Campus Canguaretama é apresentado à comunidade do Litoral Sul

Evento de apresentação aconteceu no dia 10 de outubro de 2013

Publicada em 15/01/2014 Atualizada há 1 ano

População do Litoral Sul se reuniu para dar as boas-vindas ao Campus Canguaretama

Autoridades regionais e a população da microrregião do Litoral do Sul do Rio Grande do Norte, como também servidores e gestores do IFRN, assistiram na manhã de hoje (10) à reunião de apresentação do Campus Canguaretama, realizada no próprio Campus.

Os participantes da reunião foram recepcionados pelo Grupo Fandango de Canguaretama, que apresentou suas danças folclóricas à plateia. Em seguida, todos se dirigiram ao auditório onde assistiram a um vídeo institucional e a apresentações das Pró-Reitorias do Instituto. Houve ainda um momento de diálogo com os dirigentes do Campus sobre como será a atuação da escola.

Antes das mesas de trabalho, pronunciaram seus discursos o diretor geral pro tempore do Campus Canguaretama, Valdelúcio Pereira Ribeiro; o presidente da Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar (AMLAP/RN), Fabiano Henrique de Souza Teixeira; a prefeita de Canguaretama, Maria de Fátima Borges Marinho, e o reitor em exercício do IFRN, Wyllys Abel Farkat Tabosa.

O presidente da AMLAP, Fabiano Teixeira, falou sobre a importância da interiorização do Instituto para a qualificação dos trabalhadores. Recordando o pedagogo Paulo Freire, o diretor Valdelúcio Pereira estabeleceu como meta a implantação de uma escola cidadã, baseada no diálogo. A prefeita Maria de Fátima fez questão de pontuar a felicidade do município em receber o Campus do IFRN, enquanto o reitor em exercício, Wyllys Farkat, destacou a qualidade do ensino oferecido pela Instituição.

Depois dos pronunciamentos, foi entregue aos prefeitos dos municípios da microrregião do Litoral Sul presentes à solenidade o livro "A Forja e a pena: técnica e humanismo na trajetória da Escola de Aprendizes Artífices de Natal à Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte", escrito pela servidora do IFRN Arilene Lucena de Medeiros.

O Campus atuará a partir de três eixos principais: Hospitalidade e Lazer; Controles e Processos Industriais, além de Informação e Comunicação, com os cursos de Guia de Turismo, Eletromecânic e Informática, como também os do Pronatec. Em 2014, começa a oferta dos cursos técnicos subsequentes, para quem já terminou o ensino médio, e em 2015 os cursos técnicos integrados de nível médio. Futuramente, ofertará também cursos superiores de graduação e de pós-graduação.

Ao final da reunião, a fim de simbolizar o início da história do Câmpus Canguaretama, foram plantadas mudas de plantas no jardim da escola. O Campus faz parte da 3ª fase da expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Rio Grande do Norte, junto aos campus Ceará-Mirim e São Paulo do Potengi, inaugurados oficialmente dia 2 de outubro pela presidenta da República Dilma Rousseff.