Curso FIC de Atividades Experimentais no Ensino de Ciências

Curso voltado para professores de ciências.

Publicada em 22/05/2017 Atualizada há 1 ano

Apesar do consentimento da maioria dos professores de Ciências da Natureza que o uso de atividades experimentais favoreça o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, nem todos os docentes incluem essa metodologia em suas aulas. Os motivos para esta realidade são muitos, desde a falta (ou má estrutura) de laboratórios, até a inaptidão ou indiferença dos docentes, muitas vezes oriundas de uma formação inicial que não ofereceu subsídios necessários para abordar esse tema.

É comum que os docentes, durante a licenciatura, tenham cursado as disciplinas referentes às atividades práticas como estudantes, não como futuros professores. Portanto, o objetivo deste curso FIC é de conhecer a realidade do problema e oferecer subsídios para que estes profissionais possam planejar, conduzir e avaliar tais atividades em suas aulas, complementando seus trabalhos com a epistemologia e filosofia adequadas para o melhor aproveitamento dessa metodologia.

Pretende-se criar uma ambientação que favoreça os processos de reflexão baseada na participação, com contribuição pessoal, motivação, metas comuns, auto avaliação, e mediante uma metodologia de formação centrada em casos, trocas, debates, leituras, trabalho em grupo, incidentes críticos, situações problemáticas, etc., sob uma abordagem crítica da formação e da prática profissional a partir de perspectivas dos supostos ideológicos e atitudinais que estão em sua base. Assim, sugere-se um trabalho coletivo de professores em atividade, centrado numa equipe docente em tarefas de pesquisa/ação.​

O curso assume características de “comunidade” dos tipos:

·      De prática: com a finalidade de desenvolver um conhecimento especializado que intenciona uma aprendizagem entre docentes e de troca de informações;

·  Formadora: na qual o protagonismo é assumido pelos professores, auxiliando estes na busca por sua autonomia e identidade profissionais;

·       De Aprendizagem: quando a escola se torna um agente de transformação social.

As inscrições são realizadas por meio de um questionário, para inscreve-se clique aqui.

extensao