Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

INFORMAÇÃO

Saiba mais sobre o Programa PRO SERTÃO e as facções seridoenses de costura

Publicada em 15/09/2017 Atualizada há 1 ano

Criado pelo Governo do Estado, por meio da SEDEC (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico), em parceria com a Federação das Indústrias do RN (FIERN) e SEBRAE/RN, o Programa de Interiorização da Indústria Têxtil (PRÓ-SERTÃO) tem como objetivo contribuir para a geração de emprego e renda em municípios localizados em regiões de baixo desenvolvimento econômico, apoiando a implantação de novas empresas de confecções no Rio Grande do Norte.

Trata-se de um programa que está levando a industrialização ao interior do estado, principalmente na região do Seridó Oriental, contando com a implantação de pequenas e micro empresas de facção de vestuário para atender à demanda de grandes fabricantes de confecções.

 Desta forma, o Pró-Sertão fomenta o Desenvolvimento Local de realidades que dispunham de baixa oferta de emprego para os residentes e, em conseguinte, modificam positivamente o panorama da geração de emprego e renda.

 

De acordo com Tereza Raquel, pesquisadora da área, o Pró-Sertão – após sua implantação no ano de 2014 - foi um importante programa para a geração de empregos formais, uma vez que, supriu a demanda da população, além de garantir a asseguração de seus direitos como trabalhador. Fato que chamou a atenção foi o de que 66% dos entrevistados em sua pesquisa afirmaram já ter ocupado emprego antes do Pró-Sertão, entretanto, apenas 32% relataram ter a carteira assinada, ou seja, 34% dos que se diziam empregados antes atuavam informalmente. Ao passo que hoje, todos os trabalhadores das facções de costura, tem a carteira assinada e, para parte deles, pela primeira vez. Na perspectiva de futuro, o município de Santana do Seridó, por exemplo, almeja constituir - já que possui seis facções e prospecta aumentar esse número - a formalização de uma marca própria, de forma a caracterizar, posteriormente, Arranjos Produtivos Locais. Tudo isso só foi possível, mediante a participação e parceira de “atores sociais” capazes de promover e modificar uma realidade social.