Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Mulheres Mil

Campus Currais Novos realiza aula de produção de sabonete líquido e sabão com turma do mulheres mil

As alunas utilizaram óleo vegetal para fabricação dos produtos.

Publicada em 26/09/2017 Atualizada há 1 ano

Professor Guttto Freitas durante aula pratica

No dia 05 de setembro (terça), as alunas do projeto mulheres mil, no campus de Currais Novos, tiveram uma aula diferente sobre produção de sabonete líquido e sabão. A aula interdisciplinar envolvendo química, português e matemática, contou com a colaboração dos professores Gutto Freitas, Sadart Vieira e Jonaldo Medeiros.

A produção aconteceu no laboratório de química geral com o professor Gutto, lá as mulheres receberam a aula teórica sobre o assunto, juntamente com um roteiro exposto em quadro, podendo aplicar o que aprenderam em prática. A aula foi dividida em teoria e duas produções de sabão. Algumas alunas nunca se imaginaram em laboratório e ficaram empolgadas com a oportunidade de realizar as análises. Outras ressaltam a importância da aula prática como a aluna Adeilza Vitória que atestou “A aula no laboratório de química foi muito proveitosa, tivemos a oportunidade de conhecer as boas práticas que temos que seguir no laboratório para a segurança de todos e também conhecemos as vidrarias e o nome dos equipamentos usados. Foi muito importante colocar em prática toda a teoria que nos foi apresentada em sala”.

Na disciplina de matemática o professor Jonaldo Medeiros apresentou uma aula sobre cálculos de despesas para produção de sabonete e sabão bem como calcular seu percentual de lucro. A aula contou com a descrição de todos os materiais utilizados e avaliou-se a viabilidade de produção dos produtos em questão. Esta foi uma aula importante não só para este momento em particular como também para a vida de algumas que já trabalham com vendas de artesanato.  A aluna Cristiane Dantas de 37 anos conta que “Na questão de venda, tenho que saber o valor de gastos dos produtos para especificar o preço final do produto à venda. E nos lucros tenho que retirar do valor total que foi vendido o meu lucro fora o que é investimento. Nas compras de material, estes têm que ser de qualidade e com preço acessível. Tudo isso nos foi ensinado e eu levo para minha vida pessoal no artesanato”.

Na disciplina de língua portuguesa o professor Sadart fez um momento de contar suas experiências, as alunas tiveram que redigir uma redação simples sobre a aula de fabricação contando suas impressões e momentos e estimulando assim a leitura e a produção de texto que é de grande importância na vida social com isto houve o desenvolvimento da escrita e da aprendizagem das alunas.

 



Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas