Você está aqui: Página Inicial / Campi / Macau / Notícias

Notícias

Campus Macau realiza II Semana da Biologia

O evento ocorrerá entre os dias 02 e 04 de setembro de 2019

Entre os dias 02 e 04 de setembro de 2019, em comemoração aos 10 anos de funcionamento do Campus Macau do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e dos 10 anos do curso de Licenciatura em Biologia, realizar-se-á II SEMANA DA BIOLOGIA

O evento acadêmico-científico tem o objetivo de divulgar as ações e os impactos na região da Costa Branca Potiguar do curso superior de Licenciatura em Biologia. A programação do evento contará com diversas atividades incluído palestras, oficinas e mesas redondas versando sobre temas relacionados ao ensino e à pesquisa aplicada em Biologia. O evento é destinado essencialmente a estudantes e professores das ciências biológicas e áreas afins. 

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas entre 23 de agosto e 02 de setembro exclusivamente através de formulário eletrônico. Nele você poderá escolher as oficinas que prioritariamente deseja participar.

O evento terá um número máximo de 150 inscritos. Uma vez atingido esse número, as inscrições serão encerradas.

Contamos com sua participação!

Formulário para inscrição

Programação da II Semana da Biologia


Campus Macau realiza II Semana da Biologia
Imagem atual JPEG image — 212 KB


Evento

Biologia, Licenciatura, 10 anos, IFRN, Campus Macau

Ensino, Pesquisa

Ações do documento

Oferta de vagas para Curso de Formação Inicial e Continuada – FIC

As inscrições serão efetuadas no período de 21 a 23 de agosto de 2019, na Recepção do IFRN

A Direção Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Campus Macau, usando de suas atribuições legais e normativas, faz saber aos interessados que estarão abertas, as inscrições de candidatos que pleiteiam vagas para os Cursos de Formação Inicial e Continuada-FIC, com realização no segundo semestre letivo de 2019, no período de 21 a 23 de agosto de 2019, conforme o número de vagas e cursos relacionados no edital.

DAS INSCRIÇÕES

 1) As inscrições serão efetuadas no período de 21 a 23 de agosto de 2019, na Recepção do IFRN – Campus Macau, localizado à Rua das Margaridas, nº300, COHAB, Macau/RN, CEP: 59500-000, no horário das 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:00. 

2) Poderão se inscrever os interessados que se enquadrem no público alvo e requisitos apresentados no quadro 1. 

3) Os interessados deverão ter em mãos os documentos abaixo para se inscrever 

  • - RG (Original e cópia); 
  • - CPF (Original e cópia); - Comprovante de residência (Original e cópia); e
  •  - Uma foto 3x4. Realizada a inscrição o candidato deverá apresentar no primeiro dia de aula no local informado no Quadro 1 deste Edital. Será automaticamente desligado do processo, a qualquer tempo, o candidato que apresentar informações comprovadamente falsas. 

4) Será considerado desistente o participante matriculado que faltar as duas primeiras semanas do curso.

Para mais informações acesse os links abaixo:

Edital Nº. 24/2019 - DG/MC

Retificação 1


Oferta de vagas para Curso de Formação Inicial e Continuada – FIC
Imagem atual JPEG image — 15 KB


CURSO FIC

IFRN Macau ; campus macau ; fic

Ensino

Ações do documento

IFRN campus Macau realiza palestra sobre "Saúde na terceira idade"

O evento foi realizado nesta última quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Na última quarta-feira, dia 14 de agosto de 2019, às 16:30h, foi realizado uma palestra: "Saúde na terceira idade", proferida pelo médico psiquiatra Franswel Moura. Essa ação de extensão pertencente ao Projeto Movimente buscou aproximar a escola e a comunidade, por meio do conhecimento da saúde do corpo e do bem estar social.


IFRN campus Macau realiza palestra sobre "Saúde na terceira idade"
Imagem atual JPEG image — 90 KB


EXTENSÃO

IFRN Macau ; campus ; extensão

Extensão

Ações do documento

Divulgado Edital para participação de discentes do Curso de Licenciatura em Biologia em eventos acadêmico-científicos e tecnológicos

As inscrições serão realizadas nos dias 12 e 13 de agosto de 2019

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte IFRN - Campus Macau, através da Direção acadêmica e Coordenação do Curso de Licenciatura em Biologia, torna público o presente Edital, para fomentar à participação de discentes do Curso de Licenciatura em Biologia do IFRN – Campus Macau em eventos acadêmico-científicos e tecnológicos, no Brasil ou exterior.

DAS INSCRIÇÕES

Os discentes interessados devem entregar o formulário de inscrição, devidamente preenchido conforme Anexo I, na Coordenação do Curso de Licenciatura em Biologia, juntamente com os documentos comprobatórios para análise de pontuação, conforme tabela 1 (certificados e/ou declarações) e página do histórico escolar contendo a informação do índice de rendimento acadêmico (IRA) , a partir das 10 horas do dia 12 de agosto de 2019, até às 18 horas do dia 13 de agosto de 2019.

Só serão aceitas inscrições presenciais e no horário de funcionamento da Coordenação do Curso de Licenciatura em Biologia.

Todas as inscrições deverão conter no formulário de inscrição, as informações previstas dos eventos (local, data, valor de passagens, nome e áreas de interesse do evento.

Para mais informações acesse os links abaixo:

Edita interno Nº. 03/2019 - DIAC/DG/MC/IFRN

Edita interno Nº. 03/2019 - Retificação 01 


Divulgado Edital para participação de discentes do Curso de Licenciatura em Biologia em eventos acadêmico-científicos e tecnológicos
Imagem atual JPEG image — 101 KB


Edital

Biologia. Discentes, Participação em eventos, IFRN, Campus Macau

Ensino, Pesquisa

Ações do documento

Está aberto o período para renovação de matrículas para o semestre 2019.2

A renovação de matrículas ocorrerá entre os dias 03 e 07 de agosto de 2019

A Secretaria Acadêmica do Campus Macau, (SEAC/MC), informa que a renovação de matrículas, do período letivo 2019.2, para os Cursos Subsequentes em Recursos Pesqueiros e Química, Licenciatura em Biologia e Especialização em Ensino de Ciência Naturais e Matemática e para o Curso em Recursos Pesqueiros Integrado EJA, ocorrerá no período de 03 a 08 de agosto de 2019, e será realizado exclusivamente através do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).


Está aberto o período para renovação de matrículas para o semestre 2019.2
Imagem atual PNG image — 40 KB


ENSINO

Renovação, Matrículas, 2019.2

Ensino

Ações do documento

IFRN promove aulões preparatórios para o ENEM 2019

A 2ª edição do projeto Aulas para o Enem, do IFRN Campus Macau, terá início a partir do dia 21 de agosto de 2019

A 2ª edição do projeto Aulas para o ENEM, do IFRN Campus Macau, terá início no dia 21 de agosto e terá sua conclusão em 7 de novembro. Os encontros ocorrerão semanalmente no auditório do Campus, das 19h às 22h, tendo como público alvo os alunos dos terceiros e quartos anos, e também estará aberto à comunidade.

Os Aulões contam com a equipe de professores do IFRN Campus Macau que trabalham enfocando as competências e habilidades para o exame que será aplicado em dois domingos (3 e 10 de novembro).

O projeto visa auxiliar no desenvolvimento de competências e habilidades conforme matriz de referência do ENEM. Essa iniciativa só vem a somar com as atividades já realizadas no instituto e até hoje vem alcançando resultados satisfatórios.

Este projeto será desenvolvido com o empenho dos nossos professores e técnicos administrativos, que possuem grande experiência e sempre se mostram motivados em participar.

 

Acesse o calendário de aulas clicando aqui


IFRN promove aulões preparatórios para o ENEM 2019
Imagem atual JPEG image — 371 KB


ENEM 2019

ENEM 2019, Aulões, IFRN, Campus Macau

Ensino, Extensão

Ações do documento

Prorrogado o prazo para submissão de artigos e projetos

Estudantes e servidores podem enviar seus trabalhos até o dia 4 de agosto

A comissão organizadora da V Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex) prorrogou até o dia 4 de agosto o prazo para submissão de artigos e projetos. Estudantes, servidores e pesquisadores externos podem enviar suas propostas para:

XV Congresso de Iniciação Científica (Congic)

VII Mostra Tecnológica

VII Simpósio de Extensão

As submissões são realizadas através do site do evento. As normas para envio também podem ser conferidas no site. O resultado dos trabalhos aprovados deve ser publicado no dia 26 de agosto. A Mostra Tecnológica recebe trabalhos que apresentam resultados de inovação tecnológica. Para o Congic, são submetidos artigos que relatem desenvolvimento de pesquisas científicas. O Simpósio de Extensão é uma mostra de trabalhos no âmbito da Extensão, dimensão responsável pela aplicação de projetos e cursos à sociedade.

Em breve, será divulgado o período para inscrição na Olimpíada de Robótica, Mostra Coletiva de Arte e I Aprender, espaço reservado para realização de palestras, oficinas e minicursos.

A Secitex 2019 acontece de 16 a 18 de outubro, na Estação das Artes, em Mossoró, organizada pelo Campus localizado na cidade.  O evento ainda conta com uma vasta programação cultural, com teatro, música, cinema e fotografia, o que será apresentado no Teatro Dix-Huit Rosado, também em Mossoró. Nesta edição, o tema da Secitex é “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável.

ACESSE

Secitex 2019


Prorrogado o prazo para submissão de artigos e projetos
Imagem atual PNG image — 32 KB


SECITEX 2019

Secitex 2019 , Inscrições , Submissões

Ensino, Servidores

Ações do documento

IFRN realiza chamada pública para captação de recursos para Secitex 2019

Empresas públicas e privadas podem se inscrever até o dia 13 de agosto

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFRN (Prodes) publicou nesta sexta (12) o Edital 1/2019, referente à captação de recursos para a realização da V Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex). Empresas públicas e privadas podem se inscrever, no período de 12 de julho a 13 de agosto de 2019, a fim de patrocinar o evento. As inscrições devem ser realizadas de forma digital, através do envio dos documentos solicitados pelo Edital para o email patrocinio.secitex@ifrn.edu.br.

São estipuladas 8 cotas de patrocínio. Cada uma delas dá o direito de as empresas terem suas marcas vinculadas a espaços e materiais de divulgação do evento conforme oAnexo II - Plano de divulgação. O patrocínio deve ser através da entrega dos itens e serviços estipulados no Anexo III - Descrição das cotas, sendo proibido ao IFRN receber recursos da empresa patrocinadora.

A SECITEX

A Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex) é o maior evento científico e cultural do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A edição deste ano acontece de 16 a 18 de outubro na Estação de Artes de Mossoró, com organização do Campus Mossoró. O evento é formado por outros sete: Congic, Mostra Tecnológica, Prêmio de Empreendedorismo Inovador, Simpósio de Extensão, Olimpíada de Robótica, Mostra Coletiva de Arte e Aprender.

Nos primeiros quatro anos, a Secitex soma cerca de 15 mil participantes inscritos e mais de 4 mil projetos de ciência, tecnologia, cultura e empreendedorismo recebidos. Neste ano, a previsão é que o evento ultrapasse os 15 mil no número de visitantes, uma vez que serão 3 dias de programação aberta ao público, no maior espaço de realização de eventos de Mossoró, segunda maior cidade do estado.

O tema do evento deste ano é “Bioeconomia, diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”, o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 

ACESSE

SECITEX 2019

EDITAL 1/2019-Prodes/IFRN - chamada pública para patrocínios da Secitex

ANEXOS AO EDITAL 1/2019-PRODES/IFRN


IFRN realiza chamada pública para captação de recursos para Secitex 2019
Imagem atual PNG image — 90 KB


Evento

Secitex , IFRN , Mossoró , Patrocínios

Ensino, Extensão, Pesquisa, Servidores

Ações do documento

Consup promove eleição de novos membros para biênio 2019/2021

Candidatos interessados devem se inscrever via Suap

A Comissão Eleitoral Central, constituída pela Portaria nº 918/2019, publicou, nesta segunda-feira (15), edital para o processo de escolha dos novos membros do Conselho Superior (Consup), biênio 2019/2021. Ao todo, serão eleitos oito titulares e oito suplentes (para representação docente);  oito titulares e oito suplentes (para representação discente); e oito titulares e oito suplentes (para representação técnico-administrativa).

Podem se inscrever os servidores docentes e técnico-administrativos ativos do quadro pessoal permanente da Instituição que não estejam afastados para capacitação ou interesses particulares nem à disposição de outro órgão; não tenham sofrido sanção administrativa, por força de processo disciplinar, nos últimos dois anos; não estejam no exercício de cargo de direção; não sejam membro titular ou suplente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepex), da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Comissão Permanente Pessoal Docente (CPPD), Comissão Interna de Supervisão do Plano de Cargos e Carreiras dos Técnicos-Administrativos em Educação (CIS/PCCTAE); e não tenham sido reconduzidos como membro do Conselho Superior do IFRN para o biênio 2017-2019.

Para os estudantes interessados em concorrer, é necessário ser regularmente matriculado em curso técnico de nível médio ou de educação superior de graduação ou pós-graduação do IFRN; ter frequência escolar igual ou superior a 75%; não ter sofrido suspensão, por força de processo disciplinar, nos últimos dois anos; não ter matrícula trancada; não ser membro do Consepex nem da CPA e não ter sido reconduzido como membro do Conselho Superior do IFRN para o biênio 2017-2019.

Inscrições

Os candidatos à representação docente, técnico-administrativo ou discente poderão se inscrever por meio de formulário disponível no endereço eletrônico do Suap, durante o período de 16 a 31 de julho.

Acesse:
 

Edital de Convocação e Normas do Processo Eleitoral - Conselho Superior (Consup) - (Biênio 2019-2021)


Consup promove eleição de novos membros para biênio 2019/2021
Imagem atual PNG image — 30 KB


CONSELHO SUPERIOR

Consup ; Eleições

Servidores

Ações do documento

Alunos do Campus Macau do IFRN conhecem a realidade de marisqueira na Reserva Ponta do Tubarão

A visita ocorreu no dia 02 de julho de 2019

A Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão é um lugar cheio de riquezas. Seja pela cultura, paisagens ou pelas espécies que abriga. Dentre elas se destaca o búzio grande, espécie de molusco bivalve que tem por nome científico Phacoides pectinatus. Esta espécie é bastante popular no Estado da Bahia onde é chamada de "lambreta". Entretanto no RN não é muito popular, principalmente no litoral norte onde a Reserva Ponta do Tubarão é uma das poucas localidades onde ocorre a pesca deste animal.

Com intuito de conhecer e registrar esta atividade o projeto "A pescaria de Phacoides pectinatus na REDSPT" foi criado. O projeto tem por objetivos, dentre outros, elaborar novas formas de agregar valor ao búzio grande e de conservá-lo. A equipe é composta pelo Prof, Ellano Silva, engenheiro de pesca, a Profa. Mônica Rocha, Enga. de Aquicultura e bióloga e os alunos: Maria Helena Cunha, Paulo Eduardo Lemos, Nathalia Peixoto, Monique Cunha, Geysla Silva, Jailson Jr. e Roger Rodrigues.

No dia 02/07 parte da equipe conheceu a área de pesca da marisqueira Lilian, uma das poucas pessoas na Reserva que realiza a pesca do búzio grande. Na ocasião os alunos puderam ver a atividade na prática e conhecer a dura rotina da atividade de mariscagem.

Esta ação é importante para a compreensão da importância da extensão pesqueira e do beneficiamento do pescado para melhoria da renda de marisqueiros.


Alunos do Campus Macau do IFRN conhecem a realidade de marisqueira na Reserva Ponta do Tubarão
Imagem atual JPEG image — 3140 KB


Extensão

Extensão , Projeto , Ponta do Tubarão , Pesca , Recursos Pesqueiros

Ensino, Extensão, Pesquisa

Ações do documento

MOSTRA DE MUSICAIS 2019.1 - ARTE E LITERATUR

Alunos das turmas de segundo ano desenvolvem trabalho interdisciplinar para elaboração de musicais

Durante o semestre letivo de 2019.1, os alunos das turmas de segundo ano dos cursos técnico integrados de Química e Informática desenvolveram, nas disciplinas de Artes II e Língua Portuguesa e Literatura II, com apoio do Núcleo de Artes do Campus Macau, um trabalho interdisciplinar com múltiplas funções para elaboração de um Musical, cujo processo demonstrou a capacidade de articular saberes envolvendo cenografia, figurino, maquiagem, iluminação, sonoplastia, edição de áudio e vídeo, direção e construção dramatúrgica. Além desses saberes específicos, o trabalhou propiciou a construção de uma coletividade e interpessoalidade, a partir da resolução de problemas mediada pelas intervenções dos professores responsáveis pela atividade, Alana Driziê e Leandro Miranda.

Para atingir o resultado final, foram necessárias ações voltadas para ensaios, jogos musicais, jogos teatrais, aulas técnicas de iluminação e sonoplastia, elaboração autoral de músicas, prática de escrita e reescrita dramatúrgica, construção de sites e materiais de identidade visual dos projetos etc. Tudo isso resultou nos Musicais “Pétalas de gelo: o amor entre estações” e “Réquiem do infinito”, apresentadas na Mostra de Musicais realizada no período de 2 a 4 de julho de 2019 no Auditório do IFRN – Campus Macau.

O Musical “Pétalas de gelo” foi produzido pela turma 2QM1M e conta a história de Jack, um rapaz que nasce sem um braço e se apaixona por uma travesti. Transita pelos Freak Show de um circo que manifesta as mais cruéis formas de o ser humano tratar o próximo. A principal temática abordada durante os 51 minutos de espetáculo é o preconceito, representado em suas mais diversas formas. A apresentação está disponível no seguinte link:

Pétalas de gelo: o amor entre estações

Já o Musical “Réquiem do infinito”, produzido pela turma 2INF1V, se inspira nos quadrinhos de Sandman e descreve a história de Henrique, um garoto que quer cursar Artes na faculdade e enfrenta a resistência de um pai rígido e inflexível que está disposto a coloca-lo no exército. Para isso, a turma conta essa história a partir da intervenção de sete perpétuos: Destino (Destiny), Desespero (Despair), Morte (Death), Delírio (Delirium), Destruição (Destruction), Desejo (Desire) e Sonho (Dream).  A apresentação está disponível no seguinte link:

Réquiem do infinito

Este projeto prova que trabalhos interdisciplinares são possíveis e que alunos do Ensino Médio conseguem construir arte, música e literatura de maneira profissional e inspiradora.


MOSTRA DE MUSICAIS 2019.1 - ARTE E LITERATUR
Imagem atual PNG image — 936 KB



Arte , Literatura , Musicais

Ensino

Ações do documento

E-book "Mitos, lendas e histórias da Costa Branca Potiguar"

Trabalho desenvolvido pelos alunos do segundo ano dos cursos técnico integrados

O livro digital "Mitos, lendas e histórias da Costa Branca Potiguar" surgiu a partir de um trabalho desenvolvido durante o segundo bimestre do ano 2019 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Macau, na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura II, com alunos do segundo ano dos cursos técnico integrados em Informática, Recursos Pesqueiros e Química.

Os discentes entrevistaram pessoas das comunidades onde residem, como Macau, Guamaré, Diogo Lopes, Porto do Mangue, Barreiras, entre outras, e ouviram histórias de vida, lendas e mitos contados por esses sujeitos. A partir dessa pesquisa, produziram os textos escritos presentes neste livro e, por meio do trabalho coletivo e colaborativo das turmas 2RP1M e 2RP2M, inseriram ilustrações e elementos audiovisuais às suas produções.

Esperamos que os leitores possam fazer um passeio pelas histórias e memórias da Costa Branca Potiguar com essas leituras e que, também, este livro sirva como meio de registro local dos mitos contados nessa comunidade cultural.

Veja o e-book no link abaixo:
E-book


E-book "Mitos, lendas e histórias da Costa Branca Potiguar"
Imagem atual PNG image — 221 KB


LIVRO DIGITAL

Costa Branca ; livro digital ; Campus Macau ; alunos ; Macau ; Guamaré ; Diogo Lopes ; Porto do Mangue ; Barreiras

Ensino, Servidores

Ações do documento

Alunos do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros realizam visita à empresa Camanor

A visita ocorreu nesta última terça-feira, dia 25 de junho de 2019

Alunos do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros fizeram neste dia 25 de junho de 2019 uma visita à empresa Camanor, responsável pela produção de camarões marinhos. 

A fazenda de maricultura está localizada no município de Guamaré/RN. Com a orientação do professor Júlio Cacho (Corró), os alunos puderam colocar em prática o conteúdo teórico da disciplina de Carcinicultura. Sendo essa área, um dos ramos agropecuários que mais emprega em todo Rio Grande do Norte.


Alunos do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros realizam visita à empresa Camanor
Imagem atual JPEG image — 282 KB


ENSINO

IFRN ; campus Macau ; professor

Ensino, Pesquisa

Ações do documento

Está aberto período de inscrições para seleção de estagiário de TI

Inscrições podem ser feitas das 8h00 do dia 24 de junho de 2019 até às 23h59m do dia 28 de junho de 2019

O Diretor Geral do Campus Macau, torna público pelo Edital Nº. 23/2019 o período de inscrições para seleção de candidatos interessados em concorrerem à vaga para estágio.

DAS INSCRIÇÕES

 - As inscrições serão realizadas mediante envio de currículo (conforme anexo I do Edital Nº. 23/2019) para o e-mail cti.mc@ifrn.edu.br, das 8h00 do dia 24 de junho de 2019 até às 23h59m do dia 28 de junho de 2019.

 - No dia 02 de julho de 2019, a partir das 17h00, será divulgada lista contendo relação dos candidatos inscritos, também indicando quais estão aptos ou inaptos para comparecer à entrevista. Caso haja algum/a candidato/a que tenha enviado e-mail dentro do prazo previsto, e porventura não conste na lista, o período para contestação dar-se-á, presencialmente, das 09h00 às 12h00 do dia 03 de julho de 2019, na Coordenação de Gestão de Pessoas (COGPE) do Campus Macau, localizado à Rua das Margaridas, 300, COHAB, Macau/RN.

 - No dia 04 de julho de 2019, das 14h00 às 18h00, será realizada a entrevista com os/as candidatos/as aptos/as.

 - O resultado final do processo seletivo será divulgado até o dia 08 de julho de 2019.

Para mais informações acesse o documento completo:

EDITAL Nº. 23/2019


Está aberto período de inscrições para seleção de estagiário de TI
Imagem atual JPEG image — 115 KB


Vaga de Estágio

Estágio , TI , Processo Seletivo ; IFRN ; Campus Macau

Ensino, Servidores

Ações do documento

Alunos dos cursos de Recursos Pesqueiros são premiados no maior evento técnico-científico do Nordeste

O evento ocorreu nesta última sexta-feita, 14 de junho de 2019 em Fortaleza-CE

Na última sexta-feira, 14/06/2019, os alunos Francisco Iuri (3RP INT 1V) e Emerson Seltom (4RP INT 1M) do IFRN Campus Macau participaram do XXIII Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE, na cidade de Fortaleza – CE. O evento reuniu mais de 30 mil pessoas, entre produtores, pesquisadores e estudantes, totalizando mais de 100 trabalhos científicos. 

Na categoria Aquicultura e Pesca o aluno Francisco Iuri foi premiado em 1º lugar pela apresentação do trabalho intitulado “O consumo de pescado pela comunidade do IFRN Campus Macau” de autoria do técnico em Recursos Pesqueiros Jefferson Maria (ex-aluno do IFRN Macau) sob orientação do professor Ellano Silva. Como prêmio, Iuri participará da próxima edição da PECNORDESTE como palestrante convidado, com as despesas de transporte e hospedagem cobertas pelo evento.


Alunos dos cursos de Recursos Pesqueiros são premiados no maior evento técnico-científico do Nordeste
Imagem atual JPEG image — 405 KB


EVENTO TÉCNICO-CIENTIFICO

IFRN ; Campus Macau

Ensino

Ações do documento

Campus Macau informa Suspensão Temporária de seleção para estagiário

Suspensão ocorreu devido aos cortes no orçamento

O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Macau, através da Coordenação de Serviços Gerais e Manutenção, comunica que a seleção de estagiários para a COSGEM, regida pelo Edital nº 17/2019 - DG/MC/IFRN, está Suspensa Temporariamente.

Devido os últimos cortes orçamentários, realizados pelo governo federal, o edital 17/2019 referente à contração de estagiários para área de edificações, está suspenso até que o Campus tome as devidas providencias para organizar suas finanças e tenha disponibilidade financeira para dar continuidade aos trâmites legais de contratação.


Campus Macau informa Suspensão Temporária de seleção para estagiário
Imagem atual JPEG image — 151 KB


Suspensão

Seleção de Estagiário ; Suspensão Temporária ; Cortes Orçamentários

Servidores

Ações do documento

IFRN Campus Macau recebeu alunos das escolas municipais de Macau e Guamaré

O evento ocorreu nesta última quarta-feira dia 05 de junho de 2019

O IFRN Campus Macau, através da Coordenação de Extensão, no dia 05 de junho de 2019 recebeu 107 alunos das escolas municipais de Macau e Guamaré, com o objetivo de apresentar os espaços e as atividades desenvolvidas pela instituição, na ocasião foram apresentados os cursos de Recursos Pesqueiros, Informática e química pelos Professores Ricardo, Pedro Jhonatan e Mariano respectivamente, em seguida os alunos foram conhecer de perto os setores acadêmicos, laboratórios, biblioteca, Incubadora tecnológica, salas de aula, quadra e campo de futebol, piscina e academia. 

A visita serviu também como estímulo para os alunos, ao mostrar a importância de cursar o ensino médio integrado no IFRN. 
Esta ação foi organizada pela coordenação de extensão e diretoria acadêmica nas pessoas dos professores Jerdmiler e Júlio Cacho.


IFRN Campus Macau recebeu alunos das escolas municipais de Macau e Guamaré
Imagem atual JPEG image — 1866 KB


EXTENSÃO

IFRN ; campus Macau ; extensão

Ensino, Extensão, Servidores

Ações do documento

Coordenação de Pesquis e Inovação do Campus Macau cria manual com orientações para submissão de projetos

O documento visa apresentar detalhadamente o processo para submissão de projetos via SUAP

A Coordenação de Pesquisa e Inovação de Campus Macau - COPEIN/MC, através dos servidores Alana Driziê e Leandro Miranda, organizou um manual detalhado com orientações para a submissão, o gerenciamento e a finalização de projetos de pesquisa no Suap.

O documentos completo está disponível no link abaixo:

Manual de Orientações


Coordenação de Pesquis e Inovação do Campus Macau cria manual com orientações para submissão de projetos
Imagem atual JPEG image — 189 KB


COPEIN

COPEIN . Projetos de Pesquisa , Manual de Orientações , IFRN

Ensino, Pesquisa

Ações do documento

IFRN sedia abertura da Semana Estadual do Meio Ambiente

Evento acontece no auditório Pedro Silveira, do Campus Natal-Central (Cnat) do IFRN, às 9h

Nesta quarta-feira, 5, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA), em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), inicia a Semana Estadual do Meio Ambiente, promovida entre os dias 5 e 9 de junho. O evento, que conta com a participação de outras instituições governamentais e não-governamentais, realiza a abertura oficial no auditório Pedro Silveira, do Campus Natal-Central (Cnat) do IFRN, às 9h. Ainda nesta quarta-feira, acontece a cerimônia oficial de abertura no Parque das Dunas de Natal, às 14h, com a presença do vice-governador do Estado e demais autoridades.

Na ocasião, Genebaldo Freire Dias, Mestre e Doutor (PHD) em Ecologia, realiza uma palestra voltada para a temática “Paralaxe: Reconfigurações da Percepção", que abordará os principais desafios e cenários socioambientais nos quais a humanidade está imersa, além de estimular uma análise a respeito da condição humana. Autor de 19 livros sobre a temática ambiental, Genebaldo destaca questões a serem tratadas na oportunidade. “A palestra apresentará um novo ponto de vista sobre como as pessoas compreendem suas posições e postura no mundo, além de estimular a ampliação da percepção, sugerindo novas práticas, decisões, atitudes e hábitos que resgatem e criem novos valores que reconheçam a essência da vida mais harmoniosa e feliz”. Segundo o professor, a formação viabiliza discutir questões ambientais de forma crítica, autocrítica, reflexiva e analítica, com realismo, humor e esperança, humanismo e espiritualismo.

A palestra é gratuita e aberta ao público, sendo voltada a professores, estudantes e profissionais da área ambiental. O evento também será transmitido ao vivo pelo perfil do Campus Natal-Zona Leste do IFRN, no Youtube e pela página Facebook do Idema RN. Além da programação planejada no período de 5 a 9, as atividades seguirão durante todo o mês de junho.

Para conferir os locais, horários e atividades, acesse a programação na íntegra AQUI.


IFRN sedia abertura da Semana Estadual do Meio Ambiente
Imagem atual JPEG image — 115 KB


sema 2019

SEMA 2019 , Abertura , IFRN

Ensino

Ações do documento

Divulgado o resultado final de Processo Seletivo para Bolsa de Tutoria de Aprendizagem em Laboratório - Vagas remanescentes

Alunos selecionados devem comparecer na Diretoria Acadêmica no período de 3 a 6 de junho de 2019

A Direção Acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Campus Macau torna público o Resultado Final do Processo Seletivo para Bolsa de Tutoria de Aprendizagem em Laboratório - Vagas remanescentes.

Esclarecemos que os alunos considerados habilitados são aqueles que cumpriram todas as etapas do processo e poderão ser convocados para substituir os candidatos aprovados em caso de desistência, obedecendo a ordem de classificação. Os alunos não habilitados, não cumpriram alguma etapa do processo e, sob hipótese alguma, poderão ser convocados.

Os alunos selecionados deverão apresentar a cópia do RG, CPF e Dados Bancários na Diretoria Acadêmica (DIAC), no período de 03 a 06 de junho de 2019, das 13h às 17h.

Confira o resultado disponível no link abaixo:

Resultado Final


Divulgado o resultado final de Processo Seletivo para Bolsa de Tutoria de Aprendizagem em Laboratório  - Vagas remanescentes
Imagem atual JPEG image — 164 KB


Resultado Final

Resultado Final ; TAL ; Bolsistas

Ensino

Ações do documento

Divulgado o resultado final da seleção de bolsistas para atuarem no Núcleo de Extensão e Prática Profissional

Lista de candidatos classificados

O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Macau, torna público o resultado final da seleção de bolsistas para atuarem no projeto de extensão NEPP (Núcleo de Extensão e Prática Profissional)/MC, referente ao edital nº 22/2019 - DG/MC/IFRN.

Para mais informações confira a lista de candidatos classificados disponível no link abaixo:

Resultado final

Resultado Final - Retificação 01


Divulgado o resultado final da seleção de bolsistas para atuarem no Núcleo de Extensão e Prática Profissional
Imagem atual JPEG image — 103 KB


Resultado Final

Resultado Final ; NEPP ; Bolsistas

Ensino

Ações do documento

Coordenação de Biologia do Campus Macau realizará oficina de compostagem

A oficina ocorrerá na terça-feira, dia 4 de junho de 2019

A Coordenação de Biologia convida a todos os interessados para participarem de oficina de compostagem intitulada: Reaproveitamento de material orgânico, usando-o como adubo. A oficina será realizada no dia 04 de junho de 2019, às 14h30m, nas dependências do Campus.

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas exclusivamente através do e-mail: biologia.mc@ifrn.edu.br, para que a inscrição seja deferida, o e-mail de seguir as orientações abaixo:

  • Assunto: Inscrição para oficina de compostagem,
  • Corpo do E-mail: Deve conter nome e matrícula do aluno.
O período de inscrição será de 30 de maio a 04 de junho, serão disponibilizadas um total de 25 vagas que serão preenchidas de acordo com a ordem de recebimento dos e-mails.
 

Coordenação de Biologia do Campus Macau realizará oficina de compostagem
Imagem atual JPEG image — 68 KB


Oficina

Oficina ; Biologia ; Compostagem

Ensino

Ações do documento

Divulgado o resultado final de Processo Seletivo para Bolsa de Tutoria de Aprendizagem em Laboratório

Alunos selecionados devem comparecer na Diretoria Acadêmica no período de 3 a 6 de junho de 2019

A Direção Acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Campus Macau torna público o Resultado Final do Processo Seletivo para Bolsa de Tutoria de Aprendizagem em Laboratório - TAL.

Esclarecemos que os alunos considerados habilitados são aqueles que cumpriram todas as etapas do processo e poderão ser convocados para substituir os candidatos aprovados em caso de desistência, obedecendo a ordem de classificação. Os alunos não habilitados, não cumpriram alguma etapa do processo e, sob hipótese alguma, poderão ser convocados.

Os alunos selecionados deverão apresentar a cópia do RG, CPF e Dados Bancários na Diretoria Acadêmica (DIAC), no período de 03 a 06 de junho de 2019, das 13h às 17h.

Confira o resultado disponível no link abaixo:

Resultado Final

Resultado Final Retificado 


Divulgado o resultado final de Processo Seletivo para Bolsa de Tutoria de Aprendizagem em Laboratório
Imagem atual JPEG image — 103 KB


Resultado Final

Resultado Final ; TAL ; Bolsistas

Ensino

Ações do documento

Divulgado o resultado parcial da seleção de bolsistas para atuarem no Núcleo de Extensão e Prática Profissional

Candidatos aprovados devem comparecer para entrevista nesta quinta-feira, dia 30 de maio de 2019

O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Macau, torna público o resultado parcial da seleção de bolsistas para atuarem no projeto de extensão NEPP (Núcleo de Extensão e Prática Profissional)/MC, referente ao edital nº 22/2019 - DG/MC/IFRN.

Os candidatos selecionados, deverão comparecer nesta quinta-feira 30 de maio de 2019, na sala de reuniões (SALA 05), a partir das 9h00min, no Campus Macau, localizado à Rua das Margaridas, 300, COHAB, Macau/RN.

Para mais informações confira o resultado disponível no link abaixo:

Resultado Parcial - Seleção de Bolsistas para o NEPP


Divulgado o resultado parcial da seleção de bolsistas para atuarem no Núcleo de Extensão e Prática Profissional
Imagem atual JPEG image — 103 KB


Resultado parcial

Resultado Parcial ; NEPP ; Bolsistas

Ensino, Extensão

Ações do documento

Campus Macau divulga lista de aprovados na 1ª fase da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolhas Públicas

A prova foi aplicada no dia 21 de maio de 2019 durante os turnos matutino e vespertino

O Campus Macau divulga os aprovados para a segunda fase da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolhas Públicas (OBMEP).

