há 1 ano

A expansão dos Institutos Federais foi idealizada para desenvolver as potencialidades locais através das atividades de ensino, pesquisa e extensão. No critério potencialidade, a Costa Branca é uma região privilegiada: petróleo, pescado, sal e belezas naturais, destaque para a Reserva Ponta do Tubarão.

A RDS está localizada nos municípios de Macau e Guamaré litoral setentrional do RN e objetiva resguardar o modo de vida tradicional, assegurar atividades baseadas em sistema sustentável de exploração de recursos naturais e adaptadas às condições ecológicas locais e que desempenham papel fundamental na proteção da natureza e na manutenção da diversidade biológica. Sua territorialidade conta com quase 13 mil hectares de extensão.

Imbuídos para preservação de cenário, os servidores André Alcântara, Artur Leão, Hugo Brito e o Diretor Geral, Varelio Gomes constituíram a equipe do Campus Macau, a qual reuniu-se junto às lideranças locais para discutir e propor plano de ação para a valorização do artesanato, trilhas ecológicas e a reativação da cooperativa de pescados, a qual utilizava a sardinha como produto principal.

 

Dentre as ações firmadas na ocasião, acertou-se a produção de hambúrgueres, quibe, patê de sardinha e tradicional sardinha na pressão para serem degustadas pelos participantes da V Expotec, a qual acontecerá nos dias 29/01, 01e 02/03.  Assim como, o agendamento com artesãs para discutir estratégias de produção e comercialização e o levantamento  legal da cooperativa, são algumas delas.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas