DADOS BIBLIOGRÁFICOS

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação divulga nota sobre bases de dados

Documento avalia bases de dados disponibilizadas pelo IFRN à comunidade acadêmica

Publicada em 11/04/2017 Atualizada há 1 ano

Relatório da comissão foi divulgado na terça, 11 de abril

Como parte do redimensionamento das ações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), a Portaria nº 1.411/2016-Reitoria/IFRN designou comissão para realização de estudo e avaliação das bases de dados bibliográficos adquiridas e/ou disponibilizadas pelo Instituto à comunidade acadêmica. A comissão, constituída por representantes daquela Pró-Reitoria e do Sistema de Bibliotecas da Instituição, divulgou nesta terça, 11 de abril, Nota Informativa sobre os resultados do trabalho, que constam do Relatório: Bases de Dados disponibilizadas pelo IFRN. Os resultados, inclusive, subsidiaram encaminhamentos da Propiquanto à contratação e divulgação dessas bases.

Além do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que oferece acesso gratuito a artigos de mais de 21 mil revistas nacionais e estrangeiras, disponibilizado através de convênio, o IFRN dispõe, ainda, da Plataforma Proquest, cujo contrato foi renovado, tendo sido assegurada a melhoria da oferta e garantido o acesso a outros 21 mil títulos de livros digitais, 4.800 periódicos eletrônicos, bem como patentes, teses e dissertações de todo o mundo.

Acesso às bases

O acesso às bases já está liberado em todos os computadores do IFRN, bastando o cadastro de login e senha, de acordo com o interesse do usuário:  Base de dados Inspec ou a plataforma de livros eletrônicos EBC (Ebook Central).

A Propi, junto a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DIGTI), busca ainda viabilizar o acesso remoto, através do uso de proxy. Outra ação do setor é a realização de treinamento sobre as bases da Proquest para todos os bibliotecários e coordenadores de pesquisa e inovação do Instituto, a ser feita em duas etapas: uma online, ainda em abril, e outra presencial, agendada para 11 de maio de 2017.

Márcio Azevedo, pró-reitor, ressaltou a importância do envolvimento nos treinamentos: “os bibliotecários e os coordenadores de pesquisa e inovação serão os responsáveis por promoverem a divulgação das bases junto à comunidade acadêmica, a fim de aumentar sua usabilidade, com melhoria dos nossos índices de acesso e, por conseguinte, do desempenho acadêmico de nossos pesquisadores”, disse.

Links úteis

Nota Informativa