A prova foi aplicada no dia 21 de maio de 2019 durante os turnos matutino e vespertino. Ao todo 33 alunos foram aprovados para a segunda etapa.

Segue abaixo a lista dos alunos aprovados. O Professor João Freire, do grupo da disciplina de matemática, estará disponibilizando as provas dos participantes, caso alguém tenha interesse em obter sua prova.

Informamos ainda que, todos os professores de matemática podem ser consultados para sanar qualquer dúvida em relação a segunda etapa, com relação a aplicação, data e demais questionamentos.

Parabéns a todos os classificados!!!

Lista de alunos aprovados na 1ª Fase da OBMEP 2019


Campus Macau divulga lista de aprovados na 1ª fase da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolhas Públicas
Imagem atual JPEG image — 35 KB


OBMEP

OBMEP ; Classificados ; 1ª Fase

Ensino

Ações do documento

Campus Macau informa Suspensão Temporaria de seleção para estagiário

Suspensão ocorreu devido aos cortes no orçamento

O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Macau, através da Coordenação de Serviços Gerais e Manutenção, comunica que a seleção de estagiários para a COSGEM, regida pelo Edital nº 20/2019 - DG/MC/IFRN, está Suspensa Temporariamente.

Devido os últimos cortes orçamentários, realizados pelo governo federal, o edital 20/2019 referente à contração de estagiários para a recepção, está suspenso até que o Campus tome as devidas providencias para organizar suas finanças e tenha disponibilidade financeira para dar continuidade aos trâmites legais de contratação.

Comunicamos ainda, que os candidatos selecionados na Primeira Fase serão mantidos, e assim que possível serão devidamente informados da continuidade do processo.

Desde já, pedimos desculpas por toda a expectativa gerada e pelos transtornos causados devido a suspensão.


Campus Macau informa Suspensão Temporaria de seleção para estagiário
Imagem atual JPEG image — 151 KB


SUSPENSÃO

Seleção de Estagiário ; Suspensão Temporaria ; Cortes Orçamentários

Ensino, Servidores

Ações do documento

Nota à comunidade interna e externa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Macau pela Comissão Organizadora da X SEMADEC

SUSPENSÃO DA X SEMADEC

Em função da situação orçamentária da Instituição, ocasionada pelos bloqueios e cortes promovidos pelo Ministério da Educação (MEC) em 39% no orçamento de custeio do IFRN, representando um valor de 27 milhões de reais, diversas medidas estão sendo tomadas pela reitoria e pela gestão dos Campi para garantir o funcionamento das atividades educativas até o final do ano letivo de 2019.

O orçamento geral foi discutido pelos integrantes do Colégio de Dirigentes do IFRN (Codir) e as medidas propostas para racionamento de recursos incluem reduções ou suspensões que impactam, entre outras áreas, visitas técnicas, aulas de campo, uso de laboratórios, eventos, jogos, emissão de diárias e passagens, energia elétrica e água.

O Campus Macau, em consonância com tais encaminhamentos, suspendeu SEMADEC, EXPOTEC e recursos de capacitação e, em reuniões de Colégio Gestor e Comissão Orçamentária, adotou medidas de contenção de gastos com energia elétrica, aulas de campo, diárias, combustível, material de expediente e limpeza, entre outros.

A situação orçamentária local foi exposta para os servidores na data de hoje, 23 de maio de 2019, em reunião extraordinária convocada pelo Gabinete da Direção Geral do Campus Macau e demonstra uma escassez grave de recursos para a básica manutenção de atividades de ensino da nossa instituição durante o restante do ano de 2019.

Em relação aos investimentos necessários para a plena execução do evento, seria necessária, para a parte esportiva, a contratação de árbitros, a compra de premiações e o uso do ginásio em período noturno, o que requer gastos financeiros na ordem de mais de R$ 5.000,00 e de energia elétrica não previstos entre as medidas de contenção de gastos. Além disso, como o evento propicia a visitação da comunidade externa, gera-se uma ampliação de gastos de energia do campus pela quantidade de pessoas circulando pelas salas.

Em relação ao ginásio, temos ainda a questão da reforma de pintura, piso e alambrado do mesmo, que se encontra em execução, a qual poderia não estar finalizada até a data prevista para a ocorrência do evento. Ademais, o espaço necessita de manutenção de sua cobertura e não há perspectiva de liberação de verba prevista para obras de qualquer natureza.

Para a parte artística e de ensino, não há disponibilidade financeira para diárias para prestadores de serviço e professores nem a compra de materiais para as salas temáticas e/ou salas de jogos. Não há perspectiva de compra e abastecimento do campus no que concerne a materiais de almoxarifado e, portanto, os materiais já existentes serão utilizados apenas para a manutenção de atividades essenciais de sala de aula.

Acompanhando os movimentos da reitoria e da gestão dos Campi e considerando o cenário geral, a Comissão Organizadora da X SEMADEC se reuniu e deliberou a SUSPENSÃO da realização da X SEMADEC, prevista para ocorrer no período de 24 a 28 de junho de 2019, a ser avaliada sua ocorrência no segundo semestre de 2019.

Acrescentamos que, durante os últimos meses, a Comissão tentou reunir recursos e medidas paliativas para a manutenção e realização do evento, entendendo seu significado para a comunidade do Campus Macau. Porém, a sequência de cortes promovida pelo MEC inviabilizou toda e qualquer ação neste sentido na situação atual.

Convocamos reunião presencial com a representação estudantil do campus a fim de darmos esclarecimentos e apresentarmos encaminhamentos à comunidade alunar, com data a ser definida em comum acordo com o Grêmio Estudantil.

Atenciosamente,

Comissão Organizadora da X SEMADEC.

 

Documentos Relacionados

Nota informativa

Memo. Circular Nº. 06/2019 - DG/MC/RE/IFRN - Racionalização do uso dos ar-condicionados do Campus Macau.

Notícias Relacionadas

IFRN realiza audiência pública sobre bloqueio orçamentário

Gestores definem ações de racionamento diante de bloqueio orçamentário

 

Nota à comunidade interna e externa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Macau pela Comissão Organizadora da X SEMADEC
Imagem atual JPEG image — 440 KB


X SEMADEC

Corte Orçamentário ; Contingenciamento ; X SEMADEC ; Suspensão ; Evento

Ensino, Servidores

Ações do documento

Está aberto período de inscrições para seleção de bolsistas para o NEPP (Núcleo de Extensão e Prática Profissional)

As inscrições ocorreram nos dias 27 e 28 de maio de 2019

A Direção-Geral do Campus Macau, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, em conformidade com o planejamento institucional para o ano de 2019, considerando recursos da pró-reitora de extensão para bolsistas atuar no projeto de extensão NEPP (Núcleo de Extensão e Prática Profissional)/MC - Fortalecendo as ações de extensão na costa branca prestando serviços a comunidades e microempresários, o Campus Macau torna público que estarão abertas as inscrições para a seleção de bolsistas.

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas presencialmente, no período de 27 e 28 de maio de 2019, das 08h às 12h e de 14h às 17h, na Secretaria Acadêmica do Campus Macau.

São documentos obrigatórios para o deferimento da inscrição:
a) Ficha de inscrição devidamente preenchida (Anexo I);
b) Declaração que comprove a matrícula regular no curso;
c) Histórico acadêmico/escolar atualizado dos períodos cursados, e
d) Documento de identificação com foto (cópia).

Para mais informações acesse o edital na integra disponível aqui.


Está aberto período de inscrições para seleção de bolsistas para o NEPP (Núcleo de Extensão e Prática Profissional)
Imagem atual JPEG image — 126 KB


Bolsas NEPP

NEPP ; Bolsas ; Processo Seletivo

Ensino, Extensão, Pesquisa

Ações do documento

Está aberto período de inscrições para seleção de bolsistas para Tutoria de Aprendizagem em Laboratório - Vagas Remanescentes

As inscrições serão realizadas no período de 23 a 27 de maio de 2019

A Direção-Geral do Campus Macau, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, em conformidade com o planejamento institucional para o ano de 2019, considerando recursos da pró-reitora de ensino para bolsistas na tutoria de aprendizagem em laboratório - TAL do IFRN, o Campus Macau torna público que estarão abertas as inscrições para a seleção de bolsistas.

DAS INSCRIÇÕES

  • Os interessados deverão se inscrever na Secretaria Acadêmica do IFRN/Campus Macau, preenchendo o formulário que será disponibilizado pela Secretaria Acadêmica deste Campus, no período de 23 a 27 de maio de 2019, das 08h às 17h.
  • Poderão se inscrever todos os alunos interessados que atendam os requisitos apresentados no Quadro 01 do presente edital.
  • O interessado poderá concorrer somente a uma das monitorias.
Para mais informações acesse o Edital completo disponível aqui

.


Está aberto período de inscrições para seleção de bolsistas para Tutoria de Aprendizagem em Laboratório - Vagas Remanescentes
Imagem atual JPEG image — 160 KB


Bolsas TAL

Bolsas TAL ; Seleção ; Alunos

Ensino

Ações do documento

Campus Macau realiza o I Encontro de Assistentes Sociais da Costa Branca Potiguar

o encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira, 20 de maio de 2019

No dia 20 de maio 2019, aconteceu no IFRN campus Macau o I ENCONTRO DE ASSISTENTES SOCIAIS DA COSTA BRANCA POTIGUAR. O evento foi realizado em alusão ao 15 de maio (Dia da/o Assistente Social), com apoio do Conselho Regional de Serviço Social do Rio Grande do Norte (CRESS-RN) e IFRN Campus Macau. 

Participaram do evento assistentes sociais de diversas áreas de atuação (educação, saúde, assistência social, etc.) e estudantes de serviço social, ao todo foram 45 participantes. Tivemos representações de Macau, Diogo Lopes, Guamaré, João Câmara, Alto do Rodrigues, Pendências, Assú, Natal, Santa Cruz, Nísia Floresta, Parnamirim e Santo Antônio.Contamos também com a presença de assistentes sociais e estagiárias do serviço social de vários Campi do IFRN. 

Na parte da manhã tivemos uma mesa com título "Conjuntura social e política brasileira e os desafios para o serviço social" - palestrante Daniela Neves (Professora Dra. Departamento de Serviço Social UFRN) e "Desafios para o serviço social no RN" (Professora Mestra Luana Paula da Faculdade de Serviço Social - UERN). À tarde, foi realizada reunião sistêmica com as assistentes sociais e estagiárias do IFRN. Na reunião foi construída uma CARTA DE MACAU, instrumento de posicionamento político das assistentes sociais contra os cortes de recursos sofridos pelas Universidades e Institutos Federais.

 

CARTA DE MACAU


Campus Macau realiza o I Encontro de Assistentes Sociais da Costa Branca Potiguar
Imagem atual JPEG image — 2916 KB


ENCONTRO

Encontro ; Serviço Social ; IFRN ; UERN ; UFRN

Ensino, Servidores

Ações do documento

Campus Macau realiza aula de reforço “Dicas e Estruturas de redação”

O evento ocorreu no dia 19 de abril de 2019 no auditório do Campus

O Campus Macau, através da diretoria Acadêmica, realizou no dia 19 de abril de 2019 no auditório do IFRN uma aula com o tema “Dicas e Estrutura de Redação” com a convidada palestrante Luana Noêmia dos Santos Ferreira, que foi orientadora particular de redação da aluna Ketyllen Kiarra da Silva, que atualmente estuda no 4º ano do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros e obteve nota 960 na redação do Enem 2018.

Neste evento, participaram alunos dos terceiros e quartos anos do IFRN campus Macau, bem como foram abertas as inscrições para a comunidade externa.


Campus Macau realiza aula de reforço “Dicas e Estruturas de redação”
Imagem atual JPEG image — 3199 KB


ENSINO

Ensino ; Aula ; Redação ; ENEM 2019

Ensino, Extensão

Ações do documento

Campus Macau realiza visita técnica para discutir acerca da Incubadora Tecnológica

A visita técnica à empresa Sz Assessoria Técnica e Materiais de Construção ocorreu no dia 09 de maio de 2019

Na quinta-feira, dia 09 de maio de 2019, a Coordenadoria de Extensão do IFRN Campus Macau, realizou uma visita técnica à empresa Sz Acessoria Técnica e Materiais de Construção para discutir acerca da Incubadora Tecnológica em execução no Campus desde 2016, temática que é discutida e praticada no Campus Macau, uma ação que irá amenizar alguns problema ambientais e sociais da localidade.
 
A visita técnica à empresa que usa resíduos de búzios para fabricação de concreto, ração e adubo, que com essa ação ameniza problema ambientais e sociais. A incubadora Tecnológica do Campus Macau - ITMC, prestará apoio para desenvolvimento tecnológico e comercial.
 

 


Campus Macau realiza visita técnica para discutir acerca da Incubadora Tecnológica
Imagem atual JPEG image — 4363 KB


EXTENSÃO

Visita Técnica ; Incubadora Tecnológica ; ITCM ; IFRN ; Campus Macau

Extensão, Servidores

Ações do documento

Campus Macau acerta detalhes para convênio que prevê ações de capacitação gratuita para os servidores da educação estadual da 6ª Região

O acordo de cooperação criará uma rede formativa cidadã nas áreas de Filosofia Política, Filosofia da Educação, Ética e áreas técnico-profissionais de interesse do estado do RN

Na manhã desta última quarta, na sala de reuniões do campus Macau, membros da 6ª Diretoria Regional de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte (DIREC) vieram ao IFRN em caravana com a Diretora Regional Patrícia Carol Rodrigues de Melo, da 6ª Região, com o fim de estabelecer democraticamente os detalhes do acordo de cooperação entre o campus Macau e o governo do estado do RN na área de ensino profissional e cidadão.  

Segundo o Diretor Geral Eventual Jerdmiler Paiva, “as conversas entre a DIREC e o campus do IFRN já estão bem amadurecidas, iniciaram e são mantidas sobre os cuidados do professor substituto de Filosofia Alfredo Henrique Oliveira Marques, que elaborou o projeto em discussão com a direção e consultando os interesses da DIREC. Vendo a troca de saberes da reunião e o riso de satisfação de todos os profissionais ali presentes com os pontos da apresentação feita pelo nosso professor, creio que estamos no caminho certo para o desenvolvimento regional e a defesa, mais do que nunca, de uma educação pública, gratuita, de qualidade e, agora, contínua. Somos gratos a essa oportunidade de melhorar a vida das pessoas na região. É gratificante”.

Estiveram presentes na reunião professores e coordenadores pedagógicos das escolas da região, bem como membros da 6ª DIREC que fazem parte da equipe de trabalho da Diretora Patrícia Carol. Do IFRN estiveram presentes e colaboraram com as propostas o Diretor Geral Varélio Gomes dos Santos, o Diretor Eventual Jerdmiler Paiva, o membro da ETEP George Eduardo Ferreira de Mesquita e o professor de Filosofia Alfredo Marques, proponente e responsável pelo acordo.

Após ouvida a comunidade escolar, os membros das respectivas direções e a vontade democrática dos representantes na reunião, ficou acordado que o convênio irá promover, em linhas gerais, a formação continuada dos docentes e da gestão da educação do Estado do RN, tornando possível o uso das instalações e recursos do Campus em atividades complementares. Estima-se também que com este convênio será possível parcerias em iniciação científica e extensão promovidas conjuntamente.

Em algumas semanas, após consultada a agenda do Magnífico Reitor do IFRN e da Excelentíssima Governadora do RN, será celebrado o acordo em uma cerimônia aberta ao público.


Campus Macau acerta detalhes para convênio que prevê ações de capacitação gratuita para os servidores da educação estadual da 6ª Região
Imagem atual JPEG image — 3297 KB


Parceria

Parceria ; DIREC ; Capacitação ; Servidores ; Educação

Ensino, Extensão

Ações do documento

Está aberto período de inscrições para seleção de bolsistas para Tutoria de Aprendizagem em Laboratório

As inscrições serão realizadas no período de 10 à 15 de maio de 2019

A Direção-Geral do Campus Macau, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, em conformidade com o planejamento institucional para o ano de 2019, considerando recursos da pró-reitora de ensino para bolsistas na tutoria de aprendizagem em laboratório - TAL do IFRN, o Campus Macau torna público que estarão abertas as inscrições para a seleção de bolsistas.

DAS INSCRIÇÕES

  • Os interessados deverão se inscrever na Secretaria Acadêmica do IFRN/Campus Macau, preenchendo o formulário que será disponibilizado pela Secretaria Acadêmica deste Campus, no período de 10 a 15 de maio de 2019, das 08h às 17h.
  • Poderão se inscrever todos os alunos interessados que atendam os requisitos apresentados no Quadro 01 do presente edital.
  • O interessado poderá concorrer somente a uma das monitorias.

Para mais informações acesse o Edital completo disponível aqui.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/ PROFESSOR RESPONSÁVEL

RETIFICAÇÃO


Está aberto período de inscrições para seleção de bolsistas para Tutoria de Aprendizagem em Laboratório
Imagem atual JPEG image — 89 KB


Bolsas TAL

Bolsas TAL ; Seleção ; Alunos

Ensino, Extensão

Ações do documento

Divulgado resultado final da seleção de estagiários para Coordenação de Serviços Gerais e Manutenção

Os aprovados, deverão comparecer na segunda-feira, 13 de maio de 2019, na sala de Manutenção a partir das 14h00min

O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Macau, torna público o resultado final da seleção de estagiários para Coordenação de Serviços Gerais e Manutenção, referente ao edital nº 20/2019 - DG/MC/IFRN.

DAS INFORMAÇÕES PARA ADMISSÃO DE ESTAGIÁRIO:

Os aprovados, deverão comparecer na segunda-feira 13 de maio, na sala de Manutenção, a partir das 14h00min, no Campus Macau, localizado à Rua das Margaridas, 300, COHAB, Macau/RN, portando os seguintes documentos: 

  • Cópia e original do RG; 
  • Cópia e original do CPF;
  • Cópia do título de eleitor; 
  • Cópia do cartão bancário; 
  • Cópia do Comprovante de residência; 
  • Declaração da Instituição de ensino contendo o período que o aluno se encontra matriculado no curso; 
  • Nome completo, contendo telefone e e-mail de um professor orientador do curso.
 

Divulgado resultado final da seleção de estagiários para Coordenação de Serviços Gerais e Manutenção
Imagem atual JPEG image — 26 KB


RESULTADO FINAL

Processo Seletivo ; Estagiário ; COSGEM

Servidores

Ações do documento

Alunas do 1º ano do curso integrado em Recursos Pesqueiros desenvolvem projeto de melhora do espaço do banheiro feminino

A ação aconteceu na tarde desta última terça-feira, dia 07 de maio de 2019

Na tarde desta última terça-feira, dia 07 de maio de 2019, as alunas do curso integrado em recursos pesqueiros, promoveram uma ação de melhora e manutenção do banheiro feminino no IFRN Campus Macau.

As ações desenvolvidas foram: Instalação de chuveiros, portas, cortinas, decorações para um ambiente mais agradável e uma rede solidária que deixa disponíveis itens pessoais de higiene feminino.

Segundo o professor Alfredo Henrique, a ação visa além do conteúdo apresentado em sala de aula, desenvolver habilidades e competências, capazes de ensaiar com os estudantes a formação crítica e cidadã, preparando para a vida em sociedade, com o fim de que estes fortaleçam por meio de saberes da tradição, principalmente filosófica, que sustentam as instituições ocidentais e que fortalecem o estado democrático e direito. Também visa capacitar os estudantes por meio de políticas públicas, ética e administrativas da sociedade.


Alunas do 1º ano do curso integrado em Recursos Pesqueiros desenvolvem projeto de melhora do espaço do banheiro feminino
Imagem atual JPEG image — 194 KB


ENSINO

Recursos Pesqueiros ; Ação ; Projeto ; Filosofia

Ensino, Extensão

Ações do documento

Campus Macau divulga resultado parcial para seleção de estagiário para a Coordenação de Serviços Gerais e Manutenção

Candidatos aprovados devem comparecer para entrevistas nesta sexta-feira, dia 03 de maio de 2019

O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Macau, torna público o resultado parcial dos aprovados para a segunda fase (entrevista) referente ao edital 20/2019 para seleção de estagiário da Coordenação de Serviços Gerais e Manutenção.

DAS ENTREVISTAS

Os candidatos selecionados para a segunda fase: entrevistas, devem comparecer no dia 03 de maio de 2019 a partir das 10h00min, no Campus Macau, localizado à Rua das Margaridas, 300, COHAB, Macau/RN, as entrevistas serão realizadas por ordem de chegada.

Confira abaixo a lista dos candidatos aprovados para a segunda fase:

Relação dos candidatos aptos para entrevista


Campus Macau divulga resultado parcial para seleção de estagiário para a Coordenação de Serviços Gerais e Manutenção
Imagem atual JPEG image — 103 KB


Resultado Parcial

Resultado Parcial ; Estagiário ; COSGEM ; IFRN ; Campus Macau

Servidores

Ações do documento

Campus Macau e Ipanguaçu realizam aula inaugural de reforço ao Projeto de Extensão (PROITEC) em Pendências/RN

O encontro aconteceu na última segunda feira, dia 29 de abril de 2019

Na última segunda-feira, dia 29 de abril de 2019 às 19:00hs, foi realizada na Câmara municipal de Pendências a aula inaugural do Projeto de Extensão (PROITEC). Dois Campus do Instituto Federal estavam presentes, Macau e Ipanguaçu, representados pelos Diretores acadêmicos Júlio Cesar e Luciana Medeiros.

Além da presença de professores, pais e alunos, contamos ainda com o apoio do secretário da educação de Pendências, Kássio Wagner e da coordenadora do programa Novo Mais Educação, Brena Staphania Borges.


Campus Macau e Ipanguaçu realizam aula inaugural de reforço ao Projeto de Extensão (PROITEC) em Pendências/RN
Imagem atual JPEG image — 161 KB


Extensão

Extensão ; encontro ; campus Macau ; campus Ipanguaçu ; proitec ; IFRN

Ensino, Extensão

Ações do documento

Está aberto período de inscrições para a seleção de monitores para a disciplina de Bioquímica

As inscrições ocorrerão no período de 29 de abril á 03 de março de 2019

A  Coordenação  do  curso  de  Licenciatura  em  Biologia  do  Instituto  Federal  de  Educação,  Ciência e  Tecnologia  do  Rio  Grande  do  Norte  Campus  Macau,  torna  pública  o  Edital  de  abertura  das inscrições  para  o  Programa  de  Monitoria  Voluntária  do  1º  semestre  de  2019,  exclusivamente para  a disciplina de Bioquímica.

DAS INSCRIÇÕES:

As inscrições ocorrerão no período de 29 de abril á 03 de março de 2019, nos horários das 13h00 às 16h00 e das 18h00 às 20h30 na secretaria acadêmica do IFRN Campus Macau.

Confira o edital clicando no link abaixo:

Edital Interno N°. 01/2019 - COBIO/DIAC/DG/MC


Está aberto período de inscrições para  a seleção de  monitores para a disciplina de Bioquímica
Imagem atual JPEG image — 101 KB


MONITORIA VOLUNTÁRIA

Voluntária ; SEAC ; Campus Macau ; IFRN

Ensino, Pesquisa

Ações do documento

IFRN Campus Macau promove encontro de professores e alunos do 9º ano do Munícípio de Porto do Mangue

O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 25 de abril de 2019

O IFRN Campus Macau, através da Coordenação de Extensão, no dia 25 de abril de 2019 às 09:00 promoveu um encontro de professores e alunos do 9 ano do município de Porto do Mangue, na ocasião os alunos visitaram os laboratórios da instituição, quadra poliesportiva, campo de futebol, piscina e academia.

Em outro momento dentro do auditório, os professores Ellanno, João Helis e Victor apresentaram os cursos de recursos pesqueiros, química e informática. Estavam presentes na ocasião professores, diretor e a secretária de educação professora Karina.


IFRN Campus Macau promove encontro de professores e alunos  do 9º ano do Munícípio de Porto do Mangue
Imagem atual JPEG image — 104 KB


EXTENSÃO

Extensão ; Visita ; Porto do Mangue ; Campus Macau ; IFRN

Ensino, Extensão

Ações do documento

Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais - OMIF

Campus Macau realiza aulas preparatórias

As Olimpíadas de Matemática dos Institutos Federais - OMIF - está em sua segunda edição e o Campus Macau está participando pela segunda vez desse processo. Há aulas preparatórias para Olimpíadas de Matemática ocorrendo todas as segundas e terças-feiras, no horário das 19h às 20h30 na sala 4 do bloco 1, local onde será realizado também o simulado.

Atenção para algumas datas importantes, no dia 30 de abril será realizado o simulado e a prova da 1ª fase das Olimpíadas ocorrerá no 07 de maio.

Faça sua inscrição e participe!


Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais - OMIF
Imagem atual JPEG image — 89 KB


OMIF

Olimpíada ; Matemática ; Institutos Federais ; IFRN ; Campus Macau

Ensino

Ações do documento

Divulgado o resultado final do processo seletivo simplificado para contratação de professor visitante

Processo seletivo regido pelo Editl Nº. 14/2019

O Presidente da Comissão do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico –Visitante, regido pelo Edital de Abertura nº 014/2019-DG/MC, de 14 de março de 2019, torna público o RESULTADO FINAL das Provas de Desempenho e de Títulos, em conformidade com o item 11.1 e com o cronograma constante no Anexo II, do Edital de Abertura.

Para conferir o resultado clique aqui.


Divulgado o resultado final do processo seletivo simplificado para contratação de professor visitante
Imagem atual JPEG image — 103 KB


Vagas Remanescentes

Resultado Final ; Processo Seletivo ; Concurso Público ; Professor Visitante ; Didática ; Redes de Computadores ; IFRN ; Campus Macau

Servidores

Ações do documento

Divulgado resultado final da seleção de estagiários para a área de Educação Física

Candidatos aprovados devem comparecer a Coordenação de Gestão de Pessoas do Campus Macau

O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Macau, torna público o Resultado Final da seleção de estagiários para a área de Educação Física.

DAS INFORMAÇÕES PARA ADMISSÃO DE ESTAGIÁRIO:

  • Os aprovados deverão comparecer a Coordenação de Gestão de Pessoas - COGPE até o dia 03 de maio de 2019, portando a Ficha de Cadastro de Estagiário devidamente preenchida.
  • Os candidatos devem ainda realizar um exame de sangue que mostre o Grupo Sanguíneo que deve ser apresentado em até 30 dias após a publicação do resultado final.

Resultado Final

Ficha de Cadastro de Estagiário


Divulgado resultado final da seleção de estagiários para a área de Educação Física
Imagem atual JPEG image — 26 KB


RESULTADO FINAL

Resultado Final ; Educação Física ; Estagiário ; Campus Macau ; IFRN

Servidores

Ações do documento

Divulgado resultado final da seleção de estagiários para o setor de Coordenação de Serviços Gerais e Manutenção (COSGEM)

Os aprovados, deverão comparecer na terça-feira 23 de abril de 2019, na sala de Manutenção, a partir das 14h00min.

O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Macau, torna público o resultado final da seleção para estagiários da Coordenação de Serviços Gerais e Manutenção (COSGEM).

DAS INFORMAÇÕES PARA ADMISSÃO DE ESTAGIÁRIO:

Os aprovados, deverão comparecer na terça-feira 23 de abril, na sala de Manutenção, a partir das 14h00min, no Campus Macau, localizado à Rua das Margaridas, 300, COHAB, Macau/RN, portando os seguintes documentos: 

  • Cópia e original do RG; 
  • Cópia e original do CPF;
  • Cópia do título de eleitor; 
  • Cópia do cartão bancário; 
  • Cópia do Comprovante de residência; 
  • Cópia e original do Certificado de alistamento militar; 
  • Declaração da Instituição de ensino contendo o período que o aluno se encontra matriculado no curso; 
  • Nome completo, contendo telefone e e-mail de um professor orientador do curso.
 

Divulgado resultado final da seleção de estagiários para o setor de Coordenação de Serviços Gerais e Manutenção (COSGEM)
Imagem atual JPEG image — 26 KB


RESULTADO FINAL

Macau ; Resultado Final ; LISTA DOS APROVADOS

Servidores

Ações do documento

Está aberto período de inscrições para seleção de estagiário para Coordenação de Serviços Gerais e Manutenção (COSGEM)

As inscrições poderão ser realizadas no período de 22 à 26 de abril de 2019

O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Macau, torna público pelo presente Edital o período de inscrições para seleção de candidatos interessados em concorrerem à vaga para estágio.

Serão oferecidas 2 (duas) vagas de estágio, com regime de trabalho de 30 (trinta) horas semanais, para o cargo de Técnico em Administração e/ou curso profissionalizante em Assistente Administrativo.

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser realizadas mediante envio de currículo para o e-mail cosgem.mc@ifrn.edu.br, no período de 22 à 26 de abril de 2019.

Para mais informações consulte o edital completo.

Edital Nº. 20/2019 - Estagiário - COSGEM


Está aberto período de inscrições para seleção de estagiário para Coordenação de Serviços Gerais e Manutenção (COSGEM)
Imagem atual JPEG image — 115 KB


Vaga de estágio

Vagas ; Estágio ; COSGEM ; IFRN ; Campus Macau

Servidores

Ações do documento

Campus Macau divulga resultado parcial para seleção de estagiário na área de Educação Física.

As entrevistas serão realizadas no dia 24 de abril de 2019

O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Macau, torna público o resultado parcial dos aprovados para a segunda fase (entrevista) referente ao edital 19/2019 para estagiário em Educação Física.

DAS ENTREVISTAS

Os candidatos selecionados para a segunda fase: entrevistas, devem comparecer no dia 24 de abril de 2019 a partir das 13h00min, no Campus Macau, localizado à Rua das Margaridas, 300, COHAB, Macau/RN, as entrevistas serão realizadas seguindo a ordem definida no resultado.

Confira abaixo a lista dos candidatos aprovados para a segunda fase:

RELAÇÃO DOS CANDIDATOS APTOS PARA ENTREVISTA

RELAÇÃO DOS CANDIDATOS APTOS PARA ENTREVISTA - Após recurso


Campus Macau divulga resultado parcial para seleção de estagiário na área de Educação Física.
Imagem atual JPEG image — 11 KB


PROCESSO SELETIVO

Resultado Parcial ; Educação Física ; Estagiário Campus Macau ; IFRN

Servidores

Ações do documento

Campus Macau divulga Resultado Parcial para seleção de bolsista referente ao edital Nº 18/2019 - DG/MC/IFRN - para atuar na unidade produtiva (DIGUIE/MC).

As entrevistas serão realizadas nos dias 22 e 23 de abril de 2019

O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Macau, torna público o resultado parcial da seleção para bolsistas para atuar na unidade produtiva (DIGUIE/MC), regida pelo Edital Nº. 18/2019.

DAS ENTREVISTAS

As entrevistas serão realizadas nos dias 22 e 23 de abril de 2019 na sala 05 (sala de reuniões) do bloco I do IFRN campus Macau, localizado à Rua das Margaridas, 300, COHAB Os candidatos deverão estar no local 10 (dez) minutos antes do início das entrevistas.

Confira a lista de candidatos selecionados para a segunda fase disponível através do link abaixo:


LISTA DOS CANDIDATOS PARA ENTREVISTA


Campus Macau divulga Resultado Parcial para seleção de bolsista referente ao edital Nº 18/2019 - DG/MC/IFRN - para atuar na unidade produtiva (DIGUIE/MC).
Imagem atual JPEG image — 11 KB


RESULTADO PARCIAL

resultado parcial; bolsistas; campus macau; ifrn;

Ensino, Extensão

Ações do documento

Divulgado o resultado parcial da seleção para professor visitante

O período para interposição de recurso será das 09h00min às 12h00min e das 14h00min às 17h00min do dia 16 de abril de 2019

O Presidente da Comissão do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico –Visitante regido pelo Edital de Abertura nº 014/2019-DG/MC, de 14 de março de 2019, torna público o RESULTADO PARCIAL das Provas de Desempenho e de Títulos, em conformidade com o item 11.1 e com o cronograma constante no Anexo II, do Edital de Abertura.

Lembrando que os prazos para Recursos contra as pontuações será no dia 16/04/2019.

Para interpor recursos, o candidato deverá formular processo administrativo junto ao IFRN, em formulário próprio disponibilizado pela Coordenação de Gestão de Pessoas do Campus Macau, com a devida fundamentação para discordância do ato oficial praticado pela comissão de processo seletivo ou banca examinadora.

O candidato que interpuser recurso deverá discriminar quais os itens avaliativos do Curriculum lattes e/ou do Projeto/Apresentação Oral. O candidato, ou seu bastante procurador, deverá ingressar com o recurso das 09h00min às 12h00min e das 14h00min às 17h00min.

Resultado parcial disponível aqui.


Divulgado o resultado parcial da seleção para professor visitante
Imagem atual JPEG image — 25 KB


Processo Seletivo

Processo Seletivo ; Resultado Parcial ; Professor Visitante ; IFRN ; Campus Macau

Servidores

Ações do documento

Está aberto período de inscrições para seleção de estagiário para área de Educação Física

As inscrições poderão ser realizadas no período de 15 à 20 de abril de 2019

O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Macau, torna público pelo presente Edital o período de inscrições para seleção de candidatos interessados em concorrerem à vaga de estágio para a área de educação física.

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio de envio de currículo para o e-mail: rafael.scremin@ifrn.edu.br, das 8h do dia 15 de abril de 2019 até as 23h do dia 20 de abril de 2019. No assunto do e-mail deverá constar “Processo Seletivo Estagiário – Educação Física”.

Para mais informações acesse o documento na integra.

Edital Nº. 19/2019 - Seleção de estagiários de educação física


Está aberto período de inscrições para seleção de estagiário para área de Educação Física
Imagem atual JPEG image — 28 KB


Processo Seletivo

Processo Seletivo ; Estagiários ; Educação Física ; IFRN ; Campus Macau

Servidores

Ações do documento

Campus Macau recebe visita do Diretor de Inovação Tecnológica do IFRN

Visita de João Teixeira, diretor de Inovação Tecnológica do IFRN

Na ultima  quinta-feira, dia 11 de abril de 2019, o IFRN Campus Macau recebeu a visita de João Teixeira, Diretor de Inovação Tecnológica da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN, a fim de discutir acerca da Incubadora Tecnológica, em execução no Campus desde 2016.

Participaram do encontro a Direção-Geral e Administrativa do Campus, representantes da Incubadora e do IF-SOL e coordenadores dos setores COPEIN, COEX, COGPE e COLAB. Houve uma reunião no empreendimento de Macau D`venture, no Porto da Pescaria, e visita às instalações do campus.


