Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CONQUISTAS

Alunos conquistam ouro na 1ª Olimpíada de foguetes Inteligentes da UFERSA

A competição aconteceu neste sábado(25) na UFERSA/Caraúbas

Publicada em 27/11/2017 Atualizada há 1 ano

Os alunos Anderson Caio de Oliveira Medeiros, Emanuel da Costa Soares, Francisco João Mathuzael da Costa, João Pedro Pinto Costa e Pedro Paulo de Morais Costa do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Informática do Campus Apodi, conquistaram a primeira colocação na 1° Olimpíada de Foguetes Inteligentes promovida pelo Universidade Federal Rural do Semiárido, em Caraúbas-RN.

O projeto inicialmente desenvolvido sob a orientação do professor substituto Lindon Johnson, e atualmente coordenado pelo Professor Francisco Diassis da disciplina de física, consiste na elaboração de um foguete feito de garrafa PET e com uma base flex (para seu lançamento) elaborada de canos de PVC, como combustível foi usada apenas água.

O lançamento do foguete atingiu a marca de 126 metros conquistando a medalha de ouro na categoria Ensino Médio, da competição que reuniu alunos da região do médio Oeste Potiguar, tanto da rede pública como privada.

 

SOBRE A 1° OLIMPÍADA DE FOGUETES INTELIGENTES

A 1 st Olympiad of Smart Firecrackers – UFERSA - Smart Firecrackers (1° Olimpíada de Foguetes Inteligentes) tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens da mesorregião do oeste potiguar pela Aeronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, culminando no ingresso desses jovens nos cursos de engenharia da UFERSA. Assim, o projeto promove a difusão de conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando um mutirão regional de alunos, professores, coordenadores, pedagogos, diretores, pais, escolas e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Além da competição de foguetes, foi realizado uma palestra sobre as Leis de Newton e as aplicações de alta tecnologia dos materiais inteligentes, como por exemplo, as ligas com efeito memória de forma. As equipes eram compostas por até 5 integrantes e a competição foi dividida em duas categorias distintas: Alunos do ensino fundamental e Alunos do ensino Médio.