Agricultura Familiar

IFRN Campus Currais Novos certifica agricultores de Lagoa Nova

Evento que qualificou 60 agricultores aconteceu na última quinta-feira (17), no Centro de Treinamento de Agricultura Familiar Francisca Elita Vitor

Publicada em 21/12/2015 Atualizada há 1 ano

Produtores de maracujá do município de Lagoa Nova receberam os certificados do curso de Produção e Boas Práticas na Produção de Geléia do Maracujá.  Ao todo, foram certificados 60 agricultores das comunidades de Santa Rita, Canta Galo, Baixa Verde e Buraco de Lagoa.

Os agricultores foram qualificados através de cursos de extensão promovidos pelos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos sob coordenação dos professores Ronaldo Falcão (coordenador do Curso) e Saint Clair dos Santos (coordenador dos cursos de extensão).

Essa qualificação é resultado de uma parceria com a Prefeitura de Lagoa Nova, por meio da Secretária Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pecuária que procurou o campus para viabilizar essa qualificação e também parceria em outras áreas de boas práticas em outras instituições e também com marchantes no trato com carnes.

Para o professor Saint Clair,  esse tipo de parceria é de extrema importância tanto para o agricultor quanto para os alunos do curso de alimentos do IFRN. Segundo o docente, o agricultor sai fortalecido, pois o conhecimento agrega valor ao produto e ajuda a desenvolver a agricultura familiar e consequentemente a região. Já para a academia, os alunos põem em prática o conhecimento adquirido e aprimorado na escola e o potencializam ao levarem esse conhecimento para além dos muros do Instituto.

“O mais importante desse processo é o fortalecimento da agricultura familiar por meio dessa troca de experiências, pois o agricultor recebe o conhecimento acadêmico para agregar valor ao seu conhecimento e repassa o rico conhecimento do homem do campo aos nossos alunos e, no final, com todos ganham mais com essa partilha de conhecimento”, disse Saint Clair.

Para o professor Rady Dias, diretor-geral do IFRN Campus Currais Novos, fortalecer a agricultura é fortalecer o município, a sociedade, pois sem alimento não há vida. O diretor-geral também enfatizou a história do Instituto e a importância das práticas de extensão que levam conhecimento da academia para as comunidades.

Os representantes do IFRN também agradecera a parceria da prefeitura na execução dos projetos desenvolvidos pelo IFRN Campus Currais Novos. Além do professor Saint Clair e do diretor-geral do Campus Currais Novos, Rady Dias, estiveram presentes à cerimônia de entrega de certificados o prefeito de Lagoa Nova, João Maria Alves de Assunção, o secretário de Agricultura Paulo Vandi da Costa, o vereador Nazareno Ulisses Alves (presidente da Câmara Municipal),  Sergio Braga, técnico de projetos da Conab e Geovane Ferreira coordenador de gerenciamento da Conab.

extensao