Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Capacitação

Professor do IFRN participa de evento internacional sobre a Internet das Coisas e Cidades Inteligentes

Representando o Campus Canguaretama, o docente apresentou artigo publicado na IEEE GLOBECOM

Publicada em 12/12/2016 Atualizada há 1 ano

Professor Helber Wagner da Silva representando o IFRN na IEEE GLOBECOM.

Entre os dias 4 e 8 dezembro de 2016, o coordenador de Extensão e professor de Informática do IFRN – Campus Canguaretama, Helber Wagner da Silva, esteve em Washington, DC, Estados Unidos, onde apresentou artigo publicado na conferência internacional IEEE Global Conference on Communications (IEEE GLOBECOM), considerada uma das mais relevantes em nível mundial na área de redes de comunicação de dados.

Esse trabalho é decorrente de pesquisas em parceria com o professor de Rede de Computadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Dr. Augusto Neto, e propôs um sistema de gerenciamento de comunicações baseado no paradigma das Redes Definidas por Software (do inglês, Software Defined Networks – SDN) mais eficiente para o suporte de diferentes aplicações multimídia, como transporte, segurança e saúde, nas futuras Cidades Inteligentes. Nesse sentido, o docente Helber declara que “a participação nos diferentes simpósios técnicos, workshops temáticos, painéis e demonstrações da indústria no evento, fomentada pelo Campus Canguaretama do IFRN, foi enriquecedora ao permitir incluir a produção acadêmica do Instituto no cenário internacional das pesquisas na área de Cidades Inteligentes”. 

Além disso, a participação no evento oportunizou a interação com pessoas nos setores da indústria, como da Nokia, da Huwaei, da Qualcomm, as quais, efetivamente, aplicam as pesquisas acadêmicas em ambientes reais e empregam profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI), o que representa um dos focos do IFRN. 

Mediante a realização desse trabalho, há perspectivas relacionadas à aplicação do sistema de comunicação proposto em um ambiente realista usando uma infraestrutura de Redes Definidas por Software existente no UPLab da UFRN. Isso permitirá o envolvimento prático dos alunos do Curso Técnico Integrado em Informática do Campus Canguaretama em projetos de pesquisa que poderão resultar em Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

 

Conheça mais a  IEEE GLOBECOM 2016 em números: 

- A1 é o Qualis da conferência, segundo o boletim da CAPES

- 1/3 dos trabalhos submetidos foram aceitos para publicação

- 910 artigos apresentados

- 24 sessões de tutoriais

- 20 workshops temáticos

- 20 demonstrações da indústria

- 11 painéis de negócios

- 7 seminários

 
Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas