Demandas de desenvolvimento de sistemas
Por meio do menu Tecnologia da Informação → Desenvolvimento → Demandas, é possível visualizar todas as solicitações de alterações - demandas - no Suap encaminhadas ao setor de Desenvolvimento do IFRN.
O que é uma demanda?
Uma demanda é qualquer solicitação para os sistemas web do IFRN - como Suap, Portal Institucional ou Sistema de Processos Seletivos, relacionada a:
- Alteração/melhoria de uma funcionalidade existente;
- ou Desenvolvimento de uma nova funcionalidade.
Quem pode cadastrar uma demanda?
Apenas servidores previamente designados pelas Diretorias e Pró-reitorias Sistêmicas têm permissão para cadastrar demandas no sistema.
Todos os servidores podem visualizar as demandas? Sim.
Qualquer servidor pode visualizar todas as demandas registradas. No entanto, apenas servidores vinculados aos setores sistêmicos podem abrir novas demandas.
Por exemplo: se um servidor tiver uma sugestão de melhoria, ele deve encaminhá-la ao seu setor sistêmico. Após a devida análise e aprovação pelo setor, essa sugestão poderá ser formalizada como uma demanda e então será encaminhada ao setor de Desenvolvimento.
Quais são as áreas autorizadas?
Os seguintes setores sistêmicos podem abrir demandas:
- Administração;
- Atividades Estudantis;
- Auditoria;
- Comunicação Social e Eventos;
- Desenvolvimento Institucional
- Ensino;
- Extensão;
- Gabinete;
- Gestão da Integridade;
- Gestão de Pessoas;
- Infraestrutura;
- Operações de TIC;
- Ouvidoria;
- Pós-graduação e Inovação;
- Programa de Gestão e Desempenho;
- Segurança da informação;
- Tecnologia da informação.
Esses setores podem cadastrar quantas demandas forem necessárias e também possuem a prerrogativa de priorizá-las, definindo quais devem ser atendidas com maior urgência.
Como funciona o fluxo das demandas?
A priorização permite que sejam atendidas, inicialmente, as quatro principais demandas de cada área. A partir daí, inicia-se um processo estruturado, que envolve negociação, análise e desenvolvimento, até a conclusão da solicitação, com a participação dos seguintes papéis:
Demandante, responsável por solicitar e justificar a necessidade;
Analista, que realiza a análise técnica, propõe soluções e executa o desenvolvimento;
Interessado, que acompanha o andamento e os resultados da demanda;
Observador, que tem acesso às informações para fins de conhecimento e transparência, mas sem interferência direta no processo.
Fluxo de uma demanda
Solicitada — A demanda é registrada no sistema pelo demandante.
Em negociação — Ajustes e alinhamentos sobre o que foi solicitado, culminando no preenchimento da consolidação da demanda pelos analistas.
Em análise — Análise da consolidação da demanda pelos demandantes.
Aprovada — Demanda aprovada para desenvolvimento.
Em desenvolvimento — Implementação da alteração ou nova funcionalidade.
Em homologação — Testes e validações junto ao setor demandante.
Homologada — Confirmação de que atende aos requisitos.
Em implantação — Testes e ajustes internos para disponibilização do código.
Concluída — Finalização e atualização do sistema.
Como acompanhar o andamento de uma demanda?
É possível se cadastrar como observador(a) de uma demanda.
Dessa forma, sempre que uma nova etapa for concluída, o observador será automaticamente notificado. A inclusão como observador depende da autorização dos demandantes responsáveis pela solicitação.
Como ficar por dentro das novidades?
As melhorias e novas funcionalidades são sempre comunicadas aos servidores através do Informativo “Resumo do Suap”, que realiza a divulgação periódica dessas atualizações. Além disso, o Informativo “Sugestão de melhoria” também está disponível para orientar os servidores sobre como formalizar suas ideias e sugestões.
Demandas para Sistemas
Lembre-se: tudo que é desenvolvido do IFRN, seja como melhoria ou nova funcionalidade, passa obrigatoriamente pelo módulo de Demandas.
Informativo em imagem

Página atualizada em 08/10/2025 às 10:35 (há 3 dias, 14 horas) — Publicada em 29/09/2025 às 10:21 (há 1 semana, 5 dias)