Campus Macau recebe visita do Diretor de Inovação Tecnológica do IFRN
Imagem atual JPEG image — 107 KB


Inovação Tecnológica

Visita; Diretor; Tecnológica; IFRN; Macau; Campus

Extensão, Pesquisa

Ações do documento

Campus Macau divulga Resultado Parcial da seleção de estagiário para Coordenação de Serviços Gerais e Manutenção

As entrevistas serão realizadas no dia 16 de abril de 2019 às 14h00min na sala da Coordenação de manutenção

O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Macau, torna público o resultado parcial da seleção para estagiários para Coordenação de Serviços Gerais e Manutenção, regida pelo Edital Nº. 17/2019.

DAS ENTREVISTAS

Os candidatos selecionados para a segunda fase: entrevistas, devem comparecer no dia 16 de abril de 2019 às 14h00min na sala da Coordenação de manutenção (Sala 191, Garagem), no Campus Macau, localizado à Rua das Margaridas, 300, COHAB, Macau/RN, as entrevistas serão realizadas por ordem de chegada.

Confira a lista de candidatos selecionados para a segunda fase disponível através do link abaixo:

Lista de candidatos aptos à entrevista


Campus Macau divulga Resultado Parcial da seleção de estagiário para Coordenação de Serviços Gerais e Manutenção
Imagem atual JPEG image — 25 KB


Processo Seletivo

Processo Seletivo ; Resultado Parcial ; Estagiários ; COSGEM ; IFRN ; Campus Macau

Servidores

Ações do documento

Setor de Serviços Gerais e Manutenção realiza palestra sobre depressão e transtornos de ansiedade

A palestra ocorreu na última quarta-feira (10/04) e for ministrada pelo médico Frankswell M. S. de Moura

A depressão e os transtornos de ansiedade estão entre os problemas de saúde mental mais comuns no mundo e acompanham a humanidade por toda a sua história. Considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o "Mal do Século", a depressão é um transtorno mental que atinge as emoções do indivíduo, o qual passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, de ânimo e perda de interesse generalizado. Além disso, pode causar alterações do sono e na concentração, além de pessimismo, sentimento de culpa e baixa autoestima. Tais sintomas podem fazer parte de uma depressão quando aparecem com frequência e trazem muito prejuízo para a pessoa.

Os transtornos ansiosos, por sua vez, são transtornos mentais caracterizados por sentimentos de preocupação excessiva, ansiedade de antecipação ou medo exagerado, bem como de sintomas físicos associados (falta de ar, taquicardia, tremores, sudorese intensa, sensação de desmaio), os quais são fortes o bastante para interferir nas atividades diárias, perduram por tempo prolongado e causam sofrimento intenso.

É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado. Esses transtornos mentais, em especial a depressão, podem provocar ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.

Os transtornos mentais estão cada vez mais presentes também no mundo do trabalho e podem ser provocados pelo assédio moral e sexual, jornadas exaustivas, metas abusivas, eventos traumáticos, perseguição, isolamento, entre outros.

O tratamento é feito com auxílio médico profissional, por meio de medicamentos, e acompanhamento terapêutico multidisciplinar, conforme cada caso, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).O apoio da família e dos amigos é fundamental.

Praticar hábitos saudáveis e adotar um estilo de vida de qualidade, ajudam a manter a saúde mental em dia:

·         Não se isole das pessoas;

·         Consulte o médico regularmente;

·         Faça o tratamento terapêutico adequado;

·         Mantenha o corpo e a mente ativos;

·         Pratique atividades físicas regularmente;

·         Tenha uma alimentação saudável;

·         Reforce os laços familiares e de amizades;

·         Invista na sua espiritualidade;

·         Não negligencie o seu sono;

·         Evite bebidas alcoólicas e drogas ilícitas.

Ainda hoje, há muito preconceito e desconhecimento no que se refere a saúde mental. É necessário, portanto, iniciativas educativas como essa que possam esclarecer o tema, permitindo maior compreensão de como prevenir e tratar o adoecimento psíquico.

Caso você perceba que tem estado exageradamente preocupado há muito tempo, ou frequentemente triste e sem prazer de fazer coisas que antes lhe faziam bem, percebendo que esses sintomas lhe trazem prejuízo significativo, não hesite em procurar ajuda adequada.


Setor de Serviços Gerais e Manutenção realiza palestra sobre depressão e transtornos de ansiedade
Imagem atual JPEG image — 150 KB


PALESTRA

Palestra ; Saúde Mental ; COSGEM ; IFRN ; Campus Macau

Servidores

Ações do documento

Está aberto período de inscrições para seleção de bolsistas para atuarem na Unidade Produtiva do Campus Macau

As inscrições serão realizadas no período de 11 à 17 de abril de 2019

A Direção-Geral do Campus Macau, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, em conformidade com o planejamento institucional para o ano de 2019, considerando recursos da pró-reitora de ensino para bolsistas nas unidades produtivas do IFRN, torna público que estarão abertas as inscrições para a seleção de bolsistas para atuarem na Unidade Produtiva (DIGUIE).
 
DAS INSCRIÇÕES
 
As inscrições serão realizadas presencialmente, no período de 11 a 17 de Abril de 2019, das 08h às 17h, na Secretaria Acadêmica do Campus Macau.
 

Edital Nº. 18/2019 - Seleção de bolsistas para a DIGUIE

 

Está aberto período de inscrições para seleção de bolsistas para atuarem na Unidade Produtiva do Campus Macau
Imagem atual JPEG image — 101 KB


processo seletivo

Processo Seletivo ; Bolsistas ; DIGUIE ; IFRN ; Campus Macau

Ensino, Extensão

Ações do documento

IFRN Macau e 6ª DIREC realizam encontro para estabelecer Acordo de Cooperação

Convênio prevê ações de capacitação para os servidores da educação da 6ª Região do Estado do RN

Foi realizada uma audiência, no dia 28 de fevereiro de 2019, entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Macau, e a 6ª Diretoria Regional de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte (DIREC) - que atende os municípios de Macau, Guamaré, Pendências, Alto do Rodrigues, Galinhos e Porto do Mangue - com o fim de formalizar as intenções de ambas as partes para estabelecer um Acordo de Cooperação que tem a ambição de promover projetos na área de capacitação para os docentes e pessoal do serviço administrativo da Educação do RN que atuam na 6ª Região. Pela iniciativa, espera-se que as instituições tenham esteio para implementar projetos educacionais conjuntamente, por meio de cursos de capacitação oferecidos pelo IFRN, encontros regionais de educação e conferências conjuntas, bem como estabelecer uma política de colaboração com a intenção de promover a melhoria dos serviços públicos em educação nos municípios atendidos pelo IFRN Macau e pela 6ª DIREC.

 

Participaram da audiência, pela 6ª DIREC, a Diretora Regional Patrícia Carol Rodrigues de Melo e o coordenador pedagógico Chateaubriand Maracaja Felipe Ribeiro (Escola Estadual Maria de Lourdes Bezerra). Pelo IFRN Macau, os servidores Alfredo Henrique Oliveira Marques (professor substituto de Filosofia e responsável pelo Acordo), Jerdmiler Gomes de Paiva (Diretor Geral eventual e Coordenador da COEX), George Eduardo Ferreira de Mesquita e Hércules Alencar de Medeiros (pedagogos membros da ETEP).

 

A origem dos contatos entre o IFRN Macau e a 6ª DIREC se iniciaram este ano, por meio de uma palestra realizada pelo professor Alfredo Marques para a semana pedagógica da escola Estadual Maria de Lourdes, à convite do coordenador pedagógico Chateaubriand Ribeiro, servidor do Estado e estudante egresso do IFRN Macau. Na ocasião, o professor Alfredo ouviu dos profissionais da escola a necessidade de um projeto contínuo de formação oferecido pelo IFRN e a demanda por projetos interinstitucionais. Durante o mês de fevereiro, o professor arrazoou as necessidades formativas da região, ouviu profissionais da educação e estabeleceu contato entre o Instituto e a Diretora Regional Patrícia Rodrigues, com o vislumbre de possibilitar o Acordo de Cooperação. O Diretor Geral Eventual Jerdmiler Paiva, do IFRN Macau, acolheu a proposta do professor com muito entusiasmo e criou as condições para a formalização do Acordo, uma vez que, segundo o Diretor, a parceria interinstitucional entre Estado e Federação é uma das metas do Instituto. A Diretora Regional Patrícia Rodrigues também acolheu com bastante entusiasmo e presteza a proposição, sugerindo pontos que são importantes para a região, os quais serão firmados na assinatura.  

 

Ao perguntarmos ao professor Alfredo Marques quais são os pontos que mais se destacam no Acordo, ele ressaltou a importância de haver condições pré-existentes para a celebração de uma atuação interinstitucional entre o Instituto e as escolas da 6ª DIREC. Segundo ele, em conversa com a Diretora Patrícia e o Diretor Jerdmiler se evidenciou uma profícua relação entre o Estado do RN e o IFRN, por razão de diversos profissionais que atuam no Estado serem estudantes egressos do campus Macau, inclusive o coordenador pedagógico Chateaubriand Ribeiro e a Diretora Patrícia Rodrigues. Conforme o professor Alfredo e o Diretor Jerdmiler, o Acordo criará as condições para a formalização do intercâmbio formativo que se espera entre ambas as instituições.

 

Em entrevista com o professor Alfredo sobre a importância do Acordo de Cooperação, ele afirma: “independente se a iniciativa parte do IFRN ou das escolas da DIREC, pretendemos criar uma rede de troca de saberes que promova a melhoria da aprendizagem em todos os níveis, sejam eles fundamental, médio, técnico integrado, superior ou pós-graduação. Nossa proposta é reunir as forças do Estado e da Federação para o bem comum que nos reúne, a saber: a construção de uma paideia para o povo potiguar, que seja capaz de fundar uma formação ética, política e técnica que nos alteie a condição de povo autônomo. Eis a razão deste Acordo: fazer cumprir os princípios fundadores da educação dentro de uma pólis (cidade-estado)”.  


A cerimônia de celebração do Acordo de Cooperação acontecerá no Auditório Principal do IFRN Macau no dia 17 de abril de 2019, às 8h da manhã. Será aberta para toda a comunidade interna e externa ao campus e será celebrada por meio de de aula magna da professora e Diretora Regional Patrícia Rodrigues e do professor Alfredo Marques.


IFRN Macau e 6ª DIREC realizam encontro para estabelecer Acordo de Cooperação
Imagem atual JPEG image — 2883 KB


Cooperação Estado-Federação

Acordo de Cooperação ; 6ª DIRED ; IFRN ; Campus Macau

Ensino, Extensão

Ações do documento

Divulgado resultado final da seleção de estagiários para Coordenação de Laboratórios

O candidato que obteve maior nota deve comparecer das 08h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00, na sala da Coordenação de Gestão de Pessoas (COGPE)

O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Macau, torna público o resultado final da seleção para estagiários da Coordenação de Laboratórios, regida pelo Edital Nº. 16/2019.

DAS INFORMAÇÕES PARA ADMISSÃO DE ESTAGIÁRIO

O candidato que obteve maior nota deve comparecer das 08h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00, na sala da Coordenação de Gestão de Pessoas (COGPE), no Campus Macau, localizado à Rua das Margaridas, 300, COHAB, Macau/RN, portando a seguinte documentação com cópia dos mesmos: 

  • Carteira de Identidade;

  • 1 foto 3x4;

  • CPF;

  • Título de Eleitor;

  • Comprovante de Residência;

  • Carteira de trabalho;

  • Certidão de Nascimento;

  • Comprovante de Escolaridade;

  • Carteira de Reservista (se homem);

  • Exame de sangue com tipo sanguíneo;

  • Cartão do banco com conta para depósito, e

  • Carteira de Motorista (se houver).

Resultado disponível no link abaixo:

Resultado Final - Edital Nº. 16/2019

 


Divulgado resultado final da seleção de estagiários para Coordenação de Laboratórios
Imagem atual JPEG image — 103 KB


Resultado Final

Resultado final ; Processo Seletivo ; Estagiários ; In ; IFRN ; Campus Macau

Servidores

Ações do documento

Setor de Serviços Gerais e Manutenção realiza palestra sobre animais peçonhentos

A palestra ocorreu na última quinta-feira, 04 de abril de 2019, e foi ministrada pelo Biólogo e Professor, Pablo Gurgel

Devido às chuvas que ocorrem nessa época do ano em nossa região e consequentemente o aumento da vegetação nativa, é bastante costumeiro nos depararmos com serpentes de diversas espécies, ocasionando muitas vezes acidentes; considerando que a área onde é localizado o IFRN Campus Macau é bastante ampla e prezando pela segurança de todos que trabalham e circulam no local, no dia 04 de abril de 2019, o setor de Serviços Gerais e Manutenção realizou uma palestra com os colaboradores afim de conscientizá-los de como proceder caso encontre alguma serpente durante os trabalhos.

Para isso, foi convidado o biólogo e professor Pablo Gurgel do IFRN Campus Macau para ministrar a palestra onde foi apresentado as espécies de cobras peçonhentas e como identifica-las, principalmente como proceder caso encontre com alguma durante as atividades.

O professor Pablo apresentou a diferença entre animais peçonhentos e venenosos; onde são chamados de peçonhentos os animais que para caçarem ou se defenderem têm a capacidade de inocular substâncias tóxicas produzidas em glândulas especializadas de seu corpo. O meio utilizado para a inoculação dependerá da espécie do animal, que no caso das serpentes ocorrerá através dos dentes inoculadores de veneno, e nos escorpiões, através do aguilhão localizado na ponta de sua cauda; já os animais que são venenosos, mas não são peçonhentos, esses animais não possuem nenhum órgão capaz de inocular o veneno, e essa é a principal diferença entre eles. É importante salientar que os animais peçonhentos agem quando se sentem ameaçados. 

Como identificar as cobras peçonhentas das não peçonhentas? Pergunta muito comum por todos, o professor Pablo nos explica que nem sempre podemos afirmar que pelo formato da cabeça: a das peçonhentas é triangular. Isso, pelo menos, é o que se costumam dizer por aí – mas trata-se de uma generalização perigosa. A diferenciação entre elas está longe de ser tão simples assim. Outros detalhes anatômicos – como a cauda, as escamas e a pupila – também ajudam na distinção, mas existem tantas exceções à regra que eles, por si só, são insuficientes. O método mais seguro é observar a presença de um pequeno orifício entre os olhos e as narinas: a chamada fosseta loreal. “Todas as serpentes peçonhentas, com exceção da cobra coral, são dotadas desse orifício, que não aparece nas não-peçonhentas”, afirma o professor Pablo Gurgel. O tal buraquinho é, na verdade, um órgão termorreceptor – ou seja, um detector de calor – de altíssima sensibilidade, capaz de perceber variações de temperatura próximas à elas.

Ao sofrer picada de animais peçonhentos é importante que o acidentado seja levado o quanto antes para um hospital, pois a vida dele dependerá da rapidez com que o tratamento com o soro for feito. É importante que se identifique qual o animal causador do acidente; além de não fazer torniquete; não aplicar nenhum tipo de medicamento, como borra de café, folhas no local da picada; manter o órgão afetado erguido; não fazer sucção do veneno e não espremer o local da picada.

A melhor forma de se tratar vítimas de animais peçonhentos é através da soroterapia. Esse tratamento consiste na aplicação de um concentrado de anticorpos que irá combater o veneno do animal.

Para manter esses animais longe de nossas casas é preciso que tomemos algumas medidas preventivas, como:

  • Usar calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem;
  • Combater a infestação de baratas e roedores, posi atraem animais peçonhentos;
  • Examinar calçados, roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-las;
  • Afastar camas das paredes e evitar pendurar roupas fora de armários;
  • Não acumular entulhos e materiais de construção;
  • Limpar regularmente móveis, cortinas, quadros, cantos de parede;

Setor de Serviços Gerais e Manutenção realiza palestra sobre animais peçonhentos
Imagem atual JPEG image — 978 KB


Palestra

Palestra ; COSGEM ; Animais Peçonhentos ; Campus Macau

Servidores

Ações do documento

Está aberto período de inscrições para seleção de estagiário para Coordenação de Serviços Gerais e Manutenção (COSGEM)

As inscrições poderão ser realizadas no período de 08 à 10 de abril de 2019

O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Macau, torna público pelo presente Edital o período de inscrições para seleção de candidatos interessados em concorrerem à vaga para estágio.

Serão oferecidas 4 (quatro) vagas de estágio com regime de trabalho de 30 (trinta) horas semanais, sendo 2 (duas) vagas para o cargo de Técnico em Edificações e 2 (duas) vagas para o cargo de Técnico em Administração e/ou curso profissionalizante em Assistente Administrativo.

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser realizadas mediante envio de currículo para o e-mail cosgem.mc@ifrn.edu.br, no período de 08 à 10 de abril de 2019.

Para mais informações consulte o edital completo.

Edital Nº. 17/2019 - Estagiário - COSGEM


Está aberto período de inscrições para seleção de estagiário para Coordenação de Serviços Gerais e Manutenção (COSGEM)
Imagem atual JPEG image — 101 KB


Vaga de estágio

Vagas ; Estágio ; COSGEM ; IFRN ; Campus Macau

Servidores

Ações do documento

Está no ar o site do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros

O Portal traz notícias, horários, calendário de atividades e informações de pesquisa, extensão e perfil de Técnicos e Docentes pertencentes ao Curso

Agora, alunos, servidores e sociedade podem acompanhar as principais informações do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros. O trabalho de organização foi feita pelo Coordenador Eventual do Curso de Recursos Pesqueiros, Arthur Torquato, em parceria com os professores João Helis e Charles Hallan.


O Portal traz notícias, horários, calendário de atividades e informações de pesquisa, extensão e perfil de Técnicos e Docentes pertencentes ao Curso. Assim, estimula-se a transparência e o acesso a informação. "A ideia é parte do Plano Estratégico do Curso Técnico em Recursos pesqueiros apresentado no início do ano letivo. Com isso, estamos estimulando, valorizando e reforçando a identidade dos nossos alunos ao Curso, valorizando a formação de um aluno com perfil profissional e cidadã", afirmou o Professor Arthur Torquato.


O site já pode ser acessado através do endereço: http://recursospesqueiros.mc.ifrn.edu.br/



Não deixe de dar uma conferida em mais essa novidade do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros.


Está no ar o site do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros
Imagem atual JPEG image — 94 KB


Recursos Pesqueiros

Portal ; Recursos Pesqueiros ; IFRN ; Campus Macau

Ensino, Extensão

Ações do documento

Instalações do Curso de Recursos Pesqueiros recebe visita de autoridades

A visita ocorreu na sexta-feira dia 29 de março de 2019

Na sexta-feira, dia 29 de março, o Curso de Recursos Pesqueiros recebeu a visita do Subsecretário de Pesca do Estado do Rio Grande do Norte, David Soares. Na oportunidade, o Subsecretário conheceu a estrutura do Curso, debateu os desafios da pesca no Estado e tirou dúvidas em relação ao perfil dos egressos em Recursos Pesqueiros.


Os servidores José Garcia, Wellington Lobato e Arthur Torquato foram os responsáveis por acompanhar e apresentar as instalações ao Subsecretário David Soares. Ainda, participou da visita o vereador de Macau, Cláudio Gia, egresso e importante liderança dos trabalhadores pesqueiros da região da Costa Branca Potiguar.


Segundo o Coordenador Eventual do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros, Arthur Torquato, “é muito importante estreitar os laços com a sociedade civil e política do Rio Grande do Norte, afinal, fomos concebidos para servir a sociedade. É fundamental extrapolar os muros da escola e dialogar com a comunidade da região".

Espera-se que a visita do Subsecretário David Soares possa trazer futuras parcerias entre o IFRN e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte.


Instalações do Curso de Recursos Pesqueiros recebe visita de autoridades
Imagem atual JPEG image — 646 KB


Recursos Pesqueiros

Visita ; Autoridades ; Recursos Pesqueiros ; IFRN ; Campus Macau

Ensino, Extensão

Ações do documento

Processo seletivo simplificado para contratação de professor visitante - Edital Nº. 14/2019

Divulgação das datas para a apresentação do projeto de trabalho e exame do curriculum lattes

As apresentações dos projetos de trabalho serão realizados no Bloco 1 do IFRN - Campus Macau, situada no endereço Rua das Margaridas, nº 300 – COHAB – Macau/RN. O candidato deve se apresentar à Coordenação de Gestão de Pessoas com 15 a 30 minutos de antecedência de sua apresentação de onde será indicado a sala de EXAME DO Curriculum Lattes e apresentação do Projeto de Trabalho.

Recursos Didáticos Disponíveis: Computador; Quadro Branco; Projetor Multimídia (Data Show); Pincel e apagador para Quadro Branco; Windows XP ou 7; Powerpoint 2010 ou 2013.

Os Candidatos não poderão usar Recursos Didáticos Pessoais dos citados acima, logo, serão aceitos pen drive pessoais com arquivos de apresentação mas não serão aceitos notebook próprio já que iremos disponibilizar um computador para a apresentação.

Datas para apresentação dos projetos de trabalho


Processo seletivo simplificado para contratação de professor visitante - Edital Nº. 14/2019
Imagem atual JPEG image — 101 KB


processo seletivo

Processo Seletivo ; Concurso Público ; Professor Visitante ; Didática ; Redes de Computadores ; IFRN ; Campus Macau

Servidores

Ações do documento

Divulgado o resultado final do Edital N°. 01/2019

Concurso para professor substituto da disciplina de química

O DIRETOR-GERAL EM EXERCICIO DO CAMPUS MACAU DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, torna público e homologa o Resultado Final do Processo Seletivo Simplificado referente ao Edital de Abertura nº 01/2019-DG/MC, para contratação de Professor Substituto para disciplina de química.

Para acessar o resultado clique no link abaixo:

Resultado Final - Processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto para disciplina de química


Divulgado o resultado final do Edital N°. 01/2019
Imagem atual JPEG image — 103 KB


Resultado Final

Resultado final ; Processo Seletivo ; Concurso Público ; Professor Substituto ; Química ; IFRN ; Campus Macau

Servidores

Ações do documento

Campus Macau realiza I Festival de Danças Urbanas

O Evento ocorrerá no dia 08 de maio, às 19h, no Auditório do Campus

O 1º Festival de Danças Urbanas é um evento interno realizado pela disciplina de Educação Física, coordenado pelo Prof, Rafael Trentin Scremin, em parceria com as turmas dos 2º anos do cursos técnicos do IFRN/MC (2INF 1V, 2QUI 1M, 2RP 1M, 2RP 2M).

O Festival será realizado no dia 08/05/2019 às 19h, As pulseiras para entrada ao evento serão disponibilizados pelos Coordenadores responsáveis de cada turma, serão disponibilizados apenas 160 pulseiras entre alunos e servidores do IFRN, quem tiver interesse deve entrar em contato com os coordenadores de cada turma ou com o coordenador geral do evento.


Campus Macau realiza I Festival de Danças Urbanas
Imagem atual JPEG image — 544 KB


Festival

Festival ; Dança ; Educação Física ; IFRN ; Campus Macau

Ensino

Ações do documento

Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Campus Macau abre Concurso para escolha de Logotipo

As propostas podem ser enviadas de 05 de abril à 10 de maio de 2019

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do IFRN, Campus Macau, resolve promover concurso para eleger a nova identidade visual do Napne a partir de um logotipo com o nome do núcleo, Napne, e conceito que referencie o mesmo.

Como fundamentos básicos para os critérios de seleção do Logotipo, deverão ser considerados o conceito, o tema e o objetivo geral do núcleo, descritos abaixo:

CONCEITO

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) tem por finalidade estimular e assessorar o desenvolvimento de ações de natureza sistêmica no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão que promovam o cumprimento efetivo das Leis nº 10.098/2000, nº 13.146/15, do Decreto nº 5.296/04 e dos demais instrumentos legais correlatos. É responsável por promover condições necessárias para o ingresso e permanência de alunos com necessidades educacionais específicas nos diversos cursos oferecidos pela Instituição.

 

TEMA

Criar a cultura de “educar para a convivência” e aceitação da diversidade.

 

OBJETIVO GERAL

Consolidar e incrementar as políticas de acessibilidade, visando à inclusão dos estudantes com necessidade educacionais específicas dentro do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Macau. Fomentar a implantação e consolidação de políticas inclusivas no Instituto, por meio da garantia do acesso, permanência e êxito do estudante com necessidades educacionais específicas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

 

Para mais informações acesse o edital completo:

 

Edital Interno Nº. 01/2019 - NAPNE/DIAC/DG/MC


Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Campus Macau abre Concurso para escolha de Logotipo
Imagem atual JPEG image — 101 KB


Concurso

Concurso ; NAPNE ; Logotipo ; IFRN ; Campus Macau

Ensino

Ações do documento

Divulgada a homologação de inscrições referente ao Edital Nº. 14/2019

Seleção de contratação de professor visitante

O presidente da Comissão do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Visitante ou Visitante Estrangeiro, regido pelo Edital nº 14/2019-DG/MC/IFRN, divulga a homologação de inscrições, consoante ao cronograma constante no Anexo II do referido Edital.

Para acessar o documento clique aqui.


Divulgada a homologação de inscrições referente ao Edital Nº. 14/2019
Imagem atual JPEG image — 101 KB


processo seletivo

Processo Seletivo ; Concurso Público ; Professor Visitante ; Didática ; Redes de Computadores ; IFRN ; Campus Macau

Servidores

Ações do documento

Xilogravurista realiza exposição no campus Macau

A exposição ocorreu entre os dias 19 e 21 de março de 2019

O xilogravurista, Jefferson Campos, através da Incubadora Tecnológica do Campus Macau (ITMC) e do Núcleo de Arte do Campus Macau realizou uma vivência dos ambientes socioeconômicos do Município de Macau, como construção de barcos de pescas, locais de trabalho das marisqueiras, e as praias. Com o suporte da empresa de turismo ecológico e de aventura, D´Venture, a cidade foi apresentada com um olhar histórico para que se pudesse entender da importância dos pontos apresentados, para a construção da sociedade macauense.

O artista expôs suas peças no Campus Macau, entre os dias 19 a 21 de março.


Xilogravurista realiza exposição no campus Macau
Imagem atual JPEG image — 5851 KB


Exposição


Extensão

Ações do documento

Divulgado o resultado parcial das provas de desempenho e de títulos do processo seletivo simplificado para contratação de Professor Substituto de Química

Período para interposição de recursos será das 09h às 12h e das 14h às 17h, do dia 26 de março de 2019

O presidente da comissão do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – Substituto, regido pelo Edital nº 01/2019-DG/MC de 15 de fevereiro de 2019, torna público o Resultado Parcial das Provas de Desempenho e de Títulos, em conformidade com o item 11.1 e com o cronograma constante no Anexo II, do referido Edital.

O candidato que desejar interpor recursos contra o resultado deverá preencher, em formulário próprio disponibilizado no Anexo IV do Edital e abrir processo administrativo no IFRN pelo Setor de Gestão de Pessoas do Campus Macau, no horário das 09h às 12h e das 14h às 17h, com a devida fundamentação para discordância do ato oficial praticado pela Banca Examinadora.

Resulta parcial - Edital Nº. 01/2019 - Provas de desempenho e de Títulos


Divulgado o resultado parcial das provas de desempenho e de títulos do processo seletivo simplificado para contratação de Professor Substituto de Química
Imagem atual JPEG image — 103 KB


Resultado parcial

Resultado parcial ; Professor Substituto ; Química ; IFRN ; Campus Macau

Servidores

Ações do documento

Está aberto período de inscrições para seleção de estagiário para Coordenação de Laboratórios (COLAB)

Inscrições das 8h00m do dia 25 de março de 2019 até às 23h59m do dia 27 de março de 2019.

O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Macau, torna público pelo Edital Nº. 16/2019 o período de inscrições para seleção de candidatos interessados em concorrerem à vaga para estágio.

DAS INSCRIÇÕES

 - Os candidatos interessados devem enviar o currículo para o e-mail colab.mc@ifrn.edu.br, das 8h00m do dia 25 de março de 2019 até às 23h59m do dia 27 de março de 2019.

- No dia 28 de março de 2019, a partir das 15h00m, será divulgada lista contendo relação dos candidatos inscritos, no quadro de aviso da Coordenação do Curso Técnico em Química e/ou portal do IFRN Campus Macau, também indicando quais estão aptos ou inaptos para comparecer à avaliação básica teórico-prática e entrevista. 

- O resultado parcial do processo seletivo será divulgado no dia 04 de abril de 2019.

- O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 08 de abril de 2019.

Para mais informações, acesse o edital completo:

Edital Nº. 16/2019 - Seleção de Estagiário para a Coordenação de Laboratórios

Edital Nº. 16/2019 - Seleção de Estagiário para a Coordenação de Laboratórios - Retificação 01


Está aberto período de inscrições para seleção de estagiário para Coordenação de Laboratórios (COLAB)
Imagem atual JPEG image — 115 KB


Vaga de estágio

Estágio ; Química ; COLAB ; IFRN ; Campus Macau

Ações do documento

IFRN divulga 1.256 vagas em cursos Técnicos Subsequentes e ProEJA

Inscrições são a partir do dia 20 deste mês e seguem até 8 de abril

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFRN publicou os editais nº 11/2019 e nº 12/2019, referentes aos processos seletivos para os Cursos Técnicos de Nível Médio na Forma Subsequente e Cursos Técnicos de Nível Médio na Forma Integrada na Modalidade Educação de Jovens e Adultos, respectivamente. Os semestres letivos de ambos têm início em 2019.2.

Técnico Subsequente

A seleção para os cursos desta modalidade acontece nos diversos campi do IFRN, abrangendo os conhecimentos comuns às múltiplas formas de escolarização do nível médio, em conformidade com as diretrizes do Edital. Podem participar portadores de certificado de conclusão do Ensino Médio ou de curso equivalente. Ao todo, são mais de 1.300 vagas ofertadas por todo o estado.

ProEJA

Este processo seletivo tem como objetivo atender à política pública de Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio da oferta de educação profissional técnica de nível médio na perspectiva de uma formação integral, objetivando a elevação do nível de escolaridade do trabalhador. Com base na política pública vigente, o processo estará aberto exclusivamente aos portadores de, no máximo, certificado de conclusão do Ensino Fundamental (ou de curso equivalente), que desejem cursar o ensino médio integrado a uma formação profissional e que tenham, até o último dia de matrícula, 18 anos completos. São 40 ofertadas para o curso de Edificações, no Campus Mossoró do IFRN.

Inscrições

A inscrição dos interessados deve ser realizada exclusivamente via internet, no Portal do Candidato, a partir das 17h do dia 20 de março até às 17h do dia 8 de abril. Para mais informações, acesse:

Edital 11/2019-PROEN/IFRN - Cursos Técnicos Subsequentes 2019.2

Edital 12/2019-PROEN/IFRN - Cursos Técnicos Integrados PROEJA 2019.2

Portal do Candidato


IFRN divulga 1.256 vagas em cursos Técnicos Subsequentes e ProEJA
Imagem atual PNG image — 12 KB


processo seletivo

Processo Seletivo , Técnico Subsequente , Técnico Integrado ProEJA

Ensino

Ações do documento

Campus Macau realiza aulas preparatórios para Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2019

Aulas acontecem nas segundas e terças-feiras das 19:00 as 20:30 no laboratório de física e matemática

Campus Macau do IFRN convida a todos os alunos dos Cursos Técnicos Integrado do Campus, a participarem das aulas preparatórias para OBMEP (Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), as aulas acontecem nas segundas e terças-feiras, das 19:00 às 20:30 no laboratório de física e matemática.

A OBMEP tem objetivo de difundir e promover o estudo de matemática no Brasil e identificar jovens talentos de matemática, por ser a olimpíada científica que mais possui recursos financeiros, a OBMEP é uma porta de entrada para conseguir bolsa de estudo em universidades e bolsas de iniciação científica. A primeira fase da OBMEP ocorrerá dia 21 de maio de 2019.

Aproveita a oportunidade de seu Campus possuir uma preparação específica e venha fazer parte.


Campus Macau realiza aulas preparatórios para Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2019
Imagem atual JPEG image — 35 KB


OBMEP 2019

Olimpíada ; Matemática ; Institutos Federais ; IFRN ; Campus Macau

Ensino, Extensão

Ações do documento

Divulgado resultado final da seleção de estagiários de informática

Candidatos classificados devem comparecer no Campus no dia 08 de abril de 2019

O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Macau, torna público o resultado final da seleção para estagiários de informática, regida pelo Edital Nº. 13/2019.

DAS INFORMAÇÕES PARA ADMISSÃO DE ESTAGIÁRIO

Os candidatos em situação de Classificado devem comparecer no dia 08 de abril de 2019, das 08h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00, na sala da Coordenação de Gestão de Pessoas (COGPE), no Campus Macau, localizado à Rua das Margaridas, 300, COHAB, Macau/RN, portando a seguinte documentação com cópia dos mesmos: 

  • Carteira de Identidade;

  • 1 foto 3x4;

  • CPF;

  • Título de Eleitor;

  • Comprovante de Residência;

  • Carteira de trabalho;

  • Certidão de Nascimento;

  • Comprovante de Escolaridade;

  • Carteira de Reservista (se homem);

  • Exame de sangue com tipo sanguíneo;

  • Cartão do banco com conta para depósito, e

  • Carteira de Motorista (se houver).

Resultado disponível no link abaixo:

Resultado Final - Edital Nº. 13/2019


Divulgado resultado final da seleção de estagiários de informática
Imagem atual JPEG image — 103 KB


Resultado Final

Resultado final ; Processo Seletivo ; Estagiários ; Informática ; IFRN ; Campus Macau

Servidores

Ações do documento

Campus Macau divulga 4ª Chamada para vagas remanescentes via ENEM para o curso de Licenciatura em Biologia

Matrículas ocorrerão na Secretaria Acadêmica (SEAC) do Campus Macau, no dia 20 de março de 2019, a partir das10h da manhã

O Diretor-Geral do Campus Macau torna públicas as vagas remanescentes para o Curso Superior de Graduação via ENEM, no âmbito deste Campus, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2019.

MATRÍCULAS

Os candidatos e/ou seus representantes legais interessados em efetuar matrícula deverão comparecer à reunião para o preenchimento de vagas na Secretaria Acadêmica (SEAC) do Campus Macau, no dia 20 de março de 2019, às 10h da manha.

Para mais informações acesse o documento na integra:

Edital Nº 15/2019 - Vagas remanescentes via ENEM


Campus Macau divulga 4ª Chamada para vagas remanescentes via ENEM para o curso de Licenciatura em Biologia
Imagem atual JPEG image — 119 KB


Vagas Remanescentes

Cursos de Graduação ; Vagas Remanescentes ; Licenciatura ; Biologia ; ENEM ; IFRN ; Campus Macau

Ensino

Ações do documento

Divulgado o resultado da Análise Socioeconômica dos candidatos aprovados para o Curso de Licenciatura em Biologia. (3ª Chamada)

Aprovados em lista diferenciada L1, L2 dos Editais Nº. 43/2018 - PROEN/IFRN e Nº. 47/2018 - PROEN/IFRN

Direção-Geral do Campus Macau do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria Acadêmica, torna público o resultado da avaliação Socioeconômica dos candidatos aprovados na lista diferenciada l1, l2, 3ª chamada, dos Editais Nº. 43/2018 - PROEN/IFRN (Aprovados via SISU) e Nº. 47/2018 - PROEN/IFRN (Aprovados via ENEM) -  Curso de Licenciatura em Biologia, entrada: 2019.1 do IFRN – Campus Macau.

Para acessar o resultado referente a cada edital, clique nos links abaixo:

Avaliação socioeconômica Edital Nº. 43/2018 (Aprovados via SISU)

Avaliação socioeconômica Edital Nº. 47/2018 (Aprovados via ENEM)


Divulgado o resultado da Análise Socioeconômica dos candidatos aprovados para o Curso de Licenciatura em Biologia. (3ª Chamada)
Imagem atual JPEG image — 127 KB


Análise Socioeconômica

Resultado ; Análise ; Socio Econômica ; Graduação ; Licenciatura em Biologia ; IFRN ; Campus Macau

Ensino

Ações do documento

Campus Macau divulga resultado parcial da seleção de estagiários de informática

Candidatos aprovados devem comparecer para entrevistas nesta quarta-feira, 20 de março de 2019

O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Macau, torna público o resultado parcial da seleção para estagiários de informática, regida pelo Edital Nº. 13/2019.

DAS ENTREVISTAS

Os candidatos selecionados para a segunda fase: entrevistas, devem comparecer no dia 20 de março de 2019, das 14h00 às 18h00, na sala da Coordenação de Tecnologia da Informação, no Campus Macau, localizado à Rua das Margaridas, 300, COHAB, Macau/RN, as entrevistas serão realizadas por ordem de chegada.

Confira a lista de aprovados que está disponível através do link abaixo:

Resultado Parcial - Edital Nº. 13/2019

 

 


Campus Macau divulga resultado parcial da seleção de estagiários de informática
Imagem atual JPEG image — 103 KB


Resultado parcial

Resultado parcial ; Processo Seletivo ; Estagiários ; Informática ; IFRN ; Campus Macau

Ações do documento

Direção Geral do Campus Macau divulga nota de repúdio

Esclarecimento sobre calúnias proferidas contra a servidora diretora de administração do Campus

Diretor Geral do Campus Macau, divulga hoje (18), nota de repudio (disponível, na integra, AQUI), sobre calúnias proferidas contra a servidora diretora de administração deste Campus. A mesma tem sido, inveridicamente, acusada de ocasionar a morte de gatos na COHAB, Macau/RN.

Na presente nota, o Diretor Geral do Campus reitera o compromisso social, ambiental e ecológico característico das práticas de todos os servidores da instituição.


Direção Geral do Campus Macau divulga nota de repúdio
Imagem atual JPEG image — 144 KB


Nota de repúdio

Nota de repúdio ; IFRN ; Campus Macau

Servidores

Ações do documento

IFRN lança enquete para avaliar usabilidade do Portal Institucional

O objetivo é avaliar a facilidade com que os usuários encontram o que procuram quando acessam o site

A Assessoria de Comunicação e Eventos (Asce) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), lançou nesta segunda-feira (18), uma enquete no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) sobre a usabilidade do Portal do IFRN. A pesquisa tem como objetivo avaliar a facilidade com que os usuários encontram o que procuram quando acessam o Portal Institucional.

O questionário estará disponível no Suap, no período de 18 a 29 de março, para alunos e servidores; já para o público externo, a enquete pode ser respondida por meio do Formulário de Pesquisa. Os resultados serão utilizados para subsidiar o processo de reestruturação das informações disponíveis no endereço eletrônico, que é o principal canal de comunicação da Instituição com seus diversos públicos.

 

Para participar, acesse:

Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) - Alunos e servidores 

Formulário de Pesquisa de Uso do Portal do IFRN - Público externo 


IFRN lança enquete para avaliar usabilidade do Portal Institucional
Imagem atual PNG image — 9 KB

O questionário estará disponível de 18 a 29 de março de 2019

GESTÃO

Suap , Enquete , IFRN

Ensino, Pesquisa, Servidores

Ações do documento

Divulgada data para sorteio de temas e avaliação de desempenho - Edital Nº. 01/2019

Processo seletivo para professor substituto da disciplina de química

Direção-Geral do Campus Macau do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, por meio da Coordenação de Gestão de Pessoas, torna público documento informativo com datas para sorteio dos temas e para prova de avaliação de desempenho, dos candidatos aprovados na prova escrita do concurso para Professor Substituto da Disciplina de Química, regido pelo Edital Nº 01/2019 DG/MC.

Para conferir o documento, clique no link abaixo:

Datas de sorteio de temas e prova de avaliação de desempenho


Divulgada data para sorteio de temas e avaliação de desempenho - Edital Nº. 01/2019
Imagem atual JPEG image — 159 KB


PROFESSOR SUBSTITUTO

Processo Seletivo ; Concurso Público ; Professor Substituto ; Química ; IFRN ; Campus Macau

Servidores

Ações do documento

Campus Macau abre seleção para professor visitante

As inscrições serão realizadas das 08h do dia 18 de março de 2019 às 23h59min do dia 24 de março de 2019, exclusivamente via Internet

O DIRETOR-GERAL EM EXERCÍCIO DO CAMPUS MACAU DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, torna pública a abertura das inscrições para Processo Seletivo Simplificado, destinado à seleção e à posterior contratação, por tempo determinado, de PROFESSOR VISITANTE ou VISITANTE ESTRANGEIRO para atuar no apoio à execução dos programas de pós-graduação stricto sensu, aprimoramento de programas de ensino, pesquisa e extensão, execução de programas de capacitação docente e intercâmbio científico e tecnológico.

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições para o Processo Seletivo serão realizadas das 08h do dia 18 de março de 2019 às 23h59min do dia 24 de março de 2019, exclusivamente via Internet, através do sítio do IFRN (http://professorsubstituto.ifrn.edu.br).

Para mais informações acesse o documento na integra:

EDITAL Nº. 14/2019 DG/MC - Professor Visitante


Campus Macau abre seleção para professor visitante
Imagem atual JPEG image — 129 KB


PROFESSOR VISITANTE

Processo Seletivo ; Concurso Público ; Professor Visitante ; Didática ; Redes de Computadores ; IFRN ; Campus Macau

Servidores

Ações do documento

Divulgada convocação de estudantes do cadastro reserva para Programa de Apoio a Formação Estudandil

Alunos interessados devem comparecer ao Serviço Social até sexta-feira, dia 15 de março de 2019

A Coordenação de Assistência Estudantil - COAES, convoca alunos que estão no cadastro reserva para atuarem no Programa de Apoio à Formação Estudantil.

Os interessados devem comparecer ao Serviço Social até sexta-feira, dia 15 de março de 2019.

Lista - Cadastro Reserva


Divulgada convocação de estudantes do cadastro reserva para Programa de Apoio a Formação Estudandil
Imagem atual JPEG image — 101 KB


Comunicado

COAES ; Serviço Social ; Formação Estudantil ; IFRN ; Campus Macau

Ensino

Ações do documento

Divulgado o resultado parcial do concurso regido pelo Edital Nº. 01/2019

Concurso para Professor Substituto da Disciplina de Química

Direção-Geral do Campus Macau do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, por meio da Coordenação de Gestão de Pessoas, torna público o resultado parcial da prova escrita do concurso para Professor Substituto da Disciplina de Química, regido pelo Edital Nº 01/2019 DG/MC.
 
Para conferir o resultado clique no link abaixo:
 

Resultado parcial Edital Nº. 01/2019


Divulgado o resultado parcial do concurso regido pelo Edital Nº. 01/2019
Imagem atual JPEG image — 103 KB


Resultado parcial

Resultado parcial ; Professor Substituto ; Química ; IFRN ; Campus Macau

Servidores

Ações do documento

Está aberto período de inscrições para seleção de estagiário de TI

Inscrições podem ser feitas das 8h00 do dia 11 de março de 2019 até às 23h59m do dia 15 de março de 2019.

O Diretor Geral do Campus Macau, torna público pelo Edital Nº. 13/2019 o período de inscrições para seleção de candidatos interessados em concorrerem à vaga para estágio.

DAS INSCRIÇÕES

 - As inscrições serão realizadas mediante envio de currículo (conforme anexo I do Edital Nº. 13/2019) para o e-mail cti.mc@ifrn.edu.br, das 8h00 do dia 11 de março de 2019 até às 23h59m do dia 15 de março de 2019. No assunto do e-mail deverá constar “Processo Seletivo Estagiário/a Informática”.

 - No dia 18 de março de 2019, até as 16h00, será divulgada lista contendo relação dos candidatos inscritos, também indicando quais estão aptos ou inaptos para comparecer à entrevista. Caso haja algum/a candidato/a que tenha enviado e-mail dentro do prazo previsto, e porventura não conste na lista, o período para contestação dar-se-á, presencialmente, das 09h00 às 12h00 do dia 19 de março de 2019, na Coordenação de Gestão de Pessoas (COGPE) do Campus Macau, localizado à Rua das Margaridas, 300, COHAB, Macau/RN.

 - No dia 20 de março de 2019, das 14h00 às 18h00, será realizada a entrevista com os/as candidatos/as aptos/as.

 - O resultado final do processo seletivo será divulgado até o dia 21 de março de 2019.

Para mais informações acesse o documento completo:

EDITAL Nº. 13/2019

RETIFICAÇÃO 01

EDITAL Nº. 13/2019 - RETIFICAÇÃO 01


Está aberto período de inscrições para seleção de estagiário de TI
Imagem atual JPEG image — 115 KB


Vaga de estágio

Estágio ; Informática ; TI ; IFRN ; Campus Macau

Ações do documento

Campus Macau divulga 3ª Chamada para vagas remanescentes via SISU e ENEM para o curso de Licenciatura em Biologia

Matrículas ocorrerão no Auditório do Campus Macau, no dia 11 de março de 2019, a partir das10h da manhã

O Diretor-Geral do Campus Macau torna públicas as vagas remanescentes para o Curso Superior de Graduação via SISU e ENEM, no âmbito deste Campus, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2019.

MATRÍCULAS

Os candidatos e/ou seus representantes legais interessados em efetuar matrícula deverão comparecer à reunião para o preenchimento de vagas no Auditório do Campus Macau, no dia 11 de março de 2019, às 10h da manhã

Para mais informações acesse os documentos na integra:

Edital Nº. 11/2019 – Vagas remanescentes via SISU

Edital Nº. 12/2019 – Vagas remanescentes via ENEM


Campus Macau divulga 3ª Chamada para vagas remanescentes via SISU e ENEM para o curso de Licenciatura em Biologia
Imagem atual JPEG image — 119 KB


vagas remanescentes

Vagas remanescentes ; Licenciatura ; Biologia ; IFRN ; Campus Macau

Ensino

Ações do documento

Divulgado o resultado da Análise Socioeconômica dos candidatos aprovados para o Curso de Licenciatura em Biologia. (1ª e 2ª Chamada)

Lista diferenciada L1, L2 dos Editais Nº. 43/2018 - PROEN/IFRN e Nº. 47/2018 - PROEN/IFRN

Direção-Geral do Campus Macau do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria Acadêmica, torna público o resultado da avaliação Socioeconômica dos candidatos aprovados na lista diferenciada l1, l2, 1ª E 2ª chamada, dos Editais Nº. 43/2018 - PROEN/IFRN e Nº. 47/2018 - PROEN/IFRN -  Cursos de Licenciatura em Biologia, entrada: 2019.1 do IFRN – Campus Macau.

Para conferir os resultados acesse:

Análise Socioeconômica - EDITAL 43/2018

Análise Socioeconômica - EDITAL 47/2018


Divulgado o resultado da Análise Socioeconômica dos candidatos aprovados para o Curso de Licenciatura em Biologia. (1ª e 2ª Chamada)
Imagem atual JPEG image — 127 KB


Análise Socioeconômica

Resultado ; Análise Socioeconômica ; Licenciatura ; Biologia ; IFRN ; Campus Macau

Ensino

Ações do documento

Campus Macau divulga homologação de inscrições

Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto, regido pelo Edital nº 01/2019-DG/MC/IFRN

O presidente da Comissão do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto, regido pelo Edital nº 01/2019-DG/MC/IFRN, divulga a homologação de inscrições, consoante ao cronograma do referido Edital.

Para conferir o resultado acesso o link abaixo:

Homologação de inscrições EDITAL 01/2019 - DG/MC


Campus Macau divulga homologação de inscrições
Imagem atual JPEG image — 18 KB


Homologação

Homologação ; Processo Seletivo ; Professor Substituto ; Química ; IFRN ; Campus Macau

Servidores

Ações do documento

Diretoria de Administração do Campus Macau (DIAD/MC) realiza capacitação interna

O treinamento ocorreu na última segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Na última segunda-feira (25) a Diretoria de Administração do Campus Macau (DIAD/MC) realizou uma capacitação interna sobre o processo de compras. O treinamento foi conduzido pelo servidor Claudio Manoel Beserra Filho.

A capacitação contou com um primeiro momento de apresentação teórica, sobre como ocorrem os processos de compra, bem como, as principais modalidades e marcos legais. Já na parte prática, realizado em dos laboratórios de informática do Campus, foram apresentadas as principais orientações que devem ser seguidas para se obter uma pesquisa de preço.

Em poucas palavras, o servidor Cláudio Manoel, definiu o objetivo e importância da capacitação da seguinte forma:

“O treinamento teve como objetivo apresentar métodos de compras direitas e pesquisa de preços que a lei permite que seja feita, uma vez que o Campus Macau não tem em seu quadro funcional equipe para realizar processo licitatório. A importância do evento foi de esclarecer a comunidade técnica como é realizada as compras, mostrando o que é permitido na lei e realizando na prática como se elabora uma pesquisa de preço".


Diretoria de Administração do Campus Macau (DIAD/MC) realiza capacitação interna
Imagem atual JPEG image — 3559 KB


Capacitação Interna

Capacitação ; Compras ; DIAD ; IFRN ; Campus Macau

Servidores

Ações do documento

Campus Macau sediou I WORKSHOP de Empreendedorismo Social do Município de Macau/RN

O evento ocorreu nos últimos dias 21 e 22 de fevereiro de 2019

O evento foi realizado pela Prefeitura municipal de Macau/RN e teve como parceiros o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia – Campus Macau, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE e o Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho – ACESSUAS.

O WORKSHOP teve como principal objetivo, capacitar e sensibilizar marisqueiros e artesãos da região, para produção e venda de produtos oriundos de pescado, principalmente de marisco, que serão vendidos durante o período carnavalesco.

O evento contou com uma programação intensa ao longo dois dias de atividades, com diversas palestras, minicursos e oficinas.

Confira algumas fotos disponíveis em: FOTOS I WORKSHOP


Campus Macau sediou I WORKSHOP de Empreendedorismo Social do Município de Macau/RN
Imagem atual JPEG image — 4400 KB


WORKSHOP DE EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo ; Pescado ; Venda ; Produção ; Workshop ; IFRN ; Campus Macau ; SEBRAE ; ACESSUAS ; Prefeitura Municiapl

Extensão

Ações do documento

Campus Macau divulga 2ª Chamada para vagas remanescentes via ENEM para o curso de Licenciatura em Biologia

Matrículas nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2019, das 08h às 12h e das 14h às 17h.

O Diretor-Geral do Campus Macau torna públicas as vagas remanescentes para o Curso Superior de Graduação via ENEM, no âmbito deste Campus, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2019.

MATRÍCULAS

Os candidatos e/ou seus representantes legais interessados em efetuar matrícula deverão comparecer para preenchimento de vagas munidos da documentação exigida, na Secretaria do Campus Macau, nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2019, das 08h às 12h e das 14h às 17h.

Para mais informações acesse o documento na integra:

EDITAL Nº. 10/2019 DG-MC - Licenciatura em Biologia - 2ª Chamada via ENEM


Campus Macau divulga 2ª Chamada para vagas remanescentes via ENEM para o curso de Licenciatura em Biologia
Imagem atual JPEG image — 127 KB


Vagas Remanescentes

Cursos de Graduação ; Vagas Remanescentes ; Licenciatura ; Biologia ; ENEM ; IFRN ; Campus Macau

Ensino

Ações do documento

Campus Macau divulga 2ª Chamada para vagas remanescentes via SISU para o curso de Licenciatura em Biologia

Matrículas nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2019, das 08h às 12h e das 14h às 17h

O Diretor-Geral em Exercício do Campus Macau torna públicas as vagas remanescentes para o Curso Superior de Graduação via SISU, no âmbito deste Campus, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2019.

