IFRN-id
IFRN-id é a denominação dada à credencial utilizada para identificar os usuários na rede do IFRN. Essa credencial é utilizada para identificar unicamente cada usuário na rede do IFRN e para que os usuários, sejam eles servidores, alunos ou prestadores de serviços, tenham acesso aos vários serviços oferecidos pela TI da instituição.
Para cada categoria de usuário, o IFRN-id é diferente. Para os servidores da instituição o IFRN-id é a matrícula institucional do sistema SIAPE. Para os alunos, o IFRN-id é a sua matrícula acadêmica. E para os prestadores de serviços, o IFRN-id é o número do CPF.
Por ser uma credencial única e que provê acesso a vários serviços e sistemas, é importante que a senha utilizada seja segura e que não seja compartilhada com outras pessoas. A senha é pessoal e intransferível. Por esse motivo, a senha do IFRN-id necessita de uma complexidade maior, tendo em vista os vários programas maliciosos que têm por objetivo a quebra de senhas por força-bruta.
Os requisitos para a composição de uma senha segura do IFRN-id são:
- A senha deve ter, no mínimo, 10 caracteres, porém quanto mais extensa ela for, mais segura ela é;
- A senha não deve conter partes do nome do usuário, como por exemplo, na senha do usuário João Carlos da Silva não pode haver as palavras “joão”, “carlos” ou “silva”;
- A senha deve ser composta por uma combinação de três dos seguintes tipos de caracteres:
- Letras minúsculas (a b c d e )
- Letras maiúsculas (A B C D E)
- Numerais (0 1 2 3 4)
- Símbolos ou Caracteres especiais (. , @ – _ + = # $ %)
Exemplos de composição de senha:
- casas@1234 (senha com letras minúsculas, símbolos e numerais)
- MamasE0207 (senha com letras maiúsculas, letras minúsculas e numerais)
- #PAZ--2010 (senha com símbolos, letras maiúsculas e numerais)
- 99-NatalRN (senha com numerais, símbolos, letras maiúsculas e letras minúsculas)
Para assegurar ainda mais a segurança da sua identificação, a senha tem uma validade de 180 dias, ou seja, a cada 6 meses o sistema exige a troca da senha do IFRN-id.
Segue abaixo uma lista dos serviços e sistemas que utilizam o IFRN-id para validação da identidade:
- Redes de computadores do IFRN, em todos os campi;
- Sistema Unificado de Administração Pública (Suap);
- E-mail institucional (@ifrn.edu.br);
- Acesso a rede sem fio wIFRN-Corp.
A mudança da senha pode ser feita, pelo próprio usuário, através da troca de senha dos computadores institucionais. Caso o usuário tenha perdido a senha, pode gerar uma nova senha através da tela de login do Suap, na opção "Solicitação de mudança de senha" (Para esse caso, o pré-requisito é apenas possuir um email secundário cadastrado no seu perfil do Suap, que pode também ser feito pelo próprio usuário). Em último caso, a troca de senha, geração de uma nova senha, ou para mais informações, dirija-se a Diretoria de Gestão de TI (DIGTI) na Reitoria, Diretoria de TI (DTI) no Campus Natal-Central ou Coordenação de TI (CTI) dos campi.
Publicada em 10 de Fevereiro de 2023 às 11:20 ― Atualizada em 25 de Novembro de 2024 às 15:08