Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Servidora do campus Caicó lança livro pela editora do IFRN

“O livro nasceu durante as viagens que eu realizava diariamente entre duas cidades irmãs do Seridó: Caicó e Currais Novos”.

Publicada em 16/05/2017 Atualizada há 1 ano

A servidora, Ana Santana, do campus Caicó tem primeiro livro, Enquanto o Sol Teimar em Brilhar, publicado pela editora do IFRN. Segue abaixo a entrevista que realizamos com Ana sobre o livro, sua criação e motivação.

- O que o livro aborda?

É uma obra de literatura regionalista, retratado na década de 60, cujo enredo aborda a amizade frutífera entre uma menina seridoense, filha de agricultores de algodão, e um monge português, exilado do regime ditatorial de Salazar. A partir das múltiplas facetas advindas da citada amizade, o livro busca estimular a curiosidade das crianças para conhecer os grandes clássicos da Literatura Universal, dentre os quais se destacam: A Divina Comédia de Dante Alighieri e O Pequeno Príncipe do autor francês Antoine de Saint-Exupéry.  

 - O que te motivou a escrevê-lo?

Em arremate: o amor pelo místico Seridó e pela leitura. Na verdade, há tempos eu desejava que as crianças seridoenses tivessem ao seu alcance um livro em que elas pudessem se identificar, de tal modo que fosse capaz de lhes espelhar a sua própria realidade sertaneja. Nós, aqui no Seridó, temos uma história tão rica, cheia de tanta bravura e de luta, com costumes e hábitos próprios tão belos, mas que infelizmente muitas crianças e jovens desconhecem. Então, partindo do anseio de fazer nascer em nossas crianças a sua identidade cultural seridoense e o bom hábito da leitura, é que o livro começou a ganhar vida.      

- Como o IFRN a ajudou em sua criação?

Foi graças ao IFRN, em especial a sua Editora, que eu pude realizar um grande sonho: o sonho de ver o meu livro impresso e publicado. É necessário elucidar que o IFRN contribui sobremaneira para a promoção e a difusão do conhecimento e da cultura em todos recantos do nosso Estado.   

- Desde quando começou a escrevê-lo? E até quando?

O livro nasceu durante as viagens que eu realizava diariamente entre duas cidades irmãs do Seridó: Caicó e Currais Novos. O livro, tal qual um filho, necessita de um longo período de gestação para se desenvolver; até porque cada ideia ou inspiração devem ser bem amadurecidas para somente depois ganharem vida no formato do papel e tinta. Mas é preciso esclarecer um importante fato: o livro “Enquanto o Sol Teimar em Brilhar” não é apenas meu. Na verdade, eu até costumo dizer que ele nasceu de muitas mãos. Se não fosse o apoio do meu esposo Fabiano Medeiros, da minha irmã Ana Karla, de duas belas princesas chamadas Maria Gabriela e Maria Clara e dos meus nobres amigos Assis Costa, Ilka Pimenta, Edrisi Fernandes e Leonardo Lima, o livro ainda não existiria.