Novo terminal de ponto
Com o objetivo de modernizar e otimizar o sistema de controle de ponto no IFRN, foi desenvolvido um novo terminal utilizando a linguagem Python, substituindo a versão anterior baseada em Java. A antiga tecnologia já apresentava limitações de manutenção, enquanto a nova solução traz mais eficiência, flexibilidade e possibilidade de evolução contínua.
Evolução tecnológica: integração Biométrica e sincronização com o Suap
O terminal antigo utilizava um padrão de leitor com um algoritmo proprietário. A nova solução visa adotar um padrão aberto compatível com uma quantidade maior de leitores biométricos.
Entre os diferenciais do novo sistema, destaca-se a sincronização automática das marcações de frequências com o Suap. Isso significa que será possível visualizar os registros realizados em diferentes terminais de forma integrada.
Autoatendimento biométrico: agilidade e autonomia no recadastramento
Outra funcionalidade importante é o autoatendimento para cadastro biométrico, permitindo que o próprio servidor realize o processo de forma autônoma, via próprio terminal. Essa inovação tem como objetivo reduzir as filas nos campi para o recadastramento da digital. O procedimento é simples:
- Acesse o terminal e informe a sua matrícula.
- Caso ainda não tenha o cadastro da digital, o terminal irá enviar uma notificação para você no Suap.
- Ao acessar o Suap, verifique a chave informada na notificação.
- Retorne ao terminal para liberar o cadastro da biometria utilizando a chave.
- Proceda com as instruções em tela para realizar o seu cadastro biométrico.
Publicada em 12 de Maio de 2025 às 16:38 (há 2 dias, 14 horas)
Atualizada em 12 de Maio de 2025 às 16:38 (há 2 dias, 15 horas)