Pesquisa

Aluno do Campus João Câmara apresenta três trabalhos em Congresso Internacional de Matemática

Evento foi realizado na cidade de Canoas/RS, entre os dias 04 e 07 de outubro

Publicada em 30/10/2017 Atualizada há 1 ano

Da esquerda para direta: o aluno Robson Severo; o Prof. Neílson; e o Prof. Josimar

No início deste mês uma equipe do Campus João Câmara embarcou para o Rio Grande do Sul para participar do VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática – VII CIEM, evento trienal organizado pela ULBRA (Universidade Luterana do Brasil), que foi realizado entre os dias 04 e 07 de outubro na cidade de Canoas/RS. O CIEM é um evento acadêmico e científico que busca reunir trabalhos de pesquisadores sobre o ensino da Matemática e em sua sétima edição, contou com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais.

A equipe, composta por membros do Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática Aplicada e Pura (NECMAP), grupo de pesquisa do Campus João Câmara, teve um total de nove trabalhos aprovados no congresso (entre artigos, minicursos, relatos de experiência e pôsters), um recorde para o Campus

Robson Cabral Severo, discente do curso técnico integrado em eletrotécnica e monitor da disciplina de matemática desde 2015, foi autor de três dos trabalhos aprovados, sob orientação dos professores Neílson Ferreira de Lima e Josimar José dos Santos. O estudante se disse muito satisfeito com o resultado da seleção: “ter três trabalhos aprovados em um congresso internacional ainda no ensino médio é uma grande conquista para mim que desejo seguir na área de matemática”, declarou.

Segundo os professores, a participação nas diversas atividades do evento cooperou para aperfeiçoamento de sua profissão, e reforçaram, ainda, a importância da presença de docentes e discentes em eventos acadêmicos deste porte, contribuindo, assim, para a disseminação do conhecimento e aperfeiçoamento da formação.

VI EXPOTEC do IFRN Campus Pau dos Ferros

Ainda em outubro, Robson Severo recebeu o aceite do artigo intitulado: ESTUDO DA CORRELAÇÃO PARCIAL DA VELOCIDADE DO VENTO NO MUNICÍPIO DE CEARÁ-MIRIM/RN ATRAVÉS DO MÉTODO ESTATÍSTICO DETRENDED FLUCTUATION ANALYSIS (DFA), aprovado para apresentação na VI EXPOTEC do Campus Pau dos Ferros do IFRN, evento realizado no período de 18 a 21/10. O artigo foi escrito em conjunto com seu orientador, Prof. Neílson Ferreira de Lima e seu co-orientador Prof. Dennys Lopes Alves como trabalho final para a disciplina do Projeto Integrador.

Com este trabalho, o estudante conquistou o terceiro lugar na premiação dos melhores trabalhos orais na área de Ciências Exatas e da Terra da VI EXPOTEC: “o reconhecido do nosso trabalho é uma grande alegria e mostra que estamos no caminho certo”, afirmou Robson. “Meu desejo agora é escrever para uma revista científica e participar do Congresso Internacional de Matemáticos que ocorrerá no Rio de Janeiro em 2018”, concluiu.

pesquisa