Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EXTENSÃO

Campus recebe alunos da rede municipal de ensino em ação do projeto de extensão prática agroecológica: educação ambiental

Alunos da Escola Municipal Nelson Borges Montenegro visitaram as instalações do Viveiro de Mudas, durante a manhã do dia 25 de junho como ação de extensão, em projeto coordenado pela professora Luciana Real

Publicada em 26/06/2019 Atualizada há 1 ano

A turma do 6º ano da Escola Municipal Nelson Borges Montenegro do município de Ipanguaçu, localizada na Agrovila Picada, comunidade remanescente Quilombola, visitou as instalações do Viveiro de mudas, na Fazenda Escola do campus Ipanguaçu do IFRN. A atividade é uma das ações propostas pelo projeto de extensão Prática Agroecológica: Educação Ambiental, que é desenvolvido sob a direção da professora Luciana, e apoio dos alunos do 3º período do curso de Tecnologia em Agroecologia.

O projeto é fruto da disciplina Seminário de Extensão e Pesquisa, e da motivação dos próprios alunos do curso de Agroecologia ao perceberem a estrutura que o campus tem, enquanto Escola e Unidade Agrícola, e a possibilidade de influenciar outras escolas circunvizinhas na produção e desenvolvimento do saber através da prática agrícola e ambiental.

Durante a visita os alunos puderam entender melhor o funcionamento do Viveiro de Mudas, conhecer diversas espécies, e, após serem contextualizadas à cerca dos tipos e principais características das plantas, escolher entre sementes disponíveis, para produzir as suas próprias mudas. O estagiário Willian Fernandes, estudante do 7º período do curso de Tecnologia em Agroecologia, foi responsável por direcionar a visita e destacou que a ação é muito importante para a conscientização da criança diante do meio ambiente, saindo da ideia básica de apenas não sujar, não poluir, mas também pensando em como plantar, cuidar e entender o processo do cultivo das plantas.

A coordenadora do projeto, professora Luciana Real, destaca que a intenção do projeto é incentivar a educação ambiental, através de práticas agroecológicas. ” A gente está inserido numa região rural, que provavelmente plantar seja a coisa mais comum, mas a gente traz o olhar da agroecologia, direcionando para que todas as ações sejam realizadas de forma agroecológica”.

A Diretora da EMNBM, que acompanhou os alunos durante a visita, falou sobre o impacto do projeto na vida cotidiana da escola. “Até então nossos alunos não tinham esse olhar do plantar, lá na escola não tinha plantas, arborização. E isso vem causando impactos neles. O que eles viram aqui, eles vão refletir quando chegar em casa. Com certeza vai gerar um impacto. Tem sido muito gratificante participar desse projeto.”

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas