Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PPGEP Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional

Projetos de pesquisa e extensão

Projetos de pesquisa em andamento

Feminismo e economia solidária no Agreste Potiguar/RN

Resumo: O projeto busca identificar, catalogar e divulgar grupos de economia solidária de liderança de mulheres ou cujos trabalhadores sejam majoritariamente mulheres na região Agreste Potiguar do Rio Grande do Norte. O projeto visa identificar e catalogar práticas de economia solidária feminista que busquem a emancipação de mulheres trabalhadoras da economia solidária desta região do estado. O projeto irá utilizar a metodologia de revisão bibliográfica para aquisição de conhecimentos sobre economia solidária, práticas pedagógicas, feminismo e economia feminista para formação de bolsistas e voluntários. Iremos proceder com análise documental de registros escritos encontrados nos grupos de economia solidária selecionados através de uma pesquisa exploratória realizada nas prefeituras das cidades de Nova Cruz, Serra de São Bento, Santo Antônio, Passa e Fica, Lagoa de Anta, Várzea, Espírito Santo, Pedro Velho, Montanhas e Passagem no Rio Grande do Norte para identificação destes grupos. A partir de então procederemos com entrevistas estruturadas através de questionários aplicados in loco para identificação destas práticas e por fim, caso haja necessidade, realização de entrevistas com um componente – quer seja homem ou mulher – de cada um destes grupos cujo total não pode passar de 10 e o mínimo de 4 pessoas. A partir da análise do todo este material iremos realizar um proposta de intervenção fazendo ao final do projeto uma capacitação em questões de gênero e feminismo para os grupos que necessitarem. O projeto terá como produto final a produção de um artigo científico a ser publicado em revista específica de qualis B ou A bem como um relatório parcial após 4 meses de projeto.

Financiamento: Edital nº 04/2025 - PROPI/RE/IFRN - Projetos de Pesquisa e Inovação com Fomento Institucional

Coordenadora: Cristiane de Brito Cruz

Pessoas trans pretas, pardas e indígenas na pós-graduação stricto sensu: histórias de acesso, permanência e êxito

Resumo: O projeto pretende responder à seguinte questão: como a população transgênero preta, parda e indígena acessa, permanece e obtém êxito nos cursos stricto sensu da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), instituída pela Lei n. 11.892/2008? O objeto da investigação se constitui, portanto, no acesso, na permanência e no êxito da população trans PPI em cursos de mestrado e doutorado da Rede. Objetiva-se compreender as estratégias adotadas pelas pessoas trans PPI para acessar, permanecer e obter êxito na pós-graduação stricto sensu da RFEPCT.

Financiamento: Edital n,º 16/2023 - Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento (Capes)

Coordenador: Avelino Aldo de Lima Neto

Gestão das experiências de sofrimento na Educação Profissional: estudo comparativo entre Brasil, França e Argentina

Resumo: Os jovens em sofrimento psíquico vivenciam uma série de comportamentos de risco, tais como autolesão, transtorno dismórfico corporal, distúrbios alimentares, tentativas de suicídio, condutas não raro conectadas a experiências de assédio, abuso sexual ou depressão. Ou seja, é na superfície do corpo generificado e sexuado que se inscrevem a dor e o sofrimento. Dito isso, o presente projeto deter-se-á sobre o problema da gestão das experiências de sofrimento de discentes das instituições de Educação Profissional (EP) do Brasil, da França e da Argentina, considerando os impactos dessas situações sobre a saúde dos estudantes e sobre sua formação. Para tanto, pretende-se responder à seguinte pergunta norteadora: como se dá a identificação, acolhida e gestão das experiências de sofrimento de discentes da EP no Brasil, na França e na Argentina? Os resultados do projeto "Corpo, gênero e sexualidade na Educação Profissional: cenários epistemológicos e subjetivos", fomentado pela Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 denunciam as ausências sobre questões concernentes ao tema em xeque nos normativos e documentos institucionais de duas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), a saber, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ESUFRN). Ademais, as entrevistas dessa investigação precedente apontaram variadas formas de sofrimento e condutas de risco. A fim de compreender, doravante, a gestão desse problema, a pesquisa empregará metodologia de abordagem qualitativa, lançando mão de entrevistas semiestruturadas individuais e/u em grupos focais. A perspectiva da educação comparada fornecerá ângulos diferentes para o mesmo problema, conforme as singularidades culturais de cada país participante.

Financiamento: Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - Faixa B - Grupos Consolidados

Coordenador: Avelino Aldo de Lima Neto

Entre homens úteis e mulheres malcomportadas: uma arqueologia da diversidade de gênero na Educação Profissional e Tecnológica (1909-1975)

Resumo: O presente projeto se situa na esteira dos resultados de duas investigações, a saber: "Corpo, gênero e sexualidade na Educação Profissional: cenários epistemológicos e subjetivos" (Chamada MCTIC/CNPq N 28/2018 - Universal/Faixa A) (2019-2022); e "Gestão das experiências de sofrimento na Educação Profissional: estudo comparativo entre Brasil, França e Argentina" (Chamada CNPq/MCTI/FNDCT N 18/2021 - Faixa B - Grupos Consolidados) (em andamento). A primeira pesquisa atestou a existência de uma lacuna epistemológica acerca de temas relativos ao gênero e à sexualidade no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ao passo que a segunda identificou a existência de situações de sofrimento vivenciadas por estudantes, notadamente associadas a assédios, machismo ou LGBTfobia. Esses assuntos circundam o tema da diversidade de gênero, compreendido como um objeto epistêmico em construção na EPT. Dito isso, o problema a ser investigado por esta proposta é o da constituição de discursos sobre a diversidade de gênero na EPT, do nascimento das Escolas de Aprendizes Artífices à atualidade. Na presente proposta, com duração de 36 meses (2023-2026), abarcaremos o primeiro período desta investigação, qual seja, de 1909 a 1975. O objetivo geral desta proposta é analisar como os discursos sobre as mulheres na Escola de Aprendizes Artífices de Natal (EAAN) e na Escola Industrial de Natal (EIN), entre 1909 e 1975, contribuíram para delimitar as condições de possibilidade para a emergência da diversidade de gênero enquanto objeto de saber. Para tanto, no contexto de ambas as institucionalidades, será necessário: perscrutar os mecanismos sociais que permitiram, na ordem do dizível, a aparição de discursos sobre a presença de mulheres; compreender o funcionamento dos saberes e dos poderes que constituíram o sujeito-homem e o sujeito-mulher; identificar os deslocamentos discursivos e suas respectivas produções de verdade acerca da diversidade de gênero; diagnosticar possíveis relações entre a inserção feminina e a transição do dispositivo de governamentalidade liberal para o neoliberal; e, por fim, analisar retroativamente os enunciados atuais acerca da diversidade de gênero na EPT. A pesquisa situa-se no paradigma qualitativo e caracteriza-se como exploratória, de natureza documental. Como referencial teórico-metodológico, recorrer-se-á à Análise do Discurso, inspirada em Foucault (1969; 1972) e Courtine (2006; 2011). O principal resultado esperado é a delimitação das condições de possibilidade do nascimento da diversidade de gênero enquanto objeto epistêmico no contexto da EPT, contribuindo, assim, para a expansão e consolidação epistemológica desse domínio.

Financiamento: Chamada CNPq n.º 09/2023 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa

Coordenador: Avelino Aldo de Lima Neto

Projetos de pesquisa concluídos

Habitar(-se) (n)o espaço: uma experiência em dança contemporânea nas práticas pedagógicas da Educação Profissional

Projeto de Pesquisa Aplicada apresentado ao Edital nº 01/2022-PPGEP/PROPI/PRODES-RE/IFRN que se refere à habitação dos espaços que fazem a estrutura arquitetônica do IFRN/Unidade Rio Branco, mais frequentemente, a sala de dança, compreendendo-os como territórios de criação artística e simbólica; e uma reflexão acerca de como um trabalho em dança pode contribuir para a formação humana integral, considerando-se a consciência do corpo e a criação de sentidos outros para a existência. Para ambas as proposições, temos como territórios de experiências práticas e reflexivas as oficinas As experiências do corpo e Um Lugar de Partida. Como referencial teórico-metodológico temos a atitude fenomenológica de Maurice Merleau-Ponty (1999; 2006; 2013) e o pensamento de Paul Valéry (2015) para pensarmos a relação entre dança, filosofia e corpo estesiológico. A pesquisa tem como objetivo geral desvelar os sentidos das práticas pedagógicas em Dança no contexto da Educação Profissional do IFRN/Campus Natal - Cidade Alta; e como objetivos específicos: compreender as práticas pedagógicas em Dança na Educação Profissional a partir das relações entre consciência do corpo e processos de criação artística no espaço da Unidade Rio Branco; proporcionar interlocução dos equipamentos culturais do IFRN/Campus Natal - Cidade Alta com os outros equipamentos e artistas presentes no centro histórico municipal, especialmente com a Casa da Ribeira e o Espaço a3; e apresentar possíveis articulações entre Educação Profissional, arte-educação e a formação no campo da cultura no contexto potiguar. Como resultados esperados, consideramos: a realização das oficinas As experiências do corpo na Educação Profissional e Um Lugar de Partida e apresentação de dois espetáculos relacionados a elas; submissão de ao menos um artigo acerca da experiência, em coautoria com o supervisor; estabelecimento de uma parceria com outro equipamento cultural municipal, regional ou nacional; e apresentação da pesquisa em ao menos dois eventos internacionais.

Financiamento: Edital nº 01/2022-PPGEP/PROPI/PRODES-RE/IFRN

Coordenadora: Ana Cláudia Albano Viana

Nível: pós-doutorado

Ano de conclusão: 2023

Corpo, gênero e sexualidade na Educação Profissional: cenários epistemológicos e subjetivos

Situação: concluído

Resumo: O presente projeto nasceu da constatação de uma lacuna no campo epistemológico da Educação Profissional e Tecnológica, a saber, a inexpressiva quantidade de estudos sobre corpo, gênero e sexualidade nessa modalidade educativa. O caráter problemático desse diagnóstico acentua-se pela crescente demanda estudantil relacionada a situações de sofrimento vinculadas às questões de gênero e sexualidade. Isto posto, objetivou-se, com esta pesquisa, apontar as implicações epistemológicas e subjetivas provenientes das maneiras por meio das quais a formação integral do cidadão trabalhador articula-se com as questões de gênero e sexualidade no contexto da Educação Profissional. Para tanto, pretendeu-se responder à seguinte pergunta norteadora: quais as relações entre a formação integral aventada pela Educação Profissional e Tecnológica e o tratamento dado às questões concernentes ao corpo, ao gênero e à sexualidade nas instituições que compõem essa modalidade educativa?

Financiamento: Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa A

Coordenador: Avelino Aldo de Lima Neto

Ano de conclusão: 2022

Publicada em 28 de Fevereiro de 2025 às 07:37 (há 3 meses, 1 semana)
Atualizada em 19 de Maio de 2025 às 10:37 (há 2 semanas, 3 dias)