Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Exposição de arte

“Como você vê o mundo em 2017?” segue até o dia 29 de dezembro

A exposição de arte utiliza linguagens como desenho, pintura e vídeo

Publicada em 20/12/2017 Atualizada há 1 ano

Iniciada no dia 6 de dezembro de 2017, a exposição de arte intitulada de “Como você vê o mundo em 2017?” segue até o dia 29 desse mês e foi realizada por alunos das turmas do 1º do Curso Técnico Integrado em Informática e Eventos e do 2º do Curso Técnico Integrado em Eletromecânica. A inspiração para o tema surgiu a partir de questionamentos acerca da interpretação da realidade, sendo expressada livremente em suportes de médias e grandes dimensões através de linguagens como desenho, pintura, colagem, objeto e vídeo. 

 

As obras produzidas pelos estudantes, representando o cenário contemporâneo, demonstram aspectos perturbadores, sombrios, violentos, cruéis, desiguais, desprovidos de afetos e bons sentimentos, fato que surpreende alguns expectadores quando se trata da busca por assuntos amenos, como flores e paisagens. Nesse sentido, a arte, considerada como uma manifestação simbólica, traz à tona a reflexão e a análise acerca de temáticas delicadas e pouco discutidas no contexto atual, como a desigualdade social. 

 

Além disso, como referência à produção dessas artes, as informações direcionadas pela mídia também foram uma influência para que os discentes, por meio de materiais audiovisuais, pudessem despertar percepções sobre os gestos de ódio, abusos, intolerância, corrupção, egocentrismo e apatia. Quanto ao trabalho realizado, o professor e orientador da atividade, Nilton Xavier, destaca que “nesta época em que exposições de arte são censuradas no Brasil por supostamente desvirtuarem a boa conduta das pessoas ou ameaçarem os valores sociais mais consagrados, ainda acredito em sua eficácia como estratégia de educação". Dessa forma, ele sugere que os expectadores possam realizar uma "apreciação sem julgamentos aligeirados, construindo suas próprias leituras diante das imagens aqui apresentadas pelos jovens artistas”.

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas