Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SERVIDORES

Campus Apodi realiza I Oficina de Qualificação em Grupalidade para servidores

Capacitação ministrada pelo psicólogo Rafael Soares

Publicada em 19/05/2017 Atualizada há 1 ano

Nos dias 17 e 18 de maio o IFRN/Campus Apodi realizou a I Oficina de Qualificação em Grupalidade: Conceitos e metodologias em Dinâmica de Grupo e Aprendizagem Vivencial com adolescentes direcionada para servidores, profissionais da saúde e educadores dessa instituição.

 

O objetivo desta capacitação foi proporcionar aos participantes ferramentas metodológicas básicas para o desenvolvimento de atividades educativas, preventivas e terapêuticas com grupos, bem como desenvolver competências que facilitem a atuação profissional no ambiente escolar e na condução de atividades voltadas para o público jovem.

 

A capacitação ministrada pelo psicólogo Rafael Soares do Campus Ipanguaçu, teve carga horária de dez horas e em sua proposta pedagógica adotou como pressuposto básico a participação, o desenvolvimento da reflexão crítica e o estímulo à criatividade e iniciativa.

 

Dentre os conteúdos abordados de forma teórico-prática, destacaram-se os seguintes: Metodologias para o trabalho educativo com adolescentes; Conceitos e metodologias em dinâmica de grupo e aprendizagem vivencial; Orientações básicas na condução e montagem de oficinas; O conceito de educação em saúde e temas transversais na juventude e as metodologias ativas para educação.  Essa instituição reconhece a importância dessa capacitação como ferramenta para o desenvolvimento institucional e parabeniza a todos os envolvidos.