Metrópole Digital

Alunos do curso de informática visitam o Instituto Metrópole Digital

Publicada em 22/12/2016 Atualizada há 1 ano

Os alunos do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Informática do Campus avançado Lajes realizaram no dia 15 de dezembro uma aula externa na cidade do Natal. A aula foi coordenada pelo Prof. Robercy Alves (eletroeletrônica) e contou com a participação do Prof. Gustavo Whately (sociologia), da Profa. Jordana Costa (geografia) e de nosso Enfermeiro Jerfson Torres, e na ocasião, os alunos visitaram o Instituto Metrópole Digital (IMD) e o museu de cultura popular Djalma Maranhão, além de aproveitaram a oportunidade para observarem os detalhes urbanísticos da paisagem Potiguar.

No IMD os alunos foram recebidos pelo Prof. Aluízio Rocha, que apresentou a estrutura educacional do instituto e tiveram a chance de presenciar e observar de perto como funciona um data center e, quais equipamentos, fazem parte desse tipo de infraestrutura, bem como puderam conhecer equipamentos da sua área profissional, tais como: Roteadores, Switchs, Firewall e Storages. Também conheceram o supercomputador para computação em alta escala, um investimento de R$ 3,2 milhões de Reais, que seria usado em aplicações cientificas.

Durante toda programação, a Profa. Jordana Costa pode mostrar a dinâmica sócio espacial da cidade e destacar a desigualdade sócio espacial que existe nos grandes centros.

Na visita ao museu de cultura popular Djalma Maranhão, o Prof. Gustavo Whately mostrou detalhes da formação cultural da sociedade potiguar, seus modos e costumes religiosos.

As aulas de campo servem como forma de aproximar o aluno do mercado de trabalho. “A visita foi muito importante para a motivação dos alunos, servindo de inspiração para a busca do conhecimento e conciliação da teoria com a prática no seu processo de aprendizagem”, diz Robercy.

“Em suma, uma visita espetacular e cheia de novas possibilidades”, conclui o aluno Júlio Gomes.