Os candidatos e/ou seus representantes legais interessados em efetuar matrícula deverão comparecer à reunião para o preenchimento de vagas no Auditório do Campus Macau, nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2019, das 08h às 12h e das 14h às 17h munido da documentação necessária;

Para mais informações acesse o documento na integra:

EDITAL Nº. 09/2019 DG-MC - Licenciatura em Biologia - 2ª Chamada via SISU


Campus Macau divulga 2ª Chamada para vagas remanescentes via SISU para o curso de Licenciatura em Biologia
Imagem atual JPEG image — 126 KB


Vagas Remanescentes

Cursos de Graduação ; Vagas Remanescentes ; Licenciatura ; Biologia ; SISU ; IFRN ; Campus Macau

Ensino

Ações do documento

Campus Macau divulga 2ª Chamada para vagas remanescentes do curso Técnico em Recursos Pesqueiros na Modalidade Subsequente

Matrículas nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2019, das 08 às 12:00 e das 14:00 às 17 horas.

O Diretor-Geral do Campus Macau torna público as vagas remanescentes para o Curso Técnico em Recursos Pesqueiros na forma Subsequente, no âmbito deste Campus, com ingresso no semestre letivo de 2019.1.

Os candidatos e/ou seus representantes legais interessados em preencher uma das vagas remanescentes deverão comparecer na Secretaria Acadêmica do Campus Macau, localizado à Rua das Margaridas nº 300, COHAB – Macau/RN, nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2019, das 08 às 12:00 e das 14:00 às 17 horas.

Para mais informações acesse:

Edital Nº. 08/2018 - Vagas remanescentes do curso Técnico em Recursos Pesqueiros na Modalidade Subsequente


Campus Macau divulga 2ª Chamada para vagas remanescentes do curso Técnico em Recursos Pesqueiros na Modalidade Subsequente
Imagem atual JPEG image — 142 KB


Vagas Remanescentes

Cursos Técnicos ; Vagas Remanescentes ; Recursos Pesqueiros ; Subsequente ; IFRN ; Campus Macau

Ensino

Ações do documento

Campus Macau divulga 6ª Chamada para vagas remanescentes dos cursos Técnicos na modalidade Integrada

Matrículas nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2019, das 8h às 12h e das 14h às 17h

O Diretor-Geral do Campus Macau do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, usando das atribuições que lhe confere a Portaria n°. 587/2016-Reitoria/IFRN e atendendo ao Edital Nº. 29/2017-PROEN/IFRN, torna públicas as vagas remanescentes para o Cursos Técnicos em Informática, Química e Recursos Pesqueiros na forma Integrada, no âmbito deste Campus, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2019.

MATRÍCULAS

Os candidatos interessados em preencher uma das vagas remanescentes relativas aos Cursos Técnicos de Nível Médio na forma Integrada do IFRN, regidas pelo Edital Nº. 29/2018- PROEN/IFRN, deverão comparecer na Secretaria Acadêmica do Campus Macau nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2019, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00.

Para mais informações acesse:

EDITAL Nº. 07/2019 DG-MC - Cursos Técnicos na Modalidade Integrado - 6ª Chamada


Campus Macau divulga 6ª Chamada para vagas remanescentes dos cursos Técnicos na modalidade Integrada
Imagem atual JPEG image — 130 KB


Vagas Remanescentes

Cursos Técnicos ; Vagas Remanescentes ; Integrado ; IFRN ; Campus Macau

Ensino

Ações do documento

Campus Macau abre seleção para professor visitante

As inscrições serão realizadas das 08h do dia 18 de fevereiro de 2019 às 23h59min do dia 06 de março de 2019, exclusivamente via Internet

O DIRETOR-GERAL EM EXERCÍCIO DO CAMPUS MACAU DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuições delegadas através da Portaria nº 1088/2018-Reitoria/IFRN, de 11 de julho de 2018, publicada no Diário Oficial da União, de 13 de julho de 2018, e com o suporte da Lei nº. 8.745, de 09 de dezembro de 1993, com alterações da legislação posterior, torna pública a abertura das inscrições para Processo Seletivo Simplificado, destinado à seleção e à posterior contratação, por tempo determinado, de PROFESSOR VISITANTE ou VISITANTE ESTRANGEIRO para atuar no apoio à execução dos programas de pós-graduação stricto sensu, aprimoramento de programas de ensino, pesquisa e extensão, execução de programas de capacitação docente e intercâmbio científico e tecnológico.

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições para o Processo Seletivo serão realizadas das 08h do dia 18 de fevereiro de 2019 às 23h59min do dia 06 de março de 2019, exclusivamente via Internet, através do sítio do IFRN (http://professorsubstituto.ifrn.edu.br).

Para mais informações acesse o documento na integra:

EDITAL Nº. 06/2019 DG-MC - Professor Visitante


Campus Macau abre seleção para professor visitante
Imagem atual JPEG image — 129 KB


PROFESSOR VISITANTE

Processo Seletivo ; Concurso Público ; Professor Visitante ; Didática ; Redes de Computadores ; IFRN ; Campus Macau

Ensino, Servidores

Ações do documento

Campus Macau abre seleção para professor substituto de Química

As inscrições serão realizadas das 08h do dia 18 de fevereiro de 2019 até as 23h59min do dia 27 de fevereiro de 2019 exclusivamente via Internet

O DIRETOR-GERAL EM EXERCICIO DO CAMPUS MACAU DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuições, em conformidade com a Portaria nº. 1088/2018-Reitoria/IFRN, de 11 de julho de 2018, publicada no Diário Oficial da União, de 13 de julho de 2018, e de acordo com o art. 2º, inciso X da Lei nº. 8.745, de 09 de dezembro de 1993, com alterações da legislação posterior, torna pública a abertura das inscrições para Processo Seletivo Simplificado, destinado à seleção e a posterior contratação, por tempo determinado, de PROFESSOR SUBSTITUTO para atuar no ensino básico, na educação profissional de nível médio e no ensino superior, objetivando atender à necessidade temporária de excepcional interesse público.

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado serão realizadas das 08h do dia 18 de fevereiro de 2019 até as 23h59min do dia 27 de fevereiro de 2019 exclusivamente via Internet, no sítio do IFRN (http://professorsubstituto.ifrn.edu.br).

Para mais informações acesse o documento na integra:

EDITAL Nº. 01/2019 DG-MC - Professor Substituto - Química


Campus Macau abre seleção para professor substituto de Química
Imagem atual JPEG image — 131 KB


PROFESSOR SUBSTITUTO

Processo Seletivo ; Concurso Público ; Professor Substituto ; Química ; IFRN ; Campus Macau

Ensino, Servidores

Ações do documento

Divulgado o resultado da Análise Socioeconômica dos Cursos Técnico Integrado. (5ª Chamada)

Aprovados no exame de seleção 2018

A Direção-Geral do Campus Macau do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria Acadêmica, torna público o resultado da avaliação Socioeconômica dos candidatos aprovados na lista diferenciada l1, l2, 5ª chamada do Edital Nº. 29/2018 PROEN/IFRN -  Cursos técnicos de nível médio na modalidade integrado, entrada: 2019.1 do IFRN – Campus Macau, referente ao Edital Nº 29/2018 – PROEN/IFRN.

Acesse:

Resultado da Análise Socioeconômica (5ª Chamada)


Divulgado o resultado da Análise Socioeconômica dos Cursos Técnico Integrado. (5ª Chamada)
Imagem atual JPEG image — 127 KB


LISTA DIFERENCIADA

Resultado ; Análise ; Socio Econômica ; Cursos Técnicos ; IFRN ; Campus Macau

Ações do documento

Divulgado resultado da perícia dos candidatos Portadores de Necessidades Especiais

Candidatos aprovados no SISU para o Curso de Licenciatura em Biologia

A Direção-Geral do Campus Macau do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria Acadêmica, torna público o resultado da perícia médica dos candidatos aprovados na lista diferenciada l15 – candidatos portadores de necessidades especiais, do Edital Nº. 43/2018-PROEN/IFRN -  Curso de graduação em Licenciatura em Biologia, entrada: 2019.1 do IFRN – Campus Macau.

Acesse:

Resultado da avaliação de PNE Edital Nº. 43/2018 - SISU - PROEN IFRN


Divulgado resultado da perícia dos candidatos Portadores de Necessidades Especiais
Imagem atual JPEG image — 129 KB


LISTA DIFERENCIADA

Resultado ; Perícia Média ; PNE ; Licenciatura ; Biologia ; IFRN ; Campus Macau

Ensino

Ações do documento

“Amor, ética e política na era digital” reuniu o IFRN Campus Macau com a comunidade

Palestra ministrada pelo professor de filosofia do campus Alfredo Marques

Com o fim de pensar a interferência das novas tecnologias em nossa vida, o Campus Macau promoveu no último dia 28 de janeiro a palestra “Amor, ética e política na era digital”, que fora idealizada e realizada pelo professor substituto de filosofia Alfredo Marques.

A intenção da palestra foi debater e dar repercussão as ideias do Filósofo sul-coreano alemão Byung-Chul Han, que trabalha na Universidade de Berlim e escreveu diversos livros nos últimos anos sobre o tema do amor, ética, novas tecnologias, mídias digitais, psicanálise e política. 

O evento dá encerramento ao planejamento semestral do professor Alfredo que almejou reunir a escola e comunidade em torno de um conjunto de reflexões filosóficas que tivessem impacto direto na vida das pessoas da região, bem como fosse capaz de produzir uma aprendizagem que migrasse das salas de aula do IFRN para além dos muros da instituição, promovendo troca de saberes.  

Segundo o professor, que trabalhou durante o semestre com 12 de turmas dos respectivos cursos de informática, recursos pesqueiros e química, a ambição era reconduzir as pessoas as questões que nos mobilizam todos os dias imperceptivelmente e definem não apenas nossa vida afetiva, como muitos acreditam, e sim, a nossa forma de nos relacionarmos politicamente dentro de nossas configurações culturais e espaciais, produzindo, por conseguinte, não apenas discursos de poder, mas formas de habitar e se relacionar com o mundo. Ainda deve-se ressaltar que nos livros Sociedade da Transparência, No enxame e Agonia do Eros, todos escritos por Han e que fizeram parte da bibliografia do semestre, há uma profunda preocupação com as questões psicanalíticas e éticas do crescimento dos transtornos sociais, banalidade da violência e desenraizamento das relações humanas.


“Amor, ética e política na era digital” reuniu o IFRN Campus Macau com a comunidade
Imagem atual JPEG image — 1962 KB


Palestra

Palestra ; Filosofia ; Alfredo Marques ; Comunidade ; IFRN ; Campus Macau

Ensino, Extensão

Ações do documento

Campus Macau divulga 5ª Chamada para vagas remanescentes dos cursos Técnicos na modalidade Integrada

Matrículas nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2019, das 8h às 12h e das 14h às 17h

O Diretor-Geral do Campus Macau do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, usando das atribuições que lhe confere a Portaria n°. 587/2016-Reitoria/IFRN e atendendo ao Edital Nº. 29/2017-PROEN/IFRN, torna públicas as vagas remanescentes para o Cursos Técnicos em Informática, Química e Recursos Pesqueiros na forma Integrada, no âmbito deste Campus, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2019.

MATRÍCULAS

Os candidatos interessados em preencher uma das vagas remanescentes relativas aos Cursos Técnicos de Nível Médio na forma Integrada do IFRN, regidas pelo Edital Nº. 29/2018- PROEN/IFRN, deverão comparecer na Secretaria Acadêmica do Campus Macau nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2019, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00.

Para mais informações acesse:

5ª Chamada


Campus Macau divulga 5ª Chamada para vagas remanescentes dos cursos Técnicos na modalidade Integrada
Imagem atual JPEG image — 119 KB


Vagas Remanescentes

Cursos Técnicos ; Vagas Remanescentes ; Integrado ; IFRN ; Campus Macau

Ensino

Ações do documento

Divulgado o resultado da Análise Socioeconômica dos Cursos Técnico Integrado. (4ª Chamada)

Aprovados no exame de seleção 2018

A Direção-Geral do Campus Macau do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria Acadêmica, torna público o resultado da avaliação Socioeconômica dos candidatos aprovados na lista diferenciada l1, l2, 4ª chamada do Edital Nº. 29/2018 PROEN/IFRN -  Cursos técnicos de nível médio na modalidade integrado, entrada: 2019.1 do IFRN – Campus Macau, referente ao Edital Nº 29/2018 – PROEN/IFRN.

 

Acesse:

 

Resultado da avaliação Socioeconômica (4ª chamada)


Divulgado o resultado da Análise Socioeconômica dos Cursos Técnico Integrado. (4ª Chamada)
Imagem atual JPEG image — 127 KB


LISTA DIFERENCIADA

Resultado ; Análise ; Socio Econômica ; Cursos Técnicos ; IFRN ; Campus Macau

Ensino

Ações do documento

Campus Macau divulga aprovações no Sistema de Seleção Unificado – SISU

Até o momento são 36 aprovados na primeira etapa do SISU 2019

Até o momento o Campus Macau conta com 36 aprovados na primeira etapa do SISU (Sistema de Seleção Unificado). Sendo 18 alunos do Curso de Informática, 09 do Curso de Química e 09 do Curso de Recursos Pesqueiros.

As aprovações são para cursos de diversas áreas. Dentre as aprovações destacamos o 1° lugar em Ciências e Tecnologia, obtido pelo nosso aluno Francisco de Assis Vilela Neto, e o 1º lugar em Letras – Espanhol, obtido por nossa aluna Mika Hakkinen Barbosa da Silva, ambos estudantes do Curso Técnico em Informática e foram selecionados para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

No link abaixo é possível acessar a lista completa dos alunos aprovados.

LISTA DE APROVADOS

 


Campus Macau divulga aprovações no Sistema de Seleção Unificado – SISU
Imagem atual JPEG image — 246 KB


ENEM 2018

ENEM 2018 ; SISU 2019 ; Aprovados ; IFRN ; Campus Macau

Ensino

Ações do documento

IFRN Campus Macau firma convênio com a empresa Samaria Camarões (Potiporã)

Empresa contrata 20 jovens aprendizes na última quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

O IFRN Campus Macau, através da Coordenação de Extensão, firma, no último bimestre de 2018, convenio com a empresa Samaria Camarões  (Potiporã). A Potiporã que é a maior fazenda da carcinicultura brasileira localizada no município de pendencia/RN.

Na última quarta-feira, 30 de janeiro de 2019, a empresa contratou 20 jovens aprendizes. Esses jovens terão a oportunidade de usar todo o conhecimento e experiência adquirida ao longo do curso, para concluir sua pratica profissional em um contrato de um ano com a empresa.

Os alunos selecionados estão distribuídos da seguinte forma: 16 do curso de Recursos Pesqueiros, 02 do curso de Química e 02 do curso de Informática. As funções desempenhadas pelos aprendizes, serão desenvolvidas na fazenda, na área de beneficiamento e nos laboratórios da empresa.

LISTA DE ALUNOS CONTRATADOS


IFRN Campus Macau firma convênio com a empresa Samaria Camarões (Potiporã)
Imagem atual JPEG image — 2942 KB


Jovem Aprendiz

Convênio ; Potiporã ; Jovem Aprendiz ; Cursos Técnicos ; IFRN ; Campus Macau

Ensino, Extensão

Ações do documento

Campus Macau divulga 4ª Chamada para vagas remanescentes dos cursos Técnicos na modalidade Integrada

Matrículas nos dias 04 e 05 de fevereiro de 2019, das 8h às 12h e das 14h às 17h

O Diretor-Geral do Campus Macau do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, usando das atribuições que lhe confere a Portaria n°. 587/2016-Reitoria/IFRN e atendendo ao Edital Nº. 29/2017-PROEN/IFRN, torna públicas as vagas remanescentes para o Cursos Técnicos em Informática, Química e Recursos Pesqueiros na forma Integrada, no âmbito deste Campus, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2019.

 

MATRÍCULAS

 

Os candidatos interessados em preencher uma das vagas remanescentes relativas aos Cursos Técnicos de Nível Médio na forma Integrada do IFRN, regidas pelo Edital Nº. 29/2018- PROEN/IFRN, deverão comparecer na Secretaria Acadêmica do Campus Macau nos dias 04 e 05 de fevereiro de 2019, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00.

 

Para mais informações acesse:

 

4ª Chamada

 

Campus Macau divulga 4ª Chamada para vagas remanescentes dos cursos Técnicos na modalidade Integrada
Imagem atual JPEG image — 39 KB


VAGAS REMANESCENTES

Cursos Técnicos ; Vagas Remanescentes ; Integrado ; IFRN ; Campus Macau

Ensino

Ações do documento

Divulgado o resultado da Análise Socieconômica dos Cursos Técnico Integrado. (3ª Chamada)

Aprovados no exame de seleção 2018

A Direção-Geral do Campus Macau do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria Acadêmica, torna público o resultado da avaliação Sócio Econômica dos candidatos aprovados na lista diferenciada l1, l2, 3ª chamada do Edital Nº. 29/2018 PROEN/IFRN -  Cursos técnicos de nível médio na modalidade integrado, entrada: 2019.1 do IFRN – Campus Macau, referente ao Edital Nº 29/2018 – PROEN/IFRN.

 

Acesse:

 

Resultado da avaliação Socioeconômica (3ª chamada)


Divulgado o resultado da Análise Socieconômica dos Cursos Técnico Integrado. (3ª Chamada)
Imagem atual JPEG image — 42 KB


Lista diferenciada

Resultado ; Análise ; Sócio Econômica ; Cursos Técnicos ; IFRN ; Campus Macau

Ensino

Ações do documento

Ações do documento

Página em carregamento