PREMIAÇÕES

Projetos do IFRN Currais Novos recebem prêmios no X CONGIC

Dois trabalhos desenvolvidos por professores e alunos do campus local foram eleitos por seu caráter inovador.

Publicada em 18/09/2014 Atualizada há 1 ano

Prof. Jonas Almada e seus alunos mostram certificado de premiação do X CONGIC / Foto: COCSEV/CN

Os projetos “Caracterização Físico-química do Vinho de Umbu Produzido no IFRN Campus Currais Novos” e "Protótipo de um Barco Autossustentável para Pescadores Artesanais do Interior do Rio Grande do Norte Movido a Energia Solar - LPJ” receberam os prêmios pela qualidade e inovação de suas propostas durante o X Congresso de Iniciação Científica e a II Mostra Tecnológica do IFRN, que aconteceram de 7 a 9 de agosto, em Pau dos Ferros.

Jonas Almada, professor do IFRN Currais Novos é o coordenador do projeto Caracterização Físico-química do Vinho de Umbu, que vem sendo desenvolvido há dois anos e faz parte da base do Núcleo de Pesquisas Aplicadas em Ciências e Tecnologias de Alimentos: “queremos aproveitar um fruto do semiárido como uma alternativa para a valorização de uma atividade inovadora, valorizar os produtos locais”, disse Jonas.

Esse trabalho tem a participação dos alunos Carlos Eduardo Alves Dantas, do curso superior em Tecnologia de Alimentos, Lucas Emanuel Ferreira e Gabriel Augusto de Medeiros, ambos do integrado em Alimentos.

“Protótipo de um Barco Autossustentável para Pescadores Artesanais do Interior do Rio Grande do Norte movido a Energia Solar – LPJ” é um projeto coordenado pelo professor Leonardo Teixeira e que tem a participação dos alunos Paulo Eugênio da Costa Filho, do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, e Jéssica Selena Ferreira Monteiro, do integrado em Informática.

Esse trabalho já havia sido premiado com o terceiro lugar na Expo Milset Brasil deste ano e atualmente participa da X Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (FENECIT), além de ter sido credenciado para a XI Feira Internacional de Ciências e Tecnologias do Paraguai (CIENCAP), que será realizada em Assunção, no Paraguai, no próximo mês.

O trabalho consiste no desenvolvimento de um protótipo que faz uso da energia solar para o acionamento de motores elétricos. Por se tratar de um protótipo, foi implementado um sistema de radiofrequência para controlar remotamente esse protótipo. Como objetivo, o projeto visa fornecer uma maior comodidade e praticidade para os pescadores artesanais, os quais fazem uso do remo ou de motores de rabeta para realizar suas atividades.