Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Prefeito Odon Recebe aluno do IFRN

Prefeitura de Currais Novos recebe aluno do Curso Integrado em Alimentos

O Prefeito de Currais Novos Odon Jr. recebeu hoje o aluno Roberto Ítalo para discutir uma proposta de projeto de extensão

Publicada em 20/07/2017 Atualizada há 1 ano

Reunião IFRN/CN com Prefeitura de Currais Novos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Currais Novos teve uma reunião com o Excelentíssmo Prefeito da cidade Odon Oliviera de Souza Jr. para tratarmos de uma proposta feita pelo estudante do Curso Integrado em Alimentos Roberto Ítalo Lima da Silva no que diz respeito a uma parceria entre o município de Currais Novos juntamente com o município de Lagoa Nova e o IFRN para fomento de um Projeto de Extensão que irá trabalhar com os agricultores familiares no trato com o maracujá do mato. A proposta do estudante é o apoio da Prefeitura na iniciativa de subsidiar a produção de geléia de maracujá do mato para servir de fonte de renda para estes agricultores. Na reunião estavam presentes Anderson Jean de Araújo Alves – Vice-prefeito da cidade; Diana Moreira da Costa – Coordenadora de Recursos Hídricos e Maria de Fátima Barros da Rocha – Secretaria do Meio Ambiente. O aluno Roberto destacou a importância da parceria das prefeituras com o projeto e explicou que este projeto possui viabilidade técnica.

“O maracujá do mato apresenta potencial de mercado por ser um produto típico de nossa região e para industrialização em pequenas fábricas caseiras é bastante viável, por se constituir em um produto diferenciado, de sabor característico, em relação ao maracujá amarelo. A vantagem do cultivo desta espécie é sua natureza perene e sua resistência à seca, pois se desenvolve nos mais diversos solos da região semiárida, em condições absolutas. O produto processado, na forma de geleia já começa a ser exportado para países da Europa por uma Cooperativa de Agricultores na Bahia sendo também consumido na merenda escolar de alguns municípios de lá”. Atesta o estudante Roberto que falou que foi produzida uma geleia de maracujá do mato no IFRN Currais Novos e consumida entre os Diretores Gerais dos 21 campi do Instituto numa reunião do Colégio de Dirigentes e teve muito boa aceitação. O IFRN vem com conhecimento técnico para a realização deste projeto, pode fazer as análises laboratoriais e dispõe de profissionais capacitados. Este tipo de Extensão pode fazer a diferença para a população que depende deste tipo de alimento para subsistência. Ao ouvir o depoimento empolgado do estudante o prefeito Odon ficou bastante emocionado lembrando de suas origens que são da mesma região do aluno e lembrou bem das dificuldades pelas quais os agricultores da região sofrem por causa da seca. A reunião finalizou com a abertura por parte da Prefeitura para a realização deste projeto, mas, para tanto, serão marcadas outras reuniões juntamente com o apoio da Associação dos Municípios Micro Região Seridó Oriental – AMSO. Foi discutida também a possibilidade de oferta de estágio para o estudante na Secretaria de Meio Ambiente ainda para este ano. “Nós que fazemos parte da extensão do IFRN agradecemos ao Prefeito Odon pela oportunidade de ter nos recebido hoje apesar da agenda cheia de compromissos e nos colocamos a disposição para auxiliar em todos os procedimentos para formalizar o estágio do aluno Roberto e também na assessoria no que diz respeito ao projeto de extensão idealizado pelo estudante” disse a Coordenadora de Extensão do campus Cristiane Cruz.  

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas