Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PARCERIA

Campus recebe visita de pesquisadoras do Brasil e França para construção de parceria interinstitucional

Na última sexta-feira, 08 de março, Campus Canguaretama recebeu as pesquisadoras da UFRN e Université de Bretagne Occidentale - França.

Publicada em 11/03/2019 Atualizada há 1 ano

Foto: da esquerda para a direita - Prof. Márcio Maia, Profa Géraldine Le Roux, Profa. Julie Cavignac, Prof. Flávio Ferreira e Prof. Isaac Melo.

O campus Canguaretama do IFRN reconhecido por pesquisas realizadas junto as comunidades tradicionais do litoral sul do Rio Grande do Norte, recebeu a visita de duas professoras pesquisadoras na última sexta-feira (08/03). A visita busca construir ações com foco na pesquisa, publicações e eventos acadêmicos. 
A proposta é reunir pesquisadores em torno da temática dos Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI's para desenvolver as ações. O campus recebeu a professora titular Dra. Julie Cavignac (Departamento de Antropologia e Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e da Professora Dra. Géraldine Le Roux - Université de Bretagne Occidentale - França. 
A programação da visita contou com momentos de visita à comunidade indígena Catu dos Eleóterios, reunião de trabalho, visita ao Observatório da Diversidade e conversa com estudantes do curso superior de Gestão do Turismo. 

A intenção é firmar um protocolo de parceria entre as instituições para realização de projeto de pesquisa mais robusto envolvendo todas as comunidades indígenas do RN, explica o Prof. Flávio Ferreira, membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI que integra projeto de pesquisa voltado a construção de Guia para visitantes na comunidade indígena do Catu, e Projeto de extensão sobre o registros do coco de zambê da comunidade quilombola de Sibaúma. 

Na oportunidade a Professora Dra. Géraldine Le Roux - Université de Bretagne Occidentale - França que pesquisa sobre produção, circulação e representação das artes indígenas e outras questões relacionadas à cultura material, artes contemporâneas e desempenho, identidade cultural e política de arte, também esteve presente e externou a intenção em firmar parceira: "É muito agradável encontrar alunos interessados, alguns participaram ativamente conosco. Tem um real potencial para desenvolver um projeto futuro na forma de curso ou em ligação com o nosso projeto de exposição. Assim, a troca intercultural entre alunos que se destinam a desenvolver projetos de turismo comunitário, lideranças e artistas de comunidades indígenas e Quilombolas, e artistas Formadores da Papuasia seria muito interessante para abrir perspectivas novas e elaborar projetos conjuntos entre instituições de ensino no Brasil, na França, e na Oceania". 

A Profa Julie Cavignac que possui destacada atuação nos estudos sobre memória e alimentação como patrimônio cultural entre as comunidades quilombolas da região do Seridó do RN, explicou a finalidade do momento: "a visita que fizemos no IFRN e na comunidade indígena do Catu foi muito rica, possibilitou vislumbrar um potencial da comunidade para desenvolver projetos coletivos, em particular um museu comunitário e roteiros de turismo voltados para a valorização da cultura e da história, bem como mostrar aspectos pouco conhecidos do grande público, a produção agrícola e alimentar em torno da mandioca. A participação do Observatório da Diversidade ao roteiro cultural indígena do Rio Grande do Norte que está sendo desenvolvido pelo grupo de pesquisa cultura, identidade, e representações simbólicas CIRS, do PPGAS/UFRN é mais uma ação conjunta entre as duas instituições".
Ainda participaram da visita o Prof Márcio Maia, coordenador da ação saberes indígenas na escola e pós-graduação; e o Prof Isaac Melo, coordenador adjunto da Licenciatura em Educação do Campo. Ambos com projetos e atuação junto as comunidades do Catu e de Sibaúma.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas