Você está aqui: Página Inicial / Campi / João Câmara / Notícias / Campus João Câmara vai sediar palestra de enxadrista pentacampeão estadual
Xadrez

Campus João Câmara vai sediar palestra de enxadrista pentacampeão estadual

23/02/2015 - No evento, Máximo Iack Macedo também irá jogar uma simultânea com 50 enxadristas

Campus João Câmara vai sediar palestra de enxadrista pentacampeão estadual

O pentacampeão estadual de xadrez do RN, Máximo Iack Macedo, vai ministrar uma palestra no Campus João Câmara, no próximo dia 27 de fevereiro, às 11h. Além da palestra, o atleta jogará uma simultânea com 50 enxadristas do Campus. O evento acontece um dia antes da realização do IV torneio aberto de xadrez de João Câmara, que ocorre no sábado (28), às 13h. 

A palestra terá duração aproximada de meia hora e haverá uma pausa para almoço, com o início da simultânea está previsto para as 13h. Em todos os dois eventos haverá um limite de 50 vagas. A inscrição para os eventos será de R$ 15,00 para cada participante. As inscrições devem ser realizadas no telefone 9623-8891.

Uma simultânea funciona da seguinte forma: as mesas dos enxadristas ficam dispostas em um retângulo e o simultanista fica no centro. Ele faz o lance com o primeiro adversário, indo para a segunda partida. Novamente faz o lance e vai para a terceira. Isso se repete sucessivamente até ele retornar ao primeiro tabuleiro.

Só neste momento, é que o primeiro adversário responde ao primeiro lance. E assim sucessivamente. Essa dinâmica perdura até o final de todas as partidas. O simultanista tem, em geral, menos tempo de reflexão que os adversários, o que aumenta a chance de vencer um enxadrista com o gabarito que costuma ter um simultanista. A previsão de duração máxima desta simultânea é de 3h.

O enxadrista Máximo Iack Macedo é hoje o jogador com maior rating do estado e um dos dois únicos nordestinos a conseguir o título de Mestre Internacional dado pela federação internacional de xadrez (FIDE). 

Ele acabou de participar da última edição do campeonato brasileiro de xadrez terminando na oitava colocação e tendo como resultado mais expressivo uma vitória sobre o 3º colocado deste torneio o Grande Mestre (GM) Krikor Mekhitarian.

Ações do documento

Página em carregamento