Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Prêmio

Projeto desenvolvido no IFRN Currais Novos ganha prêmio na II Semana de Química

Pesquisa é premiada no evento que contempla as licenciaturas em Química do IFRN.

Publicada em 09/09/2014 Atualizada há 1 ano

Foto: COCSEV/CN

O projeto “Produção de Material Didático em Ensino de Química no Brasil: Um Estudo a Partir da Análise nas Linhas de Pesquisa CAPES e CNPq” desenvolvido pela professora Dra. Elenir Nobre e com a participação dos alunos Francilene Cunha, Susana Guedes e João Pedro Alves, do IFRN Currais Novos, foi contemplado com o troféu de primeiro lugar na área de educação durante a II Semana de Química dos IFRN, realizada este mês em Apodi. O evento engloba os quatro campi do IFRN que têm cursos de licenciatura em Química: Currais Novos, Apodi, Pau dos Ferros e Ipanguaçu.


A comunidade acadêmica da área de química pode contar com o resultado do projeto como uma ferramenta importante para conhecimento sobre a linha de pesquisa ligada à produção de material didático, já que o projeto fez um mapeamento dos materiais pesquisados nas bases da CAPES e CNPq em todo o país.

Este projeto, juntamente com outros três, envolve cerca de 15 alunos da Licenciatura em Química do IFRN Currais Novos e é coordenado por Elenir está vinculado ao PIBID, teve sua publicação sugerida para a revista acadêmica HOLOS, muito respeitada entre as publicações da área.

“Esse projeto surgiu há cerca de um ano, a partir de uma experiência em sala de aula para a disciplina Fundamentos da Pesquisa em Educação Química devido à necessidade de sabermos o que vinha sendo desenvolvido nessa área por todo o país”, declarou a professora Dra. Elenir Nobre.

Além desse projeto, outros foram desenvolvidos e estão submetidos à revista HOLOS, visando contribuir com conhecimento sobre as linhas de pesquisa relacionada à formação de professores, uso das novas tecnologias da informação e da comunicação, linguagem e formação de conceitos com os seguintes títulos: “Panorama sobre as linhas de pesquisa relacionadas a formação de professores de Química no Brasil”, “Reflexão Sobre a Pesquisa em Ensino de Química no Brasil Através do Panorama da Linha de Pesquisa: Linguagem e Formação de Conceitos” e “Pesquisa Bibliográfica do Uso das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação - Ensino de Química / Nível Nacional”.

O IFRN Currais Novos levou ao evento 43 alunos e cinco professores, que apresentaram seis pôsteres e duas comunicações orais. 